­

10.31.2006

Servidor público vai receber 13º salário em dia, diz Cássio.

O governador reeleito, Cássio Cunha Lima(PSDB), garantiu nesta segunda-feira, 30, que o pagamento do 13º salário do funcionalismo está garantido. Ele se reuniu ontem à noite com o secretário de Finanças para traçar o organograma do pagamento.

“Vou me reunir com o secretário Jacy Toscano (Finanças) para estabelecer um cronograma financeiro até o final para o pagamento do décimo terceiro aos servidores. Quero assegurar que há recursos em caixa para cumprir o compromisso”, disse Cássio no final da tarde, durante a primeira entrevista coletiva após o pleito concedida na sede da Asplan.

Ainda com relação ao pagamento dos precatórios, o governador reeleito afirmou que vai honrar o que está estabelecido no projeto de lei aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa que estabelece novos critérios para que essas dívidas com os servidores sejam quitadas. A dívida do estado com precatórios ultrapassa R$ 50 milhões.



Fonte: Paraiba.com

Dom Aldo repudia críticas de Maranhão e diz que pleito foi democrático.


“Vejo isso como um trauma. Ele estava muito certo da vitória”, essa foi a declaração do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto em relação as críticas que o senador José Maranhão vem disparando por não reconhecer a vitória de Cássio Cunha Lima, nas eleições 2006.

O arcebispo, em entrevista ao ClickPB, informou que vem tentando entrar em contato com o senador para uma conversa. “O dever de justiça foi feito”, disse Pagotto. Fazendo referência ao discurso feito durante a campanha, o arcebispo ressaltou a importância da luta pelos interesses do povo. “Não fica bem esse comportamento do senador, o povo precisa da união de forças pelo bem da Paraíba”, explicou.

Sobre o não reconhecimento da vitória de Cássio, Pagotto disse que vai insistir que o senador faça um pacto pelo bem dos que precisam. “Antes de tudo é preciso vestir a camisa da Paraíba”, frisou.

Após analisar o percentual obtido por cada candidato, o arcebispo reforça que a vitória depende da vontade da maioria, como aconteceu no último domingo (29).

O governador Cássio Cunha Lima foi reeleito com 51,33% dos votos. A partir desse percentual, o arcebispo concluiu: “A outra metade não deve se considerar derrotada, pois o governo deve atender a todos os paraibanos”.


Fonte: ClickPB

FERNANDO CALDEIRA - Jus esperniandi!

Diz a Constituição Brasileira em seu artigo quinto que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”
Entendo, assim, que até os derrotados têm direitos. Aliás, à eles é dado, entre outros, o direito de espernear, o jus esperniandi. Que nada mais é do que o direito de tentar justificar um insucesso eleitoral, geralmente com acusações sem provas.
No caso específico da eleição na Paraíba, observamos exatamente isso. Contrariado com, e tentando justificar a derrota, Zé Maranhão (PMDB) diz não reconhecer a legitimidade do pleito.
Mas por que não reconhecer um pleito mediado pela Justiça Eleitoral, que comandou uma força pública constituída de Polícia Militar e Exército? Qual ou quais as alegações para a ilegitimidade alegada?
Segundo o ex-candidato do PMDB, essa foi uma “eleição viciada por corrupção.” E especifica: “cheques da FAC”; “Ciranda de Serviços”; “dinheiro jogado pela janela” e “nomeações” seriam os atos e acontecimentos que denotam o que Maranhão considerou “uso imoderado e cínico da máquina.”
Bem, vamos aos fatos: o tal caso dos cheques da FAC estão sob investigação do Procurador Regional Eleitoral que vai, em boa hora, dar o seu parecer. Antes dele, falar em crime eleitoral é, no mínimo, precipitado. O governo do Presidente Lula mantém, inclusive manteve durante a campanha, o Programa Bolsa Família que, em essência, é a mesma coisa do Programa de Combate à Pobreza (cheques da FAC), com apenas uma diferença: enquanto o Programa Estadual de Combate à Pobreza ajuda pessoas pobres através de cheques, o Bolsa Família do Governo Federal ajuda com dinheiro vivo sacado na boca dos caixas eletrônicos. E olhe que para não se dar conotação eleitoral ao Programa, o Governo do Estado preferiu suspendê-lo até o fim do pleito!
Quanto ao Programa Ciranda de Serviços, trata-se de outro programa institucional do Governo da Paraíba que, igualmente ao de Combate à Pobreza, foi suspenso durante a disputa para não se alegar uso eleitoreiro do mesmo.
Em relação a nomeações, sabem bem todos que lidam com a vida pública, que a Lei veda a nomeação em períodos pré e pós eleitoral, o que pode ser constatado pelas edições do Diário Oficial do Estado.
E, finalmente, quanto ao “dinheiro jogado pela janela” alegado pelo ex-candidato Zé Maranhão, é fato que está sendo apurado pela Polícia Federal e Justiça Eleitoral e que, inclusive, até agora, não teve o envolvimento de qualquer agente político ligado direta ou indiretamente ao pleito recém findo. Assim, antes de qualquer pronunciamento dessas instituições, igualmente me parece precipitado sair por aí acusando pessoas.
De tal forma que é preciso que fique claro que acusações demandam provas, para que não passem de acusações nascidas simplesmente do que se conhece por ‘jus esperniandi.’
Como as levantadas pelo ex-candidato do PMDB ao Governo do Estado não estão acompanhadas de provas que as sustentem, não nos cabe outro entendimento de que tudo não passa do direito, legítimo aliás, de espernear!

SOLTAS

# enquanto a entrevista coletiva do senador Zé Maranhão, na sede estadual do PMDB, foi recheada de azedume, a do governador reeleito Cássio Cunha Lima, na Asplan, foi de total descontração. Sinal dos tempos!

# dizem que com a derrota do senador Ney Suassuna (PMDB), alguns conhecidos radialistas e jornalistas vão ficar sem contra-cheque no Senado Federal!

# quando Frei Anastácio (PT) assina uma nota colocando dúvidas sobre a lisura do pleito na Paraíba, não está também colocando dúvidas sobre a vitória de Lula no Estado? Perguntar não ofende!

# as pesquisas Ibope na Paraíba foram acertadíssimas. Enquanto isso, Axioma, Databrain e Índice foram, como era previsto, um desastre.

# o Prefeito Carlos Antônio (PSDB) e o deputado reeleito José Aldemir (PFL) são, indiscutivelmente, os dois maiores líderes políticos de Cajazeiras nos últimos tempos. Unidos, são imbatíveis!

“O PESSIMISTA SE QUEIXA DO VENTO, O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE E O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William George Ward).

Tenho dito!

10.30.2006

Maranhão concede coletiva às 13h na sede do PMDB.


O senador e candidato derrotado ao governo da Paraíba, José Maranhão, concede entrevista coletiva na sede do PMDB na avenida Beira Rio, em João Pessoa.

Esta vai ser a primeira vez que senador vai falar desde a divulgação do resultado das eleições, já que ontem a noite Maranhão não se pronunciou a respeito da vontade do povo expressado nas urnas.

O candidato a vice na chapa do senador Maranhão, vereador Luciano Cartaxo, confirmou ao Portal Clickpb, presença na cloetiva, mas não quis adiantar o teor da entrevista.

Após votar, o senador já falava em inegebilidade do governador Cássio Cunha Lima, por tanto há duvidas sobre o tom da entrevista de logo mais a tarde. O senador pode reconhecer a derrota ou ainda tentar uma virada de mesa no “tapetão”, recorrendo a Justiça Eleitoral.

Fonte: Clickpb

Coletiva de Cássio está prevista para 16h, no auditório da Asplan, na Capital.




A assessoria do governador reeleito, Cássio Cunha Lima (PSDB), aguarda retorno para confirmar realização de entrevista coletiva em João Pessoa nesta segunda-feira (29). A previsão é de que Cássio fale com a imprensa às 16h, no auditório da Asplan, no Centro da Capital. Cássio pretende fazer um balanço do processo eleitoral e ainda anunciar metas para o próximo governo.

Ontem, em meio a festa em Campina Grande, o tucano dedicou a vitória a família e se disse honrado em ser o primeiro governador reeleito da Paraíba. Cássio teve pouco mais de um milhão de votos e venceu o senador José Maranhão, do PMDB, que obteve pouco mais de 950 mil votos.

Em todo o Estão, o clima de euforia tomou conta dos militantes e simpatizantes do governador. Assessores próximos atribuíram a vitória a aceitação da administração estadual e o esforço dos aliados na campanha.

fonte: clickpb

Tucano Cunha Lima se reelege na Paraíba.




Um dos mais novos governadores eleitos no país, Cássio Cunha Lima (PSDB), 43, obteve 51,35% dos votos válidos e venceu José Maranhão (PMDB) no segundo turno da eleição para o governado da Paraíba. Natural de Campina Grande, ele é filho do ex-governador, senador e atual deputado federal Ronaldo Cunha Lima.



Advogado e pai de três filhos, Diogo, Marcela e Pedro, Cássio Cunha Lima foi duas vezes deputado federal, de 1986 a 1988 e de 1994 a 1996. Três vezes prefeito de Campina Grande (1989 a 1992; 1997 a 2000; 2001 a 2002), tornou o município o primeiro a ser o 100% eletrificado do Nordeste.

É de sua autoria a emenda que garante ônibus de graça para maiores de 65 anos. Também foi ele quem apresentou a proposta que reduziu em cinco anos a idade mínima para trabalhadores rurais requererem sua aposentadoria, além do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social no Brasil.

Campanha apertada

Reeleito em uma das disputas mais acirradas do país, Cássio Cunha Lima enfrentou uma série de denúncias na reta final da campanha. Na última quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu R$ 42,9 mil e material com a inscrição "Cássio 45". Segundo o governador reeleito, trata-se de dinheiro declarado de campanha. O caso ainda está sob investigação.

Apesar de pertencer ao PSDB, Cunha Lima sempre declarou que ter boas relações com Lula --o presidente apoiou José Maranhão inclusive durante comícios.

A campanha na Paraíba também foi marcada por decisões judiciais contra a televisão. O sinal de emissoras e rádios ligadas ao Grupo Correio da Paraíba foi interrompida por três vezes --um dos proprietários do grupo é Roberto Cavalcanti, suplente de José Maranhão.

Fonte: Folha Online

10.29.2006

FERNANDO CALDEIRA - A verdade venceu a mentira! 2 X 0

Desde pequeno que ouvia dizer que “a mentira tem pernas curtas.”
Confesso que, com os anos vividos, cheguei a duvidar dessa afirmação. Mas, enfim, concientizo-me que, por mais dura que seja essa batalha, a verdade sempre vence a mentira!
Na Paraíba, pelo menos nestas duas últimas eleições de Governador (2002 / 2006), ficou provado que a verdade é imbatível.
Quem não se lembra que em 2002, quando disputavam o Governo do Estado os srs. Roberto Paulino (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), aquele conhecido ‘sistema de comunicação’ fez o mesmo que viria a fazer agora, neste pleito?Nem me lembro quantas foram as pesquisas fraudulentas, porque manipuladas, que aquela gente publicou no seu pasquim.Não me esqueço, porém, da maior aberração eleitoral até hoje praticada por aquele ‘sistema’: no dia da eleição em segundo turno, salvo engano 27 de outubro de 2002, o ‘sistema’ publica em seu pasquim, em manchete de primeira página, que o candidato Roberto Paulino, do PMDB, segundo pesquisa de uma tal Mídia XXI, venceria a eleição por maioria de 200 mil votos. Após a apuração, o candidato Cássio Cunha Lima, do PSDB, emerge eleito com pouco mais de 50 mil votos. Ou seja: a pesquisa “estava errada” em nada menos que 250 mil votos. Isso significava, à época, pouco mais de 10% do eleitorado paraibano. Mas que um acinte à Justiça, foi praticado um verdadeiro crime eleitoral.
Mas não foi só, criaram e deram ampla divulgação ao que afirmava um tal de Alexandre Magero, bandido doleiro que hoje encontra-se encarcerado em Recife, onde paga pena. Enfim, fizeram de tudo para comprometer a candidatura tucana e, por conseguinte, ajudar a candidatura peemedebista. Mas apesar de tudo, e principalmente das inúmeras mentiras ditas, venceu a verdade!
Passados quatro anos, eis que as práticas pretéritas dos que insistem em querer interferir e mudar a vontade do povo, voltam à cena.
Desta vez, o embate é entre José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), que concorria à reeleição. As mesmas coisas, as mesmas invenções, as mesmas mentiras, os mesmos boatos, o mesmo jogo sujo e sórdido, de novo as pesquisas “contratadas”, etc.
Só que agora um novo e incendiário ingrediente: o ‘sistema’ aumenta em muito a exploração de boatos, mentiras, meia-verdades, e as famosíssimas pesquisas, porque seu proprietário, o empresário Roberto Cavalcanti, se beneficiaria com a vitória do PMDB, sendo ele o primeiro suplente de Maranhão. Então, a ordem era acelerar fundo na tática desestabilizadora da candidatura concorrente, o que faria “o chefe” ganhar, sem um voto sequer, quatro anos de Senado Federal.
Mas a história de 2002 repetiu-se agora em 2006: venceu a verdade.
Apesar de toda campanha midiática encetada pelo ‘sistema’, a mentira foi vencida nas urnas. A verdade voltou a prevalecer. A vontade do povo se fez maior e se impôs diante da sórdida conjuntura criada pelos arautos da mentira.
Em 2002, venceu a verdade. Em 2006, venceu a verdade, novamente.
Por enquanto o placar é 2X 0. E do jeito que vai, pode pintar goleada!


SOLTAS

# bem, agora que a eleição é coisa passada, e não se pode mais alegar interesses políticos na questão, cabe a pergunta ao TRE: o que aquela corte decidiu ou vai decidir em relação aos vídeos de João Pessoa e Campian Grande?

# no primeiro, mostrado na internet e em diversas TVs, aparece o Prefeito Ricardo Coutinho (PSB) pedindo votos para Lula e Maranhão, abertamente, num encontro de Agentes Comunitários de Saúde, inclusive anunciando o sorteio de diversos brindes.

# no segundo, também mostrado na internet, aparecem as esposas do Prefeito Veneziano Vital, Ana Cláudia, e do deputado federal eleito Vital Filho, Vilauba Morais, “trocando” benesses por votos.

# afinal de contas, o que essas personagens fizeram, como mostram os vídeos, é crime eleitoral?

# se é, o que será feito agora?

# é preciso se dar uma resposta ao povo, para que não prevaleça a velha máxima popular de que “cadeia é apenas para puta, pobre e preto!”

# sim, ia esquecendo: parabéns ao IBOPE que, diferente do que diziam alguns, acertou nos dois turnos da eleição na Paraíba.

“TOLO É AQUELE QUE NAUFRAGOU SEUS NAVIOS DUAS VEZES E CULPA O MAR.” (Publilius Syrus).

Tenho dito!

Apuração - Paraíba - Governador (2º turno)

Abrangência: Paraíba

Segundo turno

Resultado final (apuração encerrada)
Última atualização: 29/10/2006 21h14
Legenda: Eleito
Candidato Partido Votos % válidos
CÁSSIO (45) PSDB 1.003.102 51,35
ZÉ MARANHÃO (15) PMDB 950.269 48,65

Urnas: 8.010
Urnas apuradas: 8.010 (100,00%)

Eleitorado: 2.573.766
Eleitorado apurado: 2.573.766 (100,00%)
Abstenção: 441.170 (17,14%)

Votos: 2.132.596
Votos válidos: 1.953.371 (91,60%)
Votos brancos: 23.981 (1,12%)
Votos nulos: 155.244 (7,28%)
Votos pendentes: 0 (0,00%)

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

IBOPE - IBOPE -IBOPE -IBOPE - IBOPE - IBOPE -


Ibope: Cássio vence Maranhão com 8 pontos percentuais de vantagem. Pesquisa Ibope foi encerrada no sábado à tarde e ouviu 1.204 eleitores. Os votos totais dão 50% para Cássio e 44% para Maranhão

Candidatos oponentes ao governo do Estado já foram aliados políticos.


Os dois candidatos ao governo do Estado da Paraíba já foram aliados políticos e justamente a disputa para decidir quem seria o candidato pelo PMDB foi o pomo da discórdia entre os dois em 1998, quando o grupo liderado pelo então senador Ronaldo Cunha Lima e por seu filho, o então prefeito de Campina Grande Cássio Cunha Lima, queriam indicar o nome de Ronaldo pra a disputa do governo.

Ambos já estiveram no poder. Em 2006, Maranhão tenta voltar ao Palácio da Redenção contra Cássio Cunha Lima que tentará seu segundo mandato seguido. Conheça um pouco mais sobre a tragetória does dois cfandidatos que disputam o cargo político mais importrante do Estado.

Cassio Cunha Lima - Cássio Rodrigues da Cunha Lima tem 43 anos de idade e nasceu em Campina Grande.

Praticamente já nasceu dentro do meio político, sendo filho do ex-governador, senador e agora deputado federal Ronaldo Cunha Lima e Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima. O atual governador é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É casado com Silvia Almeida Cunha Lima e tem três filhos, Diogo, Marcela e Pedro.

O candidato foi por duas vezes Deputado Federal (Constituinte 1986 a 1988 e 1994 a 1996) e três vezes Prefeito de Campina Grande -PB (1989 a 1992 / 1997 a 2000 / 2001 a 05 de abril de 2002). Também foi Superintendente da SUDENE (dezembro de 1992 a janeiro de 1994) e finalmente Governador (mandato 2003 até 2006).

José Targino Maranhão - O candidato nasceu em Araruna, no 6 de setembro de 1936. Começou a sua carreira política sendo eleito deputado estadual cargo para o qual foi eleito duas vezes pelo PTB (permanencedno no cargo de 1955 - 1966). Em 1967 filia-se ao PMDB, pelo qual mais uma vez volta a ser eleito deputado estadual, ficando neste cargo até 1969. Também foi deputado federal por três vezes (1982 – 1994).

Em 1994, é eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz e acaba assumindo o mandato em virtude da do titular cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato. Em 1998 enfrenta disputa acirrada pela candidatura a reeleição ao governo do estado pelo PMDB, onde o grupo liderado pelo então senador Ronaldo Cunha Lima e por seu filho, o então prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima.

A Rivalidade - O racha em 2001se deu, porque os Cunha Lima queriam indicar o nome de Ronaldo para a disputa do governo, com uma vantagem apertada Maranhão vence Ronaldo, na disputa interna e se sagra candidato pelo PMDB. A Família Cunha Lima, migrou para o PSDB, no ano seguinte Maranhão renuncia ao governo do estado pra se candidatar ao Senado, onde acaba obtendo 831.083 votos. Em seu lugar entra o então vice-governador.



Fonte: WSCOM Online

10.28.2006

Jornal Nacional divulga pesquisa do Ibope na Paraíba.


28/10/06 - 20:46
O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão divulgou neste sábado à noite a pesquisa do Ibope sobre a sucessão estadual.

O portal da Globo na internet também. Leia o que foi divulgado e publicado pelas Organizações Globo.

“Pesquisa Ibope sobre a disputa pelo governo da Paraíba, divulgada neste sábado (28) pela TV Cabo Branco, mostra o atual governador Cássio Cunha Lima (PSDB) à frente do adversário José Maranhão (PMDB).

Considerando apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação dos resultados oficiais, Cunha Lima tem 54% contra 46% de Maranhão. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos votos totais, o tucano registrou 50% das intenções de voto, exatamente o mesmo percentual registrado na pesquisa de 13 de outubro. O peemedebista oscilou um ponto para cima, de 43% para 44%.

O índice de brancos, nulos e indecisos passou de 7% na pesquisa anterior para 6% no atual levantamento.

O Ibope entrevistou 1204 eleitores em 59 municípios paraibanos entre os dias 27 e 28 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 10492/2006.


Fonte:Paraiba Online

Paraíba - Cássio oito pontos na frente.BLOG do NOBLAT


Paraíba - Cássio oito pontos na frente.


Pesquisa Ibope sobre a a eleição para o governo da Paraíba divulgada há pouco pela TV Cabo Branco>



Cássio Cunha Lima (PSDB) - 54% dos votos válidos;



José Maranhão (PMDB) - 46%.



Lula foi à Paraíba pedir votos para eleger Maranhão.


Enviada por: Ricardo Noblat

Pesquisa Ibope: Cássio tem 50% contra 44% de Maranhão.



Na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope e divulgada neste sábado, 28, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a reeleição, aparece com 50% das intenções de votos. Com margem de erro, o tucano teria entre 47% e 53%. Na primeira pesquisa, realizada no dia 13 de outubro, o tucano tinha esse mesmo percentual. O senador José Maranhão (PMDB), candidato ao Governo, tinha 43% e agora aparece com 44%. Com margem de erro, o parlamentar teria entre 41% e 47%.

Já na pesquisa com os votos válidos, índice que não leva em consideração os votos em branco, nulos e o percentual de eleitores indecisos, Cássio tem 54% e mantém o mesmo percentual da primeira pesquisa. Com margem de erro, o candidato do PSDB teria entre 51% e 57%. Maranhão aparece com 46% e também mantém os mesmos números da primeira pesquisa. Com margem de erro, o peemedebista teria entre 43% e 49%.

A pesquisa, encomendada pelas Tvs Cabo Branco e Paraíba, está registrada no TRE, com o número 2359/2006, e foi realizada na última sexta-feira, 27, e neste sábado, 28. O Ibope ouviu 1.204 eleitores em 59 municípios. Na última pesquisa, 7% dos eleitores votariam em branco, anulariam ou estariam indecisos. Nessa, o percentual caiu para 6%.

Fonte: Paraiba.com

10.27.2006

Romero acredita que Cássio ganhará as eleições com diferença de mais de 100 mil votos.


O vereador e deputado eleito Romero Rodrigues, o mais votado no último
pleito em Campina Grande, e atualmente presidente da Câmara Municipal
campinense, disse hoje que tem “plena certeza da vitória de Cássio Cunha
Lima nas eleições de outubro, com uma diferença em torno de 100 mil votos, contra o seu principal adversário o senador José Maranhão. Segundo ele “tudo o que o governador vem fazendo na retomada do progresso e no desenvolvimento do Estado o credencia para um segundo mandato com uma considerável maioria”.

Afirma que, “como parlamentar tem trabalhado e se esforçado ao máximo para Cássio ganhar e permitir que a Paraíba continue com o seu caminho de desenvolvimento e de vitória”. Conforme o integrante do PSDB, “tudo está concorrendo na direção da confirmação de uma grande vitória, com a participação sólida de uma base aliada representativa da sociedade, o que contribuirá para o êxito da empreitada, graças ao conjunto de obras do Governo Cássio Cunha Lima e os relevantes serviços prestados ao povo da Paraíba, em todos os seus municípios. Tudo leva a crer que a chapa comandada pelo PSDB com a participação do PFL, PL, PP e outras legendas têm tudo para vencer o pleito vindouro, inclusive, com maioria na Assembléia Legislativa e na bancada federal no Congresso Nacional”.

Romero Rodrigues que, na última eleição municipal foi o mais votado em toda a história do Parlamento na Paraíba, destaca que Cássio garante “com o conjunto de obras que vem sendo executado, e graças à aceitação do seu nome para o Palácio da Redenção, a configuração de uma grande vitória, com a população o reconduzindo livre e soberanamente ao Palácio da Redenção para o prosseguimento das ações de interesse do povo”. Salienta também as adesões recebidas de lideranças políticas de quase todos os municípios do Estado, inclusive de deputados eleitos, o que em muito reforça para uma considerável vitória, em sua opinião, no próximo domingo.

Romero destaca que Cássio está fazendo um “excelente trabalho em prol do desenvolvimento da Paraíba, levando obras para praticamente todos os municípios, beneficiando a população com saneamento básico, energia
elétrica, construção de casas, instalação do gasoduto, duplicação de rodovias, dentre outros empreendimentos, como a geração de emprego e renda para a população”.

O parlamentar destaca obras do porte do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba em Campina Grande). O empreendimento será edificado próximo ao Ginásio O Meninão; do Hospital de Traumas de Campina Grande; conclusão das obras da Floriano Peixoto, conclusão da duplicação da BR-230, extensão da Universidade Estadual da Paraíba ao interior do Estado; construção do viaduto em Campina Grande; construção do gasoduto, cuja implantação permite a expansão da oferta e da infra-estrutura de distribuição do gás natural e no estabelecimento de bases para a demanda; reabertura do antigo prédio da Wallig Nordeste, com a implantação de várias indústrias; construção do bairro da Glória, para abrigar os moradores da favela da Cachoeira, dentre outros benefícios.

Rodrigues lembra que o Governo também está investindo recursos que vão beneficiar a população de 22 municípios. Os projetos fazem parte da segunda etapa do programa Boa Nova e serão executados com dinheiro proveniente de empréstimo firmado pela Cagepa junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de recursos próprios da Companhia. A expectativa é que os trabalhos sejam iniciados neste semestre. Os investimentos do Governo do Estado em esgotamento sanitário vão permitir que a cobertura, na Paraíba, seja ampliada dos atuais 26% para 52% até o próximo ano. É importante destacar que algumas cidades paraibanas ficarão quase totalmente saneadas. Os investimentos em saneamento básico que estão sendo implementados pelo governo do Estado trarão um importante impacto positivo para o meio ambiente.


Fonte: Clickpb

Juiz libera o dinheiro e os servidores do Estado presos ontem pela PRF.

O juiz eleitoral José Edval Albuquerque de Lima, da Comarca de Bayeux, determinou a liberação do dinheiro apreendido na noite desta quinta-feira (26) pela Polícia Rodoviária Federal e dos servidores do Estado Gláucio Arnaud de Monteiro e Reinaldo da Silva, que conduziam a mala com o dinheiro.

O dinheiro, cerca de R$ 43 mil, era conduzido por Gláucio e Reinaldo em uma mala com envelopes que tinham como destinatários prefeitos, vereadores e lideranças políticas do interior do Estado.

O carro, Celta de placas MNY-4349, foi interceptado pelos policiais rodoviários, depois de uma denúncia anônima, quando passava pelo Posto da PRF em Bayeux.

Para o magistrado, o dinheiro apreendido tem origem legal, "já que não há provas do contrário".

A promotora de Bayeux, Renata Carvalho da Luz Lemos, deu parecer favorável à liberação do dinheiro apreendido e dos servidores estaduais.

Fonte: Correio da Paraíba

Cássio apresenta documentos e ''desmascara armação'' de adversário.


O candidato à reeleição ao governo do Estado, Cássio cunha Lima convocou a imprensa local para esclarecer denúncias feitas pela Coligação do seu adversário político, José Maranhão.

A coletiva aconteceu no auditório da OAB, no final da tarde desta sexta-feira (27) onde o candidato apresentou documentos comprovando a licitude do dinheiro e do carro locado apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, na noite de ontem.

Segundo ele, ficou comprovado na Justiça que o dinheiro tem origem e destinação legal. Ele apresentou o cheque oficial no valor de R$ 45 mil da conta da campanha de onde os recursos foram sacados para fazer face às despesas operacionais de sua campanha. Com relação ao veículo, segundo ele ilegalmente apreendido, está locado em nome do secretário Nilo Feitosa e não em nome do governo. Ele apresentou o contrato de locação.

“Tudo foi feito rigorosamente em nome da Lei com o direito de trabalhar livremente na defesa de qualquer candidatura. Agora o que houve foi um prejulgamento que nos causou estranheza”, disse.

Lamentou não ter mais debate para que pudesse “desmascarar” mais uma vez o seu adversário José Maranhão e disse que o fato foi mais uma armação para tentar ganhar a eleição no grito levando o desassossego a muita gente inclusive à sua família que vem sofrendo com tudo isso.

“No domingo, se Deus quiser, com a liberdade do voto e o compromisso da verdade a Paraíba estará livre dessa prática política”, disse.

Cássio disse ainda que para consolidar sua fala apresentava documento com a manifestação do Ministério Público atestando de que houve uma prisão abusiva e ilegal desmontando mais uma lamentável, deplorável armação de seus adversários, disse.

Disse ainda que a sua coordenação jurídica já tomou providências para coibir o abuso que vem sendo praticado por parte dos seus adversários que partiram agora para a baixaria e o ataque e aproveitou para elogiar sua equipe que vem trabalhando não em defesa de sua candidatura, mas da democracia do Estado da Paraíba.

Cássio disse não temer que a “armação” venha a influenciar no resultado das eleições. Se infuenciar vai ser por uma diferença maior em favor da sua reeleição porque os paraibanos vão repudiar mais esta “mentira”, destacou.

Fonte: Paraiba Online

Promotora descarta prática de crime eleitoral pela coligação de Cássio.

A promotora eleitoral de Bayeux, Renata Carvalho da Luz Lemos, ofereceu nesta sexta-feira, 27, parecer favorável à liberação total do dinheiro apreendido pela Polícia Rodoviária Federal na noite de ontem em poder de integrantes da Coligação Por Amor à Paraíba.

Ela garantiu que o dinheiro da Coligação encabeçada pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato à reeleição, tem origem legal e como não há provas do contrário, a hipótese de crime eleitoral está afastada.

- Foi comprovada a licitude do valor em poder dos integrantes da Coligação por Amor à Paraíba. O dinheiro era contabilizado na campanha. Diante das provas juntadas, eu dei parecer favorável à liberação do que foi apreendido e o juiz já determinou a liberação da quantia apreendida – informou a promotora, durante entrevista à Rádio Campina FM, na noite desta sexta-feira.

Os dois portadores da quantia superior aos R$ 40 mil - Gláucio Arnaud de Monteiro e Reinaldo da Silva – também foram liberados.

Os recursos são destinados ao pagamento de gastos de campanha no interior do Estado, a exemplo das despesas dos fiscais que vão trabalhar no próximo domingo.


Fonte: Paraibaonline

Tucanos acusam Veneziano de atirar garrafas contra militantes de Cássio.


Coordenadores do comitê jovem da coligação Por Amor à Paraíba, encabeçada pelo PSDB, prestaram queixa no início da noite desta sexta-feira (27) na Polícia Civil contra o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB). Os tucanos acusam o prefeito de ter atirado objetos como garrafas de cerveja e até pedras contra manifestação do PSDB no início da noite de hoje.

Segundo o depoimento dos coordenadores do PSDB jovem, o prefeito passou em frente da sede da coligação, na avenida Irineu Jofly, em cima do trio e, junto aliados, intimidaram tucanos que faziam panfletagem no local.

“Jogaram garrafas e latas de cerveja contra nossa turma”, declarou Tiago Guerra, um dos coordenadores do PSDB jovem em Campina. Segundo ele, uma das militantes tucanas levou três pontos na cabeça após ser atingida por uma garrafa, declarou.



Fonte: ClickPB

Juiz atesta legalidade de dinheiro do PSDB e determina liberação de recursos e presos.



Acompanhando parecer do Ministério Público, o juiz José Edvaldo Albuquerque, da 61 Zona Eleitoral, de Bayeux, revogou a as prisões de Gláucio Arnaud e o motorista, Reinaldo Silva, e determinou ainda a liberação dos R$ 41 mil que foram apreendidos na noite de ontem (26) durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal.

O juiz não viu ilegalidade alguma no material apreendido, alegando que os recursos tinha origem das contas de campanha. O entendimento do juiz repetiu relatório da promotora Renata Lemos, para quem os recursos foram contabilizados como custeio de campanha, devidamente declarados à Justiça Eleitoral.

“A importância apreendida pela Polícia Rodoviária Federal tem origem legal, não se configurando portanto em crime eleitoral”, assegurou o juiz em despacho.

O advogado Carlos Aquino, da coligação Por Amor à Paraíba, declarou que as decisões põe por terra as acusações de crime eleitoral, deixando claro de que a operação foi feita com respeito à legislação eleitoral. Aquino anunciou que a coligação vai entrar com medidas judiciais para responsabilizar quem usar o material como forma de comprometer a candidatura do governador Cássio Cunha Lima (PSDB).





Fonte: ClickPB

Luciano Pires: 'prisão se deve a interesse político.'



O advogado da coligação ‘Por Amor a Paraíba’, Luciano Pires, rebateu as acusações de que os R$ 42,9 mil apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) serviriam para compara de votos. “Não existe irregularidade nenhuma, o dinheiro é lícito”, afirma. Segundo Pires, a autuação do secretário e do motorista foi uma ‘assombrosa precipitação’ da delegada Luciana Ney.

Pires ainda adiantou que pedirá a Justiça que libere o dinheiro apreendido e acusou a coligação adversária, ‘Paraíba de Futuro’, de não ter outra alternativa para ganhar a eleição a não ser criar sensacionalismo midiático.

Rebatendo as acusações do advogado Marcelo Weick, de que Reinaldo da Silva, o motorista, e Gláucio Arnaud de Medeiros, são funcionários da Controladoria do Estado e isso caracterizaria uso da máquina do Estado, Pires alega que eles não estavam em horário de expediente – foram presos muito depois das 18h.

“Fora do horário de expediente as pessoas podem participar de qualquer atividade privada ou jurídica e o dinheiro foi arrecadado como permite a legislação eleitoral e utilizado para gastos de campanha como combustível, alimentação e locação de veículos. Além disso o carro não foi locado pelo Estado”, explica.

Segundo informações ainda não confirmadas o carro seria locado por um dos coordenadores da campanha, Nilo Feitosa.
Sobre os nomes listados junto com o dinheiro o advogado esclarece que são lideranças políticas que receberiam a verba para fazer o pagamento de despesas de campanha.

Precipitação - Pires também considerou precipitado a autuação, pela delegada Lucina Ney, dos dois servidores no artigo 299 sobre compra de voto.

“Como se pode atribuir a alguém o crime de prometer dinheiro em troca de apoio político sem ouvir as demais pessoas envolvidas?”, questiona.

Para o advogado não há nada que dispõe da verdade contada por Gláucio e Reinaldo. “Eles disseram que estavam levando dinheiro para um dos coordenadores da campanha em Campina que lavaria as quantias às cidades do Cariri”, argumenta, entendendo que a prisão “até esse instante” é completamente indevida.

Segundo Pires, eventual abuso, quer políticos quer de autoridade, serão questionados pela coligação. Em relação aos servidores que ainda estão sob os cuidados da PF, o advogado Genival Veloso irá providencia o pedido de liberação porque, ainda segundo Pires, “a prisão só se deve à interesse político da coligação adversária”, aponta, garantindo que respeita o entendimento da delegada mais que ele é completamente improcedente.

PSDB diz que dinheiro apreendido é custeio de campanha e vê abuso na exploração do caso

O coordenador jurídico da coligação Por Amor à Paraíba, advogado Luciano Pires, anunciou na manhã desta sexta-feira (27) que a coligação vai tomar providências jurídicas contra o que classificou como ‘abuso’ a exploração que adversários vem fazendo da apreensão de R$ 41 mil por parte da Polícia Federal em carro de um funcionário do Estado.

Pires enfatizou que o dinheiro é recurso contabilizado de campanha, a ser declarado em prestação de contas à Justiça eleitoral, e seria usado para pagar alimentação, carro de som e combustível de lideranças do interior que trabalharam em favor da coligação. Ele declarou que vai entrar com petição junto ao Tribunal Regional Eleitoral para recuperar o dinheiro a apreendido e manter o encaminhamento dos recursos para os destinos previstos.

“Todo o dinheiro serviria para custeio da campanha, sendo despesas contabilizadas nos termos que determina a legislação eleitoral. O que houve foi uma precipitação por parte dos adversários que, na ânsia de transformar o caso em fato político com vistas a desestabilizar o pleito, estão explorando de forma abusiva e caluniosa”, destacou Luciano Pires.

Segundo ele, o carro apreendido com o dinheiro não foi locado pelo governo do Estado, como estão apregoando alguns setores da imprensa paraibana, mas sim por Nilo Feitosa.

Ele destacou ainda que o funcionário público Gláucio Arnaud, detido na noite de ontem quando passava por posto da Polícia Rodoviária Federal, estava fora do horário de expediente, “podendo sem problema algum participar de eventos públicos ou privados sem que isso se configure abuso”, declarou.


Fonte:Clickpb

FERNANDO CALDEIRA - Jogando a toalha!

Pode até não ser, mas a insistência com que o candidato peemedebista José Maranhão e seus correligionários, aí incluído aquele ‘sistema de comunicação’, falam em terceiro turno, numa referência a ações judiciais eleitorais, denota que a turma do PMDB já jogou a toalha no ringue em termos de ganhar no voto.
Ora, quem tem pesquisas de avaliação interna favoráveis como diz ter o candidato Maranhão, e não pára de afirmar que na Paraíba poderá haver terceiro turno, ou não confia nas pesquisas que tem, ou mente em relação a seus resultados!
O mesmo pode se dizer em relação àquele ‘sistema de comunicação’ “N” vezes multado e tirado do ar nesta campanha por determinação do TRE em virtude de descumprimento à Lei Eleitoral. Por que insistir tanto no tema terceiro turno se as famosas pesquisas que publicam dão resultados favoráveis a seu candidato? Ou nem o tal ‘sistema’ acredita nas pesquisas de publica, ou seus resultados não são aqueles publicados!
Afinal de contas, minha gente, que candidato desejaria um terceiro turno judicial se soubesse que está eleito? Quem quer moído no TRE ou seja lá onde for, tendo consciência de que vai ganhar a eleição?
No futebol só quem apela para o “tapetão” é o time que não tem time para vencer no jogo, jogando! Todo mundo sabe disso.
Em política é a mesma coisa. Só fala que vai haver terceiro turno, que o adversário não assume, não toma posse, e coisas do gênero, quem tem consciência de que está derrotado!
Aliás, conversando esta manhã, na caminhada que faço entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, com um amigo que vota em José Maranhão, ele me dizia exatamente isso, ou seja, que a insistência do candidato e do ‘sistema’ em falar no tal terceiro turno, estava transmitindo à militância que no voto a coisa já estava perdida.
Em outras palavras, parece que o PMDB e seus aliados já estão jogando a toalha!


SOLTAS


# o último debate da campanha eleitoral na Paraíba teve muita serventia; principalmente no quesito “verdades e mentiras”, onde quem faltou com a verdade no guia eleitoral teve que engoli-las no cara a cara;

# a primeira mentira foi quanto à construção do Hospital de Trauma de Campina Grande que a propaganda de Zé Maranhão dizia que foi por ele construído. Zé admitiu que não construiu, apenas instalou!

# outra mentira desmascarada foi quanto a geração de 200 mil empregos, segundo o guia eleitoral do PMDB. Cássio pediu que os telespectadores consultassem o site do Ministério do Trabalho para verificar que apenas pouco mais de 5 mil empregos foram gerados nos 8 anos de governo Maranhão;


“IGNORÂNCIA É NÃO SABER DE ALGO; ESTUPIDEZ É NÃO ADMITIR SUA IGNORÃNCIA.” (Daniel Turov)

Tenho dito!

10.26.2006

PF cogita que dinheiro de dossiê tenha vindo de caixa dois do PT.



A hipótese mais provável com a qual a Polícia Federal trabalha sobre a origem do dinheiro para a compra do dossiê contra os tucanos é que os recursos tenham vindo do caixa dois do PT, segundo a Folha apurou.

São muitos os elementos considerados pela PF nessa direção. O dinheiro apreendido com os emissários do PT Gedimar Passos e Valdebran Padilha, ao que tudo indica, tem origem irregular. Os recursos não foram computados na contabilidade do partido e há sinais de que o dinheiro não saiu diretamente do sistema bancário para as mãos da dupla, podendo ter passado, por exemplo, por bancas do jogo do bicho no Rio.

Há notas altas e pequenas e parcela em dólar, o que denota arrecadação em diferentes fontes. Segundo os indícios levantados até agora, o dinheiro (R$ 1,75 milhão) veio de praças distintas, entre as quais Rio, São Paulo e possivelmente Santa Catarina.

Sem contar que o caso ocorreu em meio à disputa eleitoral e que, das cinco pessoas diretamente envolvidas com o escândalo, quatro trabalhavam para a campanha do presidente Lula e um para a do senador Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo.

Dois integrantes da PF ligados às investigações confirmaram à reportagem que esse é o cenário que consideram ter mais chances de ser confirmado, ou seja, que o dinheiro saiu do caixa dois do partido.

A PF está convencida de que Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Mercadante, foi quem levou o dinheiro para Gedimar e Valdebran no hotel Ibis, em São Paulo, onde os dois foram detidos. Imagens do sistema interno de TV do hotel mostram Lacerda entrando no hotel com uma mesma mala depois carregada por Gedimar. Segundo Valdebran disse à polícia, era a mesma mala que Gedimar exibiu a ele repleta de dinheiro. Lacerda, no entanto, nega que tenha levado dinheiro ao hotel.

Com a exceção de Lacerda, os demais envolvidos (Gedimar, Valdebran, Jorge Lorenzetti, Expedito Veloso e Oswaldo Bargas) admitiram ter tomado conhecimento de que Luiz Antonio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas e autor do dossiê, queria dinheiro pelo material.

No entanto, todos eles negaram à PF, nos depoimentos que prestaram, ter informações sobre a origem do dinheiro. Muitos chegaram a dizer que não sabiam que haveria pagamento pelo material.

A PF espera ter ainda nesta semana informações que levem à origem dos dólares. Isso permitiria começar, já na semana que vem, a fase dos indiciamentos.




Fonte: Folha Online

José Silvino, ex-prefeito de Itaporanga, declara apoio à reeleição de Cássio.



A candidatura à reeleição do governador Cássio Cunha Lima recebeu mais uma declaração de apoio nesta quarta-feira. Desta vez o apoio é do ex-prefeito de Itaporanga, José Silvino, que foi secretário de Estado no governo Wilson Braga, e também foi superintendente do Porto de Cabedelo.

Silvino, que esteve recentemente com o governador Cássio Cunha Lima, declarou que o apoio à reeleição do tucano decorre de uma análise que fez de todas as ações desenvolvidas pelo atual governo visando o desenvolvimento econômico do Estado e a geração de emprego e renda.

Para José Silvino, é importante a continuidade dessas ações para que a Paraíba continue avançando ainda mais nesse setor. Em todos os cargos que ocupou, o ex-prefeito e ex-secretário sempre teve como foco de atuação o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Silvino diz que vê na reeleição do governador Cássio Cunha Lima um passo importante na continuidade dessas ações visando o desenvolvimento da Paraíba. O apoio dele se soma a dezenas de outras declarações recebidas por Cássio no segundo turno das eleições.

Candidatos só podem realizar comícios e reuniões públicas até hoje.

Na semana que antecede a realização do segundo turno das eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece os últimos dias para a promoção de formas específicas de propaganda.

Quinta-feira (26) é a data limite para a realização de comícios e reuniões públicas.

Na sexta-feira é o último dia para a veiculação de propaganda eleitoral gratuita em cadeia nacional de rádio e televisão e para a realização de debates.

Sexta também é o último dia para a divulgação de propaganda eleitoral paga, na imprensa escrita. Nesse caso, a lei determina que o espaço máximo por edição, para cada candidato, partido ou coligação, é de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide.

No sábado é permitido promover carreatas e realizar propaganda que utilize alto-falantes e amplificadores de som, que podem funcionar, normalmente, das 8h às 22h.

No entanto, não podem ser instalados a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de saúde, das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros.

Alckmin perde em pesquisas, mas é o favorito de videntes.


As pesquisas não estão do lado de Geraldo Alckmin (PSDB), mas astros e divindades estão. Contra todas as "previsões" das sondagens eleitorais, gurus trazem um recado diferente do plano espiritual: "o tucano será o novo presidente do Brasil".

"Tive essa premonição em 2003. Foi um sonho premonitório tridimensional. Recebi informações através de um mentor de voz grave: 'Geraldo Alckmin será o novo presidente do Brasil"', relatou à Reuters Jucelino Luz, vidente conhecido pelo hábito de registrar em cartórios suas premonições.

Os oráculos contrariam o que mostram os levantamentos eleitorais do mundo real. A quatro dias da eleição, o oposicionista tem de conviver com o carma de estar muito atrás de seu adversário. Segundo sondagem do Instituto Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito com 61 por cento dos votos válidos, contra 39 por cento dos votos dados a Alckmin.

"Sei que ele vai vencer, mesmo porque ele é a pessoa mais preparada. Neste governo, a corrupção aumentou e a pobreza cresceu", disse o vidente, sem separar a porção médium da porção eleitor.

O colega Paulo Fuentes segue a mesma linha premonitória. "Ainda no primeiro turno, vi que Geraldo Alckmin chegaria ao segundo turno e daria uma virada. Ele vencerá por dois ou três milhões de votos", declarou.

"Ao contrário do Lula, eu não sou cego, vejo as coisas. Vou votar no Geraldo porque sou contra a corrupção. Se fosse o Enéias, contra Lula, eu votaria no Enéias", acrescentou o vidente, também deixando clara a sua preferência política.

Mas Lula não foi abandonado pelo cosmo por completo. Alguns mentores, ainda que em minoria entre os clarividentes geralmente consultados por famosos da política e das artes, fazem cruzamentos planetários, analisam datas e as conjunções e atestam: a vaga no Palácio do Planalto está mesmo reservada ao petista.

"Nos meus prognósticos, nesta data, o presidente aniversaria. A situação astrológica favorece muito o mapa do presidente-candidato. Ele só não vai ganhar com essa margem que as pesquisas dos institutos mostram, mas a vitória é do presidente-candidato", antevê José Acleildo, conhecido como o "guru das estrelas".

Cássio e Maranhão frente a frente mais uma vez nesta quinta em debate na TV.


Os candidatos ao governo do Estado da Paraíba, governador Cássio Cunha Lima e o senador José Maranhão estarão frente a frente mais uma vez nesta quinta-feira, 26, a apenas 3 dias das eleições, durante realização de debate promovido pela TV Cabo Branco a partir das 22h.

Os dois candidatos já confirmaram presença no debate que mais uma vez será mediado pelo jornalista da rede Globo, Heraldo Pereira, que também mediou o debate no 1° turno.

De acordo com as regras do debates os candidatos não poderão utilizar as imagens do programa durante o horário gratuito eleitoral. Também não será permitida a exibição de documentos, panfletos impresso ou ainda qualquer papel, sequer manuscrito, para as câmeras durante o debate.

Fonte: Clickpb

10.25.2006

Candidato derrotado do PSB diz que Ricardo favoreceu Urquiza e adere a Cássio.



O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais e candidato a deputado estadual derrotado, Humberto Jerônimo Leite (PSB), declarou nesta quarta-feira (25), que devido a um suposto favorecimento por parte do presidente da sua legenda no Estado e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, privilegiando a candidatura do também derrotado, Alexandre Urquiza (PSB), estará apoiando o governador e candidato a reeleição, Cássio Cunha Lima (PSDB), no segundo turno: “Ricardo apoiou exclusivamente a candidatura de Urquiza e como presidente só prejudicou o PSB. Esta não é uma opinião isolada, a própria vereadora Nadja Palitot, vice-presidente do nosso partido, disse a mesma coisa”, reiterou.

Humberto garante que durante o primeiro turno das eleições, procurou tanto a executiva do seu partido, quanto o PMDB e segundo ele, nenhuma das parcerias entre os partidos se confirmou para ajudar os candidatos do PSB: “Foi o próprio Ricardo que garantiu que teríamos parcerias entre os dois partidos e no entanto nada aconteceu”, disparou.

“Eu acho que um presidente deveria agir com um pai que cuida de todos os filhos da mesma forma e Ricardo nunca fez isso”, desabafou o sindicalista.

Com mais de 2 mil votos, a adesão de Humberto coloca mais lenha na “fogueira” da eleições para o governo do Estado.


Fonte: ClickPB

Vereador Dedé Veras descobre esquema para simular crime eleitoral contra o Governador Cássio Cunha Lima na cidade de Sousa.



O vereador Dedé Veras, presidente do PSDB no Município de Sousa, fez na manhã desta quarta-feira (25), revelações bombásticas, dando conta que a secretária de Saúde Dra. Aline Gadelha, com a participação do vice-prefeito André Gadelha estariam armando um esquema para simularem entregas de feiras nas residências de pessoas carentes na periferia, filmarem a cena, depois enviarem para divulgação nos grandes Jornais de circulação Estação.
“O objetivo, só tem um: prejudicar o candidato ao governo do Estado Cássio Cunha Lima. O esquema vem sendo montado, da seguinte forma. A secretaria Aline Gadelha vem conseguindo conversar com pessoas ligadas do seu convívio para se vestirem de amarelo, colocarem cestas básicas nos carros, levarem filmadora para capturar imagens na hora que as famílias forem recendo as feiras na periferia na cidade”.
“Em seguida, as imagens seriam enviadas os jornais da Capital, para depois criarem situações, na tentativa nitidamente de prejudicar o candidato do PSDB ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima”, disse Veras.
O presidente do PSDB na Cidade de Sousa recebeu as denúncias via telefone, alertando para o esquema que vem sendo arquitetado para prejudicar o governador Cássio Cunha Lima, assim, resolveu tornar pública a denúncia para o conhecimento da sociedade. “O alerta foi feito, precisamos investigar o caso para tirar tudo isso a limpo”, finalizou.
.
Pereira Jr. (Sousa)

Nota comprova que PMCG pagou serviços de empresa ‘falida’ durante campanha.



Não foi apenas a coligação Paraíba de Futuro, encabeçada pelo PMDB, que se valeu dos serviços da Flexplast Indústria e Comércio Ltda, considerada impedida de fazer negócios por decisão judicial que reconheceu falência da firma, conforme decisão do juiz Bartolomeu Correia Lima Filho, da 6ª Vara Cível. A prefeitura de Campina Grande também contratou e pagou pelos serviços da empresa, de propriedade do empresário Eraldo Pereira Vasconcelos, o “Eraldo Boa Noite”, condenado e preso recentemente por corrupção ativa.

É o que revela nota de empenho nº 0036682, emitida em favor da firma no valor de R$ 4.174,35, e paga no dia 2 de agosto deste ano, em pleno período de campanha. O documento esquenta as investigações de CPI recém-criada na Câmara Municipal de Campina Grande, denominada Operação Esmeril (porque come que vem pela frente), Lavanderia Boa Noite, que pretende apurar a suposta existência de contratos fraudulentos entre a prefeitura de Campina Grande e as empresas do empresário Eraldo ‘Boa noite’.

O assunto é tema principal também de ação de investigação judicial eleitoral, de autoria do Partido Republicano Progressista, que corre no Tribunal Regional Eleitoral. O PRP acusa o PMDB de fazer contratos com a Flexplast para confecção de material de campanha dos candidatos majoritários da coligação Paraíba de Futuro, os senadores José Maranhão e Ney Suassuna, e ainda do deputado federal eleito, Vital do Rego Filho, irmão do prefeito Veneziano Vital do Rego.

O CNPJ da empresa é o mesmo que aparece inscrito em bandeiras e adesivos de Maranhão, Ney e Vital. De acordo com com Código Civil, empresas com falência decretada estão impedidas de fechar contratos comerciais. Na ação, o PRP lista ainda contratos no valor total de R$ 4 milhões com diversas outras empresas ligadas a Eraldo Pereira Vasconcelos.

Vereadores da oposição que investigam o caso suspeitam de que as empresas de Eraldo servem para justificar despesas da prefeitura usadas na campanha. “Já era voz corrente em Campina Grande essas relações incestuosas entre o empresário Eraldo Peireira e a família Vital e as investigações vão nos dar um aprofundamento maior sobre todo essa história”, declarou o vereador Paulo de Tarso, um dos que subscreveram a criação da CPI da improbidade administrativa.

Tarso sugere que, após instalação da CPI, a comissão convoque Ana Loureiro, chefe da coordenação de licitação da prefeitura, ex-assessora do senador José Maranhão, para que ela explique a natureza de todos esses contratos. “Ora, uma empresa falida, todo mundo sabe, não pode apresentrar atestado para ser contratada por serviços públicos”, destacou Tarso. Segundo ele, há uma farta documentação sobre o tema e precisa ser tudo bem apurado.

Informações dão conta de que o prefeito Veneziano Vital do Rego já prepara o afastamento de Alexandre Almeida, secretário de Obras, “Xuxa” Elias, coordenador de eventos da prefeitura e ainda de Salomão Menezes, diretor-financeiro da STTP., a fim de amenizar as denúncias. Todos ex-coordenadores de campanha de Veneziano em 2004.

Fonte: Clickpb

Ex-prefeito sobrinho de Ney adere à candidatura de Cássio.




O ex-prefeito de Riacho dos Cavalos, Napoleão Suassuna, aderiu ao projeto de reeleição do governador Cássio.

Napoleão Suassuna declarou nesta terça-feira que apoiará a reeleição de Cássio Cunha Lima no segundo turno das eleições, que acontecerá no próximo domingo.

No total, são mais de 50 lideranças em todo o Estado que não votaram em Cássio no primeiro turno.

Napoleão é sobrinho do senador Ney Suassuna (PMDB).



O ex-prefeito de Riacho dos Cavalos, Napoleão Suassuna, aderiu ao projeto de reeleição do governador Cássio.

Napoleão Suassuna declarou nesta terça-feira que apoiará a reeleição de Cássio Cunha Lima no segundo turno das eleições, que acontecerá no próximo domingo.

No total, são mais de 50 lideranças em todo o Estado que não votaram em Cássio no primeiro turno.

Napoleão é sobrinho do senador Ney Suassuna (PMDB).

Fonte: Paraiba Online

10.24.2006

UOL lista Cássio entre candidatos vitoriosos com base em pesquisa de 10 a 12 de outubro.



O site UOL traz desde o inicio da noite desta terça-feira informação produzida a partir de levantamento do jornalista Fernando Rodrigues revelando que Maranhão, Pará e Paraná são os únicos estados com disputa acirrada. A Paraíba, segundo o site, aponta vitória de Cássio, mas o Portal WSCOM Online apurou que os dados são do Ibope, de 10 a 12 de outubro, sem os efeitos da vinda de Lula ao estado.

Na integra, eis a noticia divulgada no UOL:
“Se as pesquisas nos Estados estão certas (eis aí a polêmica), só em 3 dos 10 Estados onde haverá segundo turno no domingo a decisão será um pouco apertada: Maranhão, Pará e Paraná.

Nos outros 7 Estados, os institutos divulgam números que mostram uma vantagem razoável para os primeiros colocados.”

Fonte: WSCOM

PM apreende 56 feiras que poderiam ser distribuídas com eleitores em Sousa.



O Serviço de Inteligência da Polícia Militar conseguiu apreender 56 cestas básicas no interior de uma Rural, verde, placa MNC 6996, pertencente ao Mercadinho Batista, localizado no Jardim Sorrilândia I, por volta das 13 horas, quando o veículo saia para realizar entregas.

Segundo o Sargento Zénias, “a PM tomou conhecimento, depois de ser feito um levantamento, que seriam distribuídas às feiras, possivelmente, por pessoas ligadas ao prefeito Salomão Gadelha na periferia da cidade em troca de votos

A Polícia Militar montou um esquema para interceptar a Rural que foi vista sendo carregada com as cestas por funcionários do estabelecimento em frente ao Mercadinho. O Veiculo passou a ser seguido pela Polícia Militar, logo após, apreendido com as 56 cestas básicas, conforme denúncias, e conduzido para a Delegacia na cidade de Sousa.

O proprietário do Mercadinho, Damião Batista de Sousa, 46 anos, compareceu na Delegacia, mas não soube explicar para onde o carro ia fazer a entrega da mercadoria que foi comprada no seu estabelecimento. Disse também, “que foi contactado por um senhor de pré-nome Geraldo, que apenas, pediu que ele fizesse as feiras, com o valor acertado, por cada cesta, de apenas R$ 26,00”.

A Polícia recebeu informações, que estas cestas iriam ser distribuídas por pessoas da prefeitura, já que Mercadinho ganhou licitação para vender produtos a Edilidade. Suspeita-se que o prefeito Salomão tenha alguma participação neste esquema

A delegada Dra Dacinalra Alves Diassis (foto), disse ao SERTAOINFORMADO que “vai apurar a denúncia em toda a sua extensão, para tirar todas as dúvidas”.

Imediatamente, o chefe de Gabinete do Prefeito Salomão, Dr. Daniel Nóbrega, compareceu na DP, se dizendo que “era advogado do comerciante Damião Batista de Sousa, e que tudo seria esclarecido posterior por seu constituinte”.

A reportagem procurou detalhes do fato junto ao comerciante envolvido, mas ele disse que não tinha nada a declarar no momento.

Pereira Jr. - Sousa -

FERNANDO CALDEIRA - Campanha a la Goebbels.

É triste, é lamentável, é deplorável, mas é verdade que na Paraíba de 2006, em pleno século XXI, parte da imprensa e dos políticos do nosso Estado imite Paul Joseph Goebbels.
Filósofo e literato, Goebbels tornou-se Ministro da Propaganda Nazista de Adolf Hitler principalmente porque pregava que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.” Era de alguém assim que o Führer precisava!
E mesmo que o tempo tenha demonstrado ser falsa a afirmação contida na malsinada frase, há quem ainda acredite que a mentira dita muitas vezes acabe soando como verdade na cabeça das pessoas e, no nosso caso específico, dos eleitores.
Assim, tanto quanto o propagandista de Hitler, parte da nossa imprensa paraibana e dos nossos políticos, utilizam-se da mentira para seus fins eleitoreiros. Como na época do nazismo alemão, pouco importam os meios. Eles devem justificar os fins! E se a finalidade é o poder, valem as mentiras mil vezes ditas, imaginam.
Acontece, porém, que a Alemanha nazista foi derrotada e, com ela, as mentiras mil vezes ditas.
De tal forma que a verdade sempre prevalece, em que pese às vezes demorar um pouco a ser enxergada.
Ainda assim, ela é sempre superior à mentira pois vai de encontro à personalidade humana, divinamente traçada para o que é real e verdadeiro.
Mas as coincidências entre o Goebbels de Hitler e parte da nossa imprensa tabajara e de parte de nossos políticos, está no fato de Joseph ter sido editor de dois jornais alemães, utilizado sempre a mesma tática: coleção de calúnias e difamações contra seus adversários.
Faz bem saber disso para saber que a mentira não prospera.
Faz bem saber disso para saber que a mentira não vence.
Faz bem saber disso para saber que o nazismo era só uma mentira.
Faz bem saber disso para saber que a verdade sempre prevalece.
Faz bem saber disso para saber que só a verdade vence.
Faz bem saber disso para saber que essa politicalha é uma mentira só!


SOLTAS

# a vereadora Paula Frassineti (PSB), não gostou em saber que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), se reeleito, vai adotar um sistema de integração de ônibus na região metropolitana da capital, a exemplo do que já é feito em João Pessoa. Dá para entender isso?

# talvez por essas posições confusas é que aquela parlamentar foi avaliada como a pior entre todos os vereadores novatos na Câmara Municipal!

# por falar em Câmara Municipal, bem que a também vereadora Nadja Palitot (PSB) poderia usar sua aparição no guia eleitoral de Maranhão (PMDB) para explicar suas declarações pós-primeiro turno de que “candidato aliado teve ajuda de R$ 1 milhão afora 30 mil reais para boca de urna!” O TRE deve ter especial atenção para o assunto!

# nos cafés dos shoppings centers já começa a ‘lavagem de roupa suja’ no esquema do candidato do PMDB, José Maranhão. Por enquanto, a possível derrota de Zé é debitada na conta do vice, Luciano Cartaxo (PT), “que nem tem voto nem dinheiro”, declarou um maranhista!

# e afinal, o que o Ministério Público Eleitoral tem a dizer sobre os vídeos de João Pessoa e Campina Grande, que comprometem as imagens dos prefeitos Ricardo Coutinho (PSB) e Veneziano Vital (PMDB)? Perguntar não ofende!

# a propósito, a Câmara Municipal de Campina Grande instalou ontem a ‘CPI da compra de votos’ para averiguar a autenticidade da fita de vídeo e, em decorrência disso, o envolvimento da primeira dama daquela cidade no episódio; hoje outra CPI foi criada naquela casa legislativa: a que vai investigar processos licitatórios na Prefeitura Municipal.

“O PODER CORROMPE, E O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE.” (Lord Acton)

Tenho dito!

10.22.2006

Hermano Henning mediará debate de Cássio e Maranhão na segunda.



Nesta segunda-feira (23) os candidatos ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB), participarão de um debate promovido pela TV Tambaú, no teatro do Sesi, em João Pessoa. O mediador será o jornalista Hermano Henning, apresentador do Jornal do SBT Manhã, e as transmissões começaram às 10h30 e o debate pontualmente às 11 horas.

Segundo a chefe de reportagem da TV Tambaú, Val França, o debate terá duas horas de duração, divididas em quatro blocos. Na maioria dos blocos os candidatos farão perguntas entre si. Ao final, os jornalistas Cláudia Carvalho, Washington Luís, Rachel Sheherazade, Agnaldo Almeida e Aldo Schueler da Rádio e TV Tambaú farão perguntas aos candidatos.

Ainda de acordo com Val França, algumas medidas de segurança estão sendo tomadas para evitar tumultos ou confrontos entre os partidários dos dois candidatos. “Teremos o apoio da Polícia Militar, da STTrans e do Detran. A área em volta do local onde acontecerá o debate será isolada já as 6 horas da manhã da segunda-feira. Não será permitida a aglomeração de torcidas nas imediações do teatro do Sesi, para evitar tumultos”, explicou.

Ela disse ainda que no interior do teatro, os candidatos Cássio Cunha Lima e José Maranhão terão dois camarins à disposição para aguardar a hora da transmissão. Também será permitida a presença de diretores do Sistema Fiep/Sesi, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além representantes das coligações. Cada candidato poderá dispor de cinco assessores de campanha durante os intervalos do debate.

“A imprensa local também foi convidada a participar do evento, mas enfatizamos que todas as pessoas que terão acesso ao teatro do Sesi estão sendo previamente convidadas e credenciadas pela emissora e não será permitida a entrada de pessoas não credenciadas”, enfatizou Val França.

Para a chefe de reportagem da TV Tambaú o debate será mais uma demonstração de democracia e cidadania. “Esperamos que os candidatos mantenham o nível do debate, não apelem para a grosseria ou ofensas e que possam mostrar à Paraíba que propostas têm para o povo”, disse.


Fonte: Clickpb

Veneziano vai ser convocado pela CPI da compra de votos, diz João Dantas.



O presidente da CPI que investiga compra de votos nas eleições deste ano em Campina Grande, vereador João Dantas, declarou no início da manhã deste domingo (22) que a comissão deverá convocar o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) para prestar de depoimento na Câmara.

A CPI surgiu com base em vídeo que aponta a suposta tentativa de cooptação de votos e apoio por parte das esposas do prefeito e ainda do deputado Vital do Rego Filho em troca de benefícios da prefeitura. “Tomando com base as declarações da primeira-dama, o prefeito está diretamente envolvido nessa história e precisa sim vir a Câmara responer alguns questionamentos”, declarou Dantas.

Ele confirmou para essa segunda-feira (23) a primeira sessão da CPI. A partir das 14h, a comissão vai exibir em telão o vídeo da primeira-dama e da esposa do deputado. “Acho que a população tem o direito de tirar suas conclusões sobre o fato”, disse Dantas, que pretende recolher assinaturas para iniciar o processo de coleta de depoimentos.

Sobre a veracidade do vídeo, o vereador declarou que não resta mais dúvidas quando a legitimidade do material. Mas disse que está encaminhado o vídeo para análise técnica a fim de afastar todas as dúvidas. “Desde que anunciamos que vamos levar o vídeo para análise técnica que o prefeito esqueceu a história de dizer que o material não passa de uma armação”, declarou.


Fonte: clickpb

José Lacerda Neto anuncia adesões à candidatura de Cássio.


Em Pilar, os vereadores Janilson Oliveira e Pintinho, que apoiaram a candidatura adversária no primeiro turno, declararam durante a realização da Ação 45, naquela cidade, que a partir de agora, irão pedir votos para Cássio Cunha Lima.

Na ocasião, também foi anunciada a adesão da liderança da cidade de Salgado de São Félix, Alexandre Valério, que também participou do comício em Pilar.

Em Cachoeira dos Índios, o presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Fernando, declarou ao candidato a vice-governador, que aderiu à candidatura do governador Cássio Cunha Lima.

Em Lagoa de Dentro, Raul Costa, que foi duas vezes prefeito daquele município, anunciou a José Lacerda, o seu engajamento na campanha de Cássio. Atitude idêntica teve o ex-candidato a prefeito Bastinho de Adelaide, juntamente com todos os seus aliados e, ainda, o empresário Hélio Madruga, liderança política daquela cidade.

O deputado José Lacerda disse que essas lideranças, que agora apóiam Cássio, se juntam aos apoios do ex-prefeito de Serra Grande Luís Abílio e o ex-vice-prefeito, Aluísio Abílio que, na quinta-feira, anunciaram o apoio a Cássio.

O candidato a vice-governador, disse que a grande onda de adesões em direção à candidatura de Cássio tem como explicação o fato destas lideranças terem a consciência de que a Paraíba tem que seguir em frente no programa de desenvolvimento que está em pleno andamento.

Ele lembrou ainda que todos esses líderes políticos apoiaram a candidatura do PMDB no primeiro turno.



Fonte: WSCOM Online

10.20.2006

FERNANDO CALDEIRA - Os vídeos de JP e CG.

Ouço muito que o Brasil é um país de leis muito boas, mas pouco aplicadas. Ou seja: no entendimento geral, não precisamos de novas leis; precisamos aplicar as leis existentes! Isso, se quisermos efetiva e verdadeiramente dar respostas à sociedade, atônita com tanta infringência à norma legal.
Na campanha eleitoral que se desenrola em 2º turno aqui na Paraíba, dois fatos levados ao conhecimento público via internet, televisão, rádio e jornal, precisam de avaliação judicial urgentemente!
Refiro-me aos vídeos envolvendo personagens do mundo político ou a ele ligados.
No caso do vídeo de João Pessoa, o que a sociedade quer saber do Tribunal Regional Eleitoral, é se o sr. Ricardo Coutinho, Prefeito Municipal, infringiu a legislação em vigor, cometeu crime eleitoral, ao participar de um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, no dia dos agentes comunitários e, vestido com camisa vermelha, a exemplo da Secretária Roseana Meira e suas auxiliares, pediu “uma força pro Lula e pra Zé Maranhão”, antes de anunciar o sorteio de uma porção de ferros de engomar, liquidificadores, bicicletas e que tais?
Tem quem diga, como os vereadores de oposição, que aquilo constitui-se em crime eleitoral. Mas tem quem, como o vereador líder do prefeito na Câmara, Benilton Lucena (PT), não ache, e ainda por cima diga que iguais àquele existem muitos outros vídeos!
Aliás, a Câmara Municipal de João Pessoa, segundo seu presidente Severino Paiva (PT), poderá instalar uma comissão para investigar o caso. Até nome já deram a ela: “CPI do ferro de engomar.”
Portanto, é preciso o pronunciamento do TRE paraibano para dissipar dúvidas e, além disso, chamar o feito à ordem. Se for crime eleitoral, que o(s) culpado(s) pague(m) por ele; caso contrário, que se venha a público esclarecer que não houve infringência à lei.
Não dá é para ficar na dúvida entre uma e outra coisa!

No caso do vídeo de Campina Grande, a questão é parecida. Sentadas num sofá, lado a lado, as esposas do prefeito daquele município, Veneziano Vital (PMDB), e do deputado federal eleito e irmão do prefeito, Vital Filho (PMDB), Ana Cláudia e Vilauba Morais, respectivamente, conversam com duas outras circunstantes oferecendo-lhes vantagens como empregos em Postos de Saúde da Família e casa própria, em programa da Prefeitura Municipal, desde que ‘se engajem’ na campanha.
O que se quer saber é: isso é ou não é crime? Se não é, tudo bem, deixa pra lá, e ponto final.
Mas se é crime, a sociedade quer ver que conseqüências têm para aqueles(as) que não cumprem a norma legal?
Sabe por que? Porque senão, com razão, o povão vai continuar dizendo que LEI é para puta, pobre e preto!
Ao contrário do que diz o artigo 5º da Constituição Federal, que reza: “todos são iguais perante e lei, sem distinção de qualquer natureza, ... .”
Será mesmo?




SOLTAS

# um determinado ‘sistema de comunicação’ na Paraíba já foi multado várias vezes nesta campanha eleitoral por descumprir a lei, além de já ter tido sua TV e rádio FM retiradas do ar por também várias vezes, pelo mesmo motivo. Até onde vai o “direito” de ser reincidente?

# os médicos Antônio Vituriano de Abreu (PMDB / ex-suplente de Ney Suassuna ), pai, e Léo Abreu (PMDB / ex-candidato a Prefeito de Cajazeiras), filho, já avisaram que estão fora da campanha eleitoral neste 2º turno;

# no 1º, eles apoiaram o candidato Zé Maranhão (PMDB);

# José Anchieta, Epitácio Rolim, Salomão Gadelha, Jeová Campos, Tião Gomes, Simão Almeida, Severino Dantas, Ney Suassuna, Benjamin Maranhão... , pense numa tchurma eclética?

“ QUEM POUPA O LOBO, MATA A OVELHA.” (Victor Hugo)

Tenho dito!

10.19.2006

Bomba, Bomba: alegando traição a Ney, Napoleão Suassuna rompe com ‘Paraíba de Futuro’ e pede voto para Lula e Cássio.


O prefeito de Riacho dos Cavalos, Napoleão Suassuna, anunciou nesta quinta-feira o rompimento com a campanha da coligação “Paraíba de Futuro”, alegando que o candidato José Maranhão (PMDB) traiu seu correligionário Ney Suassuna na disputa pelo senado.

“A minha decisão é pessoal e não foi influenciada por Ney”, sintetizou. Napoleão acrescentou que já começou a fazer uma campanha entre os amigos pelo voto no candidato Cássio Cunha Lima (PSDB), que pleiteia a reeleição.

“Os amigos de Ney não podem votar em traidor. Maranhão traiu Ney em 1986 quando apoiou Burity e agora em 2006. E isso é inaceitável”, disse.

Napoleão Suassuna estendeu também a ao prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e ao deputado estadual Vital Filho, que, na opinião dele, “também traíram a confiança do senador, depois de tudo o que ele fez pelos dois”.

Numa avaliação que fez com prefeitos, Napoleão vai encampar nos 223 municípios um pedido de voto em Lula e Cássio.

Fonte: WSCOM

Em João Pessoa: oposição denuncia Ricardo Coutinho por causa de vídeo.



O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Professor Paiva (PT), informou que a bancada da oposição vai formalizar uma denúncia sobre o vídeo em que o prefeito Ricardo Coutinho aparece pedindo "uma força para Zé e Lula" junto ao Tribunal Regional Eleitoral e a Curadoria do Patrimônio. Ele disse que cabe a esses dois órgãos investigar se houve uso da máquina administrativa e crime eleitoral por parte da Prefeitura.

Professor Paiva avaliou que o prefeito Ricardo Coutinho e a secretária Roseana Meira fizeram, durante a festa, pedidos de votos para Lula e Maranhão. "Vamos nos reunir e ver que providências a Casa poderá tomar em relação ao caso", comentou.

O vídeo amador com as imagens da festa em comemoração ao Dia do Agente de Saúde foi gravado na sexta-feira, 13, no Bairro do Bessa, e exibido durante a sessão de ontem da Câmara.

No início da noite, a Prefeitura emitiu uma nota tratando do assunto. Nela, o procurador-geral do Município, Gilberto Carneiro, afirma que o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) não cometeu nenhum crime eleitoral, manifestando sua preferência pelas candidaturas de José Maranhão e de Lula, durante a festa de comemoração do 'Dia do Agente de Saúde'.

"Não há impedimento legal em relação a isso de forma alguma. O prefeito, enquanto autoridade pública, não está proibido de participar de eventos do tipo, já que foi convidado, e muito menos de expressar sua preferência eleitoral", enfatizou o procurador-geral.

O evento, uma iniciativa de dirigentes dos Distritos Sanitários (DS) de João Pessoa e da Vigilância Epidemiológica, segundo a nota, não resultou em qualquer gasto aos cofres municipais. O buffet e os brindes foram doados por particulares e até mesmo o local cedido a uma entidade de classe pela Caixa Beneficente dos Policiais e Praças da Polícia Militar.

"Os brindes sorteados entre os agentes de saúde foram arrecadados por meio de doações de particulares. Ricardo Coutinho foi convidado como prefeito para falar e não há impedimento, do ponto de vista da Lei Eleitoral, para que ele não pudesse manifestar sua preferência eleitoral naquele momento", reafirmou Carneiro.

Já a diretora do Distrito Sanitário IV, Márcia Rique Carício, explicou que ano passado os diretores dos cinco distritos também comemoraram a data, mas em festas individuais. "Isso foi muito trabalhoso. Por isso, decidimos juntar todos numa festa única. Como o dia do agente caiu numa quarta-feira, 4, preferimos adiar a comemoração para a sexta, 13, para não quebrar o ritmo do trabalho. Nós proporcionamos a festa aos agentes, reconhecendo a importância do trabalho que realizam. A Prefeitura não bancou nada. Conseguimos tudo - brindes, comidas, refrigerantes e até o local - e ficamos revoltados com as insinuações que foram feitas. Foi festa organizada por nós diretores para os agentes", afirmou.

Fonte: Paraiba.com

A Justiça do amanhã - Júnior Gurgel ( * )

Meus avós sempre me advertiram sobre o dia do amanhã. Enfatizavam esta lição ensinando-me para sempre me acautelar daquilo que pensava, julgava, dizia ou praticava. Estavam certos. Nos encontros e desencontros desta vida, aprendemos que o homem é escravo do que fala e senhor do que cala. Por longos 20 anos, o ex-governador Wilson Braga foi vítima da mais insidiosa e odienta das campanhas difamatórias, levadas a efeito de forma sistemática, com um único propósito: envolver criminalmente o seu nome e o da sua esposa, ex-deputada Lúcia Braga, num insólito processo, onde bissextamente eram submetidos ao juízo popular, de maneira perversa e parcial. Nem a Justiça dos homens, respaldada nos seus tribunais e suas instâncias superiores, foi capaz de conter a sanha peçonhenta destes seus inimigos gratuitos.

Como a justiça de Deus pertence ao amanhã e os cristãos costumam afirmar que ela tarda, porém não falha, em 2006, estes danos começaram a ser reparados. Distante da Paraíba, vibramos com a volta à Câmara dos Deputados dos inocentados Ibsen Pinheiro e Alceni Guerra. Ninguém pode avaliar o sofrimento desses dois homens públicos, em pagar por crimes que nunca cometeram. Vítimas da calúnia, sem direito à resposta nem à defesa, receberam de um júri singular, promovido pela mídia nacional, uma condenação de improbidade, tendo como sentença o ostracismo. A pena a ser paga foi a nódoa que mancharia para sempre suas personalidades políticas, contagiando hereditariamente, a partir de então, todos seus descendentes e gerações futuras. Somente o remorso, seguido de confissão do verdugo que arquitetou tudo isso os salvou do fogo eterno.

Na Paraíba é chegada a hora da verdade. Para permanecer no Senado da República, e desfrutar do status e prestígio do cargo que jamais sonhou alcançar, o suplente de senador do candidato ao Governo do Estado José Maranhão terá que suplicar o apoio do casal Wilson Braga. Ao fazer isso, prova que a mentira, por mais longe que tenha ido, tem pernas curtas. A verdade virá à tona. Para alguém que recentemente deixou o PMDB alegando ser impossível tolerar ao seu lado a presença do deputado federal Wilson Braga, hoje deve reconhecer tardiamente que a ausência deste em seu palanque o destronará da cadeira que ora ocupa no Congresso Nacional.

A sentença é divina. Se o deputado federal Wilson Braga aceitar ombrear-se ao lado do suplente de senador de José Maranhão, será réu confesso e perderá o respeito de todos que o defenderam e ao seu lado sofreram durante estes longos 20 anos, estigmatizados e rotulados como “Braguistas”. Premiar com o mandato de senador da República quem o usurpou por duas vezes do direito de voltar ao Governo do Estado e ao Senado Federal é o mesmo que beijar o chicote que impiedosamente durante todo este tempo lhe bateu. O que dirão Marcelo Braga e Mariana a seus filhos? Que seus avós estavam certos ou errados? Este legado, na posteridade, regerá o futuro de todos os descendentes da semente que o casal Braga deixou plantada, para florescer em nossa terra.

E quanto ao suplente? Se este não impedir a presença do deputado federal Wilson Braga em seu palanque, provará a toda a Paraíba que mentiu o tempo inteiro. Construiu sua vida de sucesso e seu megaimpério de comunicações usando o sarcófago de um inocente, num velório permanente e insepulto, de uma vítima que já merece o descanso eterno.

Este desabafo é um manifesto em nome de todos os amigos, admiradores e fiéis seguidores de Wilson Braga. Os que aqui, vivos ainda estão, e em memória daqueles que partiram, antes da chegada deste glorioso momento.

(*) Jornalista

Rádio e TV Correio são tiradas do ar: multa de 120 mil UFIRs.


Por determinação do desembargador Nilo Ramalho, a TV Correio e a Rádio Correio foram retiradas no ar nesta quarta-feira, pelo período de 24 horas, pela segunda vez consecutiva em menos de uma semana.

A medida foi decorrente de representação protocolada pela Coligação Por Amor à Paraíba, que reiterou a denúncia de transgressão à legislação eleitoral, com o nítido interesse de prejudicar a candidatura à reeleição do governador Cássio Cunha Lima.

O TRE também aplicou multa de 120 mil UFIRs ao Sistema Correio (rádio e TV).

Fonte: Paraibaonline

10.18.2006

Prefeita de Condado também declara apoio à Cássio.


A prefeita de Condado, Maria Madalena (Madá), anunciou na noite desta quarta-feira o seu apoio político ao governador Cássio Cunha Lima no segundo turno. Ela e várias lideranças políticas do município visitaram o governador na Granja Santana, onde anunciaram a adesão.

Além da prefeita Madalena, também aderiram o ex-vice-prefeito Almir Soares e o vereador Givaldo Leite. Todos eles estiveram reunidos nesta quarta-feira com Cássio.

“Estamos aderindo ao governador porque ele precisa concluir o seu projeto político e é o melhor para a Paraíba”, declarou a prefeita Madalena.

Ela é vereadora e presidente da Câmara Municipal de Condado. Com a cassação do prefeito e do seu vice, ela assumiu a Prefeitura e garante que o governador Cássio Cunha Lima vai ganhar as eleições naquele município.

“Cássio tem obras em todos os municípios paraibanos e faz um governo voltado para o ser humano, valorizando a vida e as populações mais carentes”, enfatizou a prefeita Maria Madalena.

FERNANDO CALDEIRA - A IMPRENSA COMO TRAMPOLIM!

Não é de hoje que um determinado ‘sistema de comunicação’, de todos conhecido, utiliza-se da imprensa. E o verbo utilizar, aqui empregado, é no sentido literal da palavra: “aproveitar; valer-se de; usar; tirar utilidade de; ganhar; lucrar; servir-se, etc...”
Quero dizer, portanto, o que toda a Paraíba já sabe: esse ‘sistema’ que perdeu a ética e só age com paixão partidária e financeira, é o mesmo que por inúmeras vezes tachou Wilson Leite Braga de mandante do crime de Paulo Brandão. Quem não sabe disso neste Estado? Só desistiram da perseguição midiática por ordem da Justiça da Paraíba, que não viu ligação do ex-governador com o ocorrido!
Quando acuado pelas verdades explicitadas, como no guia eleitoral do candidato Cássio Cunha Lima na última terça-feira (17), o ‘sistema’ publica notas falando em “bom jornalismo”, em “jornalismo plural”, e outras coisas que ele nunca praticou. É só mistificação!
Na verdade, e já é mais do que hora de todos saberem, aquele ‘sistema’ tem a imprensa apenas como trampolim. Trampolim financeiro, como se viu na chamada CPI do Correio, e trampolim eleitoral, como se vê agora.
Ora, meus amigos, o dono, o proprietário do tal ‘sistema’ é o suplente de senador do candidato José Maranhão (PMDB), e que está no exercício do mandato, com a licença deste último. Significa dizer que, eleito Maranhão, o sr. Roberto Cavalcanti ascenderá à condição de senador titular por mais quatro anos. Sem participar de qualquer campanha e, pior, sem um voto sequer dos paraibanos!
Talvez isso explique à Paraíba por que essa verdadeira campanha difamatória desse ‘sistema’ contra o candidato Cássio e seu governo.
Aliás, a campanha que o ‘sistema’ faz, pode ser considerado um guia eleitoral extra do candidato do PMDB que, repito, eleito, cede sua vaga ao dono do ‘sistema’.
Tanto isso é verdade que o Tribunal Regional Eleitoral já aplicou inúmeras multas no ‘sistema’ e, nos últimos dias, tirou a sua TV do ar por 24 horas por desrespeito à legislação eleitoral!
Infelizmente, essa utilização irresponsável da imprensa encontra guarida de entidades da classe que deveriam a ela se rebelar para poderem se dizer dela defensoras. Afinal de contas, a liberdade de imprensa é coisa muito séria para ser misturada a essa bandalheira informativa praticada pelo ‘sistema’.
Liberdade, como diz o Aurélio, é “independência”; “autonomia”; “ausência de toda opressão considerada anormal, ilegítima, imoral”, enquanto bandalheira, ainda segundo aquele mestre é: “pouca vergonha”; “patifaria.”
Sem medo de cometer injustiça, o que aquele ‘sistema’ faz não pode ser chamado de liberdade, mas de bandalheira!

SOLTAS

# por falar no tal ‘sistema’, e na prática vergonhosa que ele utiliza, lembrei-me de um trecho de um discurso do grande brasileiro Ruy Barbosa, quando dizia:

“De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver prosperar a desonra,
De tanto ver crescer a injustiça,
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

# será se já naquela época conhecia-se o ‘sistema?’

Tenho dito!

10.17.2006

JOGO DA ADIVINHAÇÃO!



VOCÊ É CAPAZ DE DIZER DE ONDE VEIO TODO ESSE DINHEIRO DO FAMOSO DOSSIÊGATE?

VEIO DE ONDE TANTO DINHEIRO? QUEM "DOOU" TANTA GRANA? PORQUE, ATÉ HOJE, AS AUTORIDADES DESTE PAÍS NÃO DERAM RESPOSTA A ESSAS PERGUNTAS?

PENSE, PENSE MUITO ANTES DE VOTAR!!!

Câmara de CG aprova CPI para investigar compra de votos; vereador desafia prefeito a renunciar.

O vídeo onde a primeira dama de Campina Grande, Ana Cláudia Vital do Rêgo, e a esposa do deputado Vital Filho, Vilauba Vital do Rêgo, aparecem negociando cargos em troca de votos, vai ser objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A decisão foi tomada nesta terça-feira pela Câmara de Vereadores, com o requerimento de autoria do líder da oposição João Dantas (PTN), que teve a sua aprovação pela maioria dos parlamentares campinenses.

"É uma patota que usa e abusa do dinheiro público para comprar votos", disparou o vereador Paulo de Tarso (PMN), que desafiou o prefeito Veneziano a renunciar o mandato, caso a perícia da Polícia Federal comprove a veracidade do vídeo. "Ele diz que é uma armação, que é uma montagem fajuta, pois se a fita for uma montagem quem renuncia sou eu", desafiou.

"Veneziano não tem condições morais de continuar a frente da prefeitura”, disse o vereador em pronunciamento que arrancou aplausos das galerias.

Já o vereador Guilherme Almeida saiu em defesa do prefeito sustentando a tese da montagem. No entanto, o líder da oposição João Dantas (PTN) lembrou o fato de Guilherme ter sido citado no vídeo mas sendo este ‘escanteado’ pelas duas senhoras, que só dariam as vantagens aos cabos eleitorais - dois empregos e uma casa, além de R$ 300,00 em dinheiro - se o deputado estadual fosse Ivaldo Morais, pai de Vilauba Vital do Rêgo.

"Renuncie Veneziano. Pois Vossa Excelência não tem condições morais", desafiou mais uma vez o edil, ao final da sessão, lembrando que já estaria com documento pronto para ser lavrado em cartório e duvida que o prefeito tenha coragem de fazer o mesmo.


Fonte: WSCOM Online

FERNANDO CALDEIRA - INCOERÊNCIA COMO MARCA!

Uma das coisas que mais se exige e mais se cobra dos homens públicos é a coerência.
Definida no Aurélio como “ausência de contradição, acordo do pensamento consigo mesmo (dos princípios com as conseqüências, dos axiomas com os teoremas, etc); compatibilidade, consistência”, a coerência, como mostraremos, não tem sido o ponto forte de muitos que fazem política nesta Paraíba, infelizmente. Entre eles destacam-se o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), o deputado estadual frei Anastácio (PT), o deputado federal Luiz Couto (PT) e o deputado estadual Fausto Oliveira (PRB).
Comecemos por Ricardo Coutinho: hoje aliado do senador José Maranhão (PMDB) que disputa o Governo do Estado, Coutinho já foi, há pouco tempo, seu crítico atroz. Em setembro de 2001, por exemplo, deu entrevista à imprensa campinense dizendo :”A Universidade (UEPB) está totalmente sucateada, mas o governo publica mentiras em páginas inteiras de jornais. O governo deve estar falando de outra universidade, não pode estar falando da UEPB, porque no orçamento do ano passado e no balanço geral estava previsto o montante de apenas R$ 458 mil para a formação continuada de professores. Desse montante, absolutamente nada foi utilizado.”
Antes, em dezembro de 2000, o mesmo Coutinho pedia a seus colegas deputados que votassem contra a aprovação das contas do governador José Maranhão, referentes ao exercício de 1999. No que foi apoiado pelo também deputado estadual à época, Luiz Couto (PT), hoje também aliado de Maranhão, que disse: “enquanto o Estado despreza setores prioritários e essenciais como saúde, educação e segurança, gasta milhões com propaganda.”
Aliás, Coutinho e Couto não ficaram sós nas críticas ao governo Maranhão II. Foram apoiados pelo também deputado estadual Frei Anastácio (PT): “não vamos votar contra porque somos oposição, mas porque o próprio Tribunal de Contas diz que a prestação (de contas) não está correta, como deveria ser. É necessário que se tenha outras formas de administrar, com a participação do povo”, afirmou.
Mas tem mais: em abril de 2002, Luiz Couto afirmou, peremptóriamente, que duas concorrências foram fraudadas e seus resultados publicados por antecipação: “não houve a concorrência que apregoa a lei 8666. Não houve a impessoalidade nessas duas licitações. Houve a antecipação de vários dias do resultado dessas duas licitações”, disse, referindo-se à concorrência 14/2001, da Suplan. Segundo Couto, houve mensagem cifradas nos jornais que indicaram o vencedor.
Ainda em 2001, o deputado Luiz Couto atacava o governo Maranhão II: “ o Secretário de Segurança Pública diz que isso não é verdade, que aqui tudo é muito tranqüilo. E o governo continua querendo revelar uma Paraíba virtual porque a insegurança e a intranqüilidade são reinantes em nosso Estado.”
Tem mais de Luiz Couto depois de uma visita sua ao Hospital de Trauma: “lê recebi reclamação, principalmente dos prestadores de serviços, aqueles que trabalham por produtividade, que há dois meses estão sem receber salários. Isso é muito grave”, afirmou.
Quanto ao deputado Fausto Oliveira, vejam o que ele disse em setembro de 2003: “olhe, eu até tinha uma impressão boa do governo passado no aspecto de obras, mas agora, já que estou aqui nesse parlamento, fui eleito deputado, estou acompanhando e vendo que a roubalheira é escandalosa. É escandalosa a roubalheira que ocorreu no governo José Maranhão e no governo Roberto Paulino”, disse.
Hoje, diferente de ‘ontem’, Coutinho, Anastácio, Couto e Fausto estão de braços dados com Maranhão dizendo à Paraíba que ele é o melhor para o Estado.
Certamente imaginam que os paraibanos não têm memória, no que erram redondamente!

SOLTAS

# não vi, mas quem assistiu garante que foi de uma arrogância sem par a entrevista que o recém eleito deputado estadual Jeová Campos (PT) prestou a uma emissora de televisão. “O homem tá pensando que elegeu-se imperador”, disse-me o informante, espantado!

# o reeleito, aliás, o muito bem reeleito deputado José Aldemir (PFL) tenciona disputar a Presidência da Assembléia Legislativa da Paraíba. Há quem aposte que Aldemir está de olho em Brasília em 2010!

# o reeleito deputado federal Armando Abílio (PSDB) disse a este colunista estar decepcionado com algumas lideranças políticas de Cajazeiras que prometeram-lhe apoio, e votaram noutro candidato.

# o nome do deputado José Aldemir não está totalmente descartado como possível candidato a prefeito de Cajazeiras!

# nem o de Jeová Campos!

“NÃO IMPORTA QUANTOS CISNES BRANCOS VOCÊ VEJA AO LONGO DA VIDA. ISSO NUNCA LHE DARÁ CERTEZA DE QUE CISNES NEGROS NÃO EXISTEM.” (Karl Popper).

Tenho dito!

Cássio destaca negociações de reitegração de posse de terra impostas por sua administração, durante debate na sede da OAB.



A Secretaria de Segurança e Defesa Social cumpriu 186 mandados de reintegração de posse da terra em municípios do interior da Paraíba sem haver derramamento de sangue e sem que policiais entrassem em confronto com os trabalhadores rurais.

Esse dado foi lembrado pelo governador Cássio Cunha Lima durante o debate que participa na sede da OAB, com a presença de advogados e dos setores organizados da sociedade paraibana.

Segundo o governador Cássio Cunha Lima, isso só foi possível porque o governo do Estado adotou como meta de trabalho a negociação com os setores envolvidos nos conflitos de terra nos municípios da Paraíba.

"O governo que eu tenho a honra de comandar tem como meta e princípio a negociação. Fiz isso a vida inteira e tenho visto resultados muito satisfatórios", disse o governador Cássio.

O governador lembrou que em certos momentos da administração não se pode usar a força policial para cumprir a lei. "Vamos cumprir a lei sem se afastar do processo de negociação", afirmou ele.

Cássio lembrou durante o debate que o governo do Estado já assentou, em três anos e meio, mais trabalhadores do que o próprio Incra, órgão do governo federal que tem a obrigação de fazer a reforma agrária.

Empresa falida ‘vendeu’ material para Ney, Vital e Maranhão; TRE apura caso.



Uma ação de investigação eleitoral que corre no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aponta a existência de um suposto esquema que reúne numa só história o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, o senador José Maranhão, candidato ao governo, o senador Ney Suassuna, candidato derrotado ao Senado, o deputado Vital do Rego Filho, o deputado federal mais votado nestas eleições, todos do PMDB

Em 19 laudas, a ação acusa o prefeito Veneziano Vital do Rego de improbidade administrativa e os três candidatos, todos do PMDB, de adquirirem material de campanha numa empresa falida, a Flexplast Indústria e Comércio Ltda, de propriedade de Eraldo Pereira de Vasconcelos, o ‘Eraldo Boa Noite’, empresário condenado pela Justiça de Góias por corrupção ativa e ligado à ao grupo do prefeito peemedebista.

De acordo com a ação, movida pelo Partido Republicano Progressista (PRP), a Flexplast, que funcionava sob o CNPJ 02.250.540/0001-59. , teve a falência decretada no dia 21 de novembro de 2005, por decisão judicial, de acordo com ofício ofício da 6ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, da lavra do Dr. Bartolomeu Correia Lima Filho.

O problema é que o CNPJ da empresa aparece em todo material de campanha de Maranhão, Vital e Ney distribuído em Campina Grande, descumprindo, de acordo com o PRP, o artigo 102 do Código Civil, que impede a comercialização por parte de empresas falidas, e a legislação eleitoral, que exige comprovação de gastos de campanha com notas de empresas idôneas e devidamente cadastradas.

Para o PRP, a irregularidade atingiu o princípio do equilíbrio do pleito. “Os demais candidatos estão confeccionando suas propagandas com Empresas que pagam os seus impostos e estão regulares perante a Lei, arcando com os ônus pertinentes ao funcionamento legítimo, outros buscam Empresas falidas, que operam clandestinas, em espúria vantagem. Daí a profusão de publicidade eleitoral dos candidatos Ney Suassuna, José Maranhão e Vitalzinho (Vital do Rego Filho)”, diz a ação.

O deputado Vital do Rego Filho foi eleito com mais de 160 mil votos. Os adversários diziam que ele fez uma campanha para governo do estado, tamanho era o ‘fôlego’ da campanha do parlamentar.

De acordo com a ação, a construtora Montreal LTDA., de propriedade de ‘Eraldo Boa Noite’, fechou, em menos de dois anos da gestão de Veneziano Vital do Rego, contratos com a prefeitura de Campina Grande no valor total de R$ 4,2 milhões. A maioria por dispensa de licitação e cessão de serviços.

Eraldo Vasconcelos foi preso no final de agosto deste ano num Posto da Polícia Rodoviária Federal, próximo a Patos. Ele tinha mandado de prisão decretada pela Justiça goiana por falsificação de documentos e corrupção ativa. O empresário foi levado ao presídio de Patos para cumprimento da pena.

A ação revela que uma outra empresa – PLASFORT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA. – de proprieade dos filhos do empresário também foi contemplada com recursos da prefeitura de Campina Grande. O PRP pede que o prefeito seja condenado por improbidade administrativa e fique inelegível por três anos, bem como a condenação dos três candidatos por desrespeito à legislação eleitoral.



Fonte: ClickPB