­

3.30.2007

CENSO PREVIDENCIÁRIO: NOVA ETAPA CONVOCA BENEFICIÁRIOS NÃO ENCONTRADOS.

A partir do próximo dia 2 de abril, o governo federal inicia mais uma etapa do Censo Previdenciário. Nesta fase, terão seus pagamentos bloqueados os 31.041 beneficiários que não foram encontrados pelo servidor do INSS a partir das informações concedidas por seus procuradores, tutores ou curadores (representantes legais dos aposentados e pensionistas).


O Censo começou a ser realizado em outubro de 2005 e, até o momento, já atualizou o cadastro de mais de 16 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 93,5% do total.


Para regularizar o cadastro, o beneficiário ou seu representante legal deve comparecer a uma agência da Previdência munido do cartão do benefício, CPF, documento de identidade e comprovante de endereço, se possuir. Até que a nova pesquisa seja realizada, o benefício ficará bloqueado.


A intenção do INSS é coibir a manutenção de benefícios indevidos. Mas, queremos também evitar que pessoas com problemas de locomoção precisem ir até uma agência da Previdência para resolver essa questão. Por isso, pedimos que seus representantes legais atualizem essas informações, o mais rápido possível, para que possamos concluir a pesquisa e restabelecer o benefício, completa o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca. O diretor do INSS explica ainda que a Previdência dará prioridade para a comprovação das informações desses 31 mil aposentados e pensionistas, a partir do momento em que houver o comparecimento na Agência da Previdência Social para informar o endereço correto onde possa ser realizada a pesquisa.

Em 24 de fevereiro, a Previdência notificou, via edital, os beneficiários desse grupo para atualizar seus endereços. Porém, apenas 300 pessoas atenderam ao edital. Até o momento, já foram realizadas 400 mil pesquisas, de um total de 600 mil, cujo censo foi efetuado por intermédio de seus procuradores, tutores ou curadores. A maior parte dos 31.041 aposentados e pensionistas incluídos nesta etapa é do estado de São Paulo (4.543), seguida da Bahia (2.744), Minas Gerais (2.540) e Alagoas (2.492).


A lista completa pode ser acessada no site http://www.mpas.gov.br/.

DEPUTADO PETISTA VOLTA DE BRASÍLIA ENTUSIASMADO COM CONTATOS FEITOS EM BRASÍLIA.

Após dois dias de intensa atividade política na capital federal, o deputado estadual Jeová Campos (PT) retornou, no final do dia de ontem (29), à Paraíba.

O petista, que foi à Brasília para tentar articular novos projetos em prol da educação estadual, participou à tarde de uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Hadadd, ao qual expôs propostas para a consolidação do sertão paraibano como pólo de desenvolvimento, tendo como foco as áreas de educação e tecnologia.

Hoje (30), Jeová preside uma sessão itinerante da Comissão de Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, na cidade de Poço Dantas, no Alto Sertão paraibano.

Durante toda a quarta-feira (28), Jeová já havia participado de um seminário que tratou do Programa de Expansão das Universidades Federais Brasileiras, realizado na Universidade de Brasília (UnB). O encontro contou com a presença de reitores e dirigentes de instituições federais de ensino superior (Ifes) de todo o país, entre eles o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz. “Foi muito importante participar deste evento que mostrou o interesse do Governo Lula de levar às universidades até onde estão suas principais demandas, ou seja, às regiões mais isoladas e carentes e não às ilhas de prosperidade econômica e aos grandes centros”, comentou o parlamentar.

Ao término do seminário, o petista se encontrou ainda com o diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior do MEC, Mário Pederneiras, com o qual tratou sobre a autorização para funcionamento de um curso de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC), que é vinculada à Diocese de Cajazeiras. “O diretor se disponibilizou a fazer o possível para agilização desse processo”, assegurou Jeová.

3.29.2007

INDEFERIDA LIMINAR EM FAVOR DO EX-VEREADOR DIENER MARQUES.


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, INDEFERIU medida liminar requerida pelo vereador José Diener Marques, que postulava pela manutenção no cargo de vereador.

O parlamentar cajazeirense ajuizou Mandado de Segurança Preventivo perante o TRE da Paraíba, processo Nº. 475, Classe 12, contra ato do MM Exmº. Juiz da 68ª. Zona Eleitoral da Comarca de Cajazeiras, Dr. José Djacy Soares Alves, o qual teria efetuado a comunicação à Câmara Municipal de Cajazeiras sobre a suspensão dos direitos politicos do vereador, requerendo, em liminar, a anulação do ato da lavra da autoridade coatora, para permitir a sua permanência no cargo de vereador até o julgamento final da ação mandamental.

O relator do processo, Des. Abrahan Lincoln da Cunha Ramos, analisando os autos do processo, verificou que não estavam presentes um dos requisitos autorizadores da medida liminar, porquanto o direito. Por isso, a LIMINAR foi INDEFERIDA.

A decisão foi publicada no diário da justiça do Estado da Paraíba do dia 28 de março de 2007, página 07, do segundo caderno.

O MM Juiz José Djacy Soares deverá ser notificado para apresentar as informações que julgar pertinentes, depois o processo será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para emissão e paracer e depois julgado pela Corte Eleitoral.
Mais informações podem ser obtidas no Dário da Justiça do dia 28 de março de 2007, página 07, segundo caderno.

JEOVÁ INSINUA PARCIALIDADE DE MINISTRO E "DESPRESTÍGIO" DO TRE.


“Esse é um Estado Democrático de Direito ou um Estado despótico e autoritário governado pelo arbítrio?”
O questionamento foi feito pelo deputado estadual Jeová Campos (PT) que, ontem, durante sessão na Assembléia Legislativa, denunciou o que chamou de “desprestígio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB)” e as liminares que estão entravando a cassação do prefeito de São José de Piranhas, José Ferreira de Carvalho. Segundo Jeová, mesmo tendo o mandato cassado por duas vezes de forma unânime pelo TRE, Carvalho continua no cargo através de sucessivas liminares concedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em detrimento da posse legítima de Joaquim Lacerda Neto, segundo colocado nas eleições.

O deputado contou, em discurso que deverá ser remetido na íntegra para todos os ministros do TSE, que o prefeito de São José de Piranhas, afastado do cargo em 2003 por crime de peculato, por falha da lei eleitoral, se candidatou novamente e voltou ao Executivo municipal, em 2005. No ano passado, Carvalho teve o mandato mais uma vez cassado pelo TRE que, ao julgar o processo 4532 (Ação de investigação Judicial Eleitoral), afastou o prefeito por compra de votos e abuso de poder político e de autoridade.

No entanto, conforme Jeová, o ministro do TSE, José Delgado, em outubro de 2006, concedeu liminar na cautelar 2106, suspendendo a decisão da Justiça Eleitoral da Paraíba neste processo. “Já se passaram cinco meses e a cautelar não foi julgada, enquanto a famigerada liminar foi concedida na velocidade de um míssil. Que tristeza: dois pesos e duas medidas”, frisou o petista. Em fevereiro de 2007, continua ele, o TRE julgou uma Ação de Impugnação do Mandato Eletivo que determinou mais uma vez o afastamento do prefeito e, conseqüentemente, a posse de Joaquim Lacerda Neto, mas a decisão foi novamente suspensa pelo TSE.

“Para envergonhar a corte eleitoral paraibana, o mesmo ministro José Delgado, no dia 23 de março de 2007, num passo de mágica, ouvindo apenas um lado do processo, concedeu outra liminar na cautelar N° MC – 2177 até o julgamento do mérito que ele não julga e, assim, impediu, mais uma vez a posse de Joaquim Lacerda Neto”, contou Jeová.

O deputado criticou ainda a ação do ministro, que segundo ele, “não pode humilhar as decisões da Corte de justiça da Paraíba”, e encerrou o discurso lamentando a insegurança jurídica e as conseqüências negativas deste caso para o município. “A força do direito está sucumbindo diante de tanta insegurança provocada pelas sucessivas liminares impeditivas da efetivação do legítimo direito do humilde povo de São de Piranhas e de Joaquim Lacerda Neto”, concluiu o petista.


Fonte: paraiba.com

3.28.2007

Parabéns Cristiano e Tatiana!!!


Nasceu hoje (28 de março), às 6h30, na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, a pequena Camila Mangueira Lima Moura , medindo 49 centímetros e pesando 3.150 gramas. O seu nascimento foi assistido pelos médicos João Ricardo, Cristina Rolim Meira, Francisco Matias, Joab Sales e Láscio Abrantes (uma verdadeira Junta Médica!), além de uma meia dúzia de enfermeiras, ocorrendo tudo dentro da mais absoluta normalidade. A mamãe Tatyana passa bem, a irmãzinha Marina está encantada e os avós Aldeci e Cila, Adonias e Ivanicia permanecem caducando, como sempre. As titias Suiany e Cristina, pela distância, babam apenas por telefone ou internet. Quanto ao pai, Cristiano Moura... bem, mais orgulhoso impossível, afinal, pela foto, vocês podem perceber que Camila é bonitona mesmo. E Cristianho diz todo prosa: “puxa a mim, claro!!!”
O Blog parabeniza o casal e demais familiares!

NOVO RÁDIO VIVO NA ALTO PIRANHAS!!!


A Rádio Alto Piranhas acaba de confirmar a contratação de dois novos excelentes profissionais do radiojornalismo de Cajazeiras: Fabiano Gomes (esquerda) e Nilvan Ferreira (direita).
No famoso prefixo de 650khz, Rádio Alto Piranhas, a dupla sensação do radiojornalismo local será responsável a partir de agora pela apresentação do programa âncora do jornalismo RAP, o Rádio Vivo, apresentado de segunda a sextas-feiras a partir das 13h. "Na verdade será uma novo Rádio Vivo", anunciou o diretor geral daquela emissora, José Antônio de Albuquerque, que parece estar apenas iniciando uma programação de modernização física, instrumental e funcional de uma das mais tradicionais emissoras de rádio da Paraíba.

FACULDADE DE MEDICINA DA UFCG: CONTAGEM REGRESSIVA.


Há exatos sete dias do anúncio oficial de qual entre as cidades de Patos, Sousa ou Cajazeiras sediará o curso de medicina da UFCG, prestes a ser instalado, a Assembléia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial na tarde desta quarta-feira (28) para debater o assunto.
A sugestão da sessão especial para esse debate partiu da deputada estadual Francisca Mota (PMDB), com atuação centrada no município de Patos.
Presidida pelo deputado sousense Lindolfo Pires (PFL), a sessão foi, na verdade, uma sucessão de discursos em defesa deste ou daquele município interessado.
O que mais chamou a atenção dos presentes foi o fato de que, enquanto as cidades de Patos e Sousa estavam representadas por seus prefeitos, Nabor Wanderley (PMDB) e Salomão Gadelha (PMDB), além de seus deputados estaduais, Francisca Motta (PMDB), Dinaldo Wanderley (PSDB), Socorro Marques (PPS) e Antônio Mineral (PSDB),e Lindolfo Pires (PFL) e Leonardo Gadelha (PMDB), respectivamente, Cajazeiras não contou nem com a presença do prefeito Carlos Antônio (PSDB), que se fez representar pelo vereador Marcos Barros (sem partido), nem tampouco de seus dois deputados estaduais José Aldemir (PFL) e Jeová Campos (PT).

MARCOS BARROS E CARLOS RAFAEL.

Inferiorizada numericamente em termos de representação política, a cidade de Cajazeiras ainda assim não foi subrepresentada em face das felizes participações de dois de seus vereadores: Marcos Barros e Carlos Rafael (FOTO).
Estranhou-se também o fato do ex-prefeito e ex-deputado Antônio Quirino de Moura, presente à sessão, não ter utilizado a palavra para defender o pleito em favor de Cajazeiras.

FOGO CENTRADO EM BRASÍLIA.

Versões que ainda carecem de confirmação dão conta de que os deputados cajazeirenses, José Aldemir (PFL) e Jeová Campos (PT), não compareceram à sessão especial da Assembléia, em virtude de terem priorizado contatos em Brasília junto ao Ministério da Educação para tratar desse mesmo tema.
Quanto à ausência do prefeito Carlos Antônio (PSDB), segundo o vereador Marcos Barros, ele não compareceu por estar se preparando para uma viagem à China, onde buscará investimentos produtivos para Cajazeiras.

PREFEITURAS RETICENTES INSISTEM NO NEPOTISMO.


Apesar dos inúmeros apelos do Ministério Público Estadual da Paraíba, muitas são as prefeituras paraibanas que ainda insistem com a prática do nepotismo em seus quadros funcionais.
O MPE deu, por ofício, um prazo para que as prefeituras ponham fim a essa prática de empregar parentes.
E apesar delas terem se comprometido em pôr fim a essa vergonha administrativa, muitas ainda, mas muitas mesmo, continuam com parentes de prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, empregados, num verdadeiro descaso e desrespeito à orientação do Ministério Público paraibano.
Portanto, está mais do que na hora da Procuradora Geral do MPE, Janete Ismael, acionar as que insistem em descumprir a Constituição Federal, principalmente no seu artigo 37, que diz: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência."

3.27.2007

LÉO: INDEFINIÇÃO E PREJUÍZO POLÍTICO.


Não é novidade para ninguém que, unidas, as oposições no município de Cajazeiras têm muito maiores chances de vitória. Sem essa união, entretanto, o grupo situacionista liderado pelo prefeito Carlos Antônio levará clara vantagem, como demonstraram eleições passadas.

Daí porque, se pretender mesmo ser candidato e com alguma chance de se tornar prefeito o médico Léo Abreu (PMDB) terá que costurar bem costurado seus apoios e compromissos futuros. Sim porque, em política, existem duas ‘moedas de troca’ fundamentais para que os compromissos sejam selados: dinheiro e apoio político.

O primeiro, por ser mercadoria escassa hoje em dia, e também por não ser a forma de fazer política do deputado estadual Jeová Campos (PT), está descartado. Portanto, resta apenas como ‘moeda de troca’ para Léo Abreu assegurar o apoio do parlamentar petista à sua candidatura de prefeito, o apoio político. Ou seja, se o pré-candidato peemedebista desejar contar com Jeová Campos em seus palanques terá que assumir, publica e expressamente, seu apoio à sua reeleição como deputado estadual em 2010! É mais ou menos como aquela história de ‘uma mão lava a outra’, lembram?

E por que estou dizendo isso?

Porque nos últimos dias os acontecimentos políticos em Cajazeiras têm deixado no ar perspectivas que até então não existiam e, portanto, não criavam incertezas.

Um exemplo claro disso foi a demonstração de proximidade explícita entre Léo Abreu e o grupo Tavares, no encontro regional do PTB. Não que isso seja um pecado capital, até porque o PTB é da base aliada do Presidente Lula (PT), do partido de Jeová, e ao mesmo tempo oposição a Carlos Antônio no município. Contudo, há uma liderança política oposicionista com mandato hoje em Cajazeiras, que é Jeová Campos, e ela deve ser levada em consideração em todos os momentos e aspectos. Afinal, como detentor de mandato, é Jeová quem puxa o cordão da oposição no município!

Ora, o grupo Tavares tem o jovem Diego como pré-candidato a deputado estadual, o que se choca com as pretensões do parlamentar petista. É possível se acomodar os interesses conflitantes? Claro que sim. Mas é preciso que as coisas sejam postas às claras.

Ora, eleito prefeito de Cajazeiras, quem garante que o médico Léo Abreu não abandona tudo que havia sido acertado para apoiar seu pai, Antônio Vituriano, como candidato a deputado estadual? É possível superar-se isso? Claro que sim. Mas é preciso que as coisas sejam postas às claras.

São essas incertezas ou indefinições que, a meu ver, podem trazer sérios prejuízos político-eleitorais à candidatura de Léo Abreu que, se desejar continuar como candidato das oposições unidas, terá que assumir compromissos públicos e expressos com o PT. Caso contrário, vai ter contra si não só o Governo do Estado, ligado ao prefeito, mas o Governo Federal, petista de carteirinha!

S O L T A S

... Advogado militante, professor universitário e atual diretor de Centro de Ciências Jurídicas da UFCG em Sousa, Joaquim Alencar é o entrevistado deste domingo do programa TREM DAS ONZE, pela Rádio Alto Piranhas. Ele é candidato a Desembargador pelo quinto constitucional na vaga da OAB/PB.

... Não será desta vez que o presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, Marcos Barros (sem partido), assumirá a prefeitura. Afinal, o prefeito Carlos Antônio confirmou que vai sim viajar à China, mas Walter Cartaxo, o vice, fica para assumir seu lugar por 15 dias.

... O deputado estadual Jeová Campos (PT), disse em entrevista na capital paraibana que é favorável à emancipação política do distrito de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), e que vai discutir com aquela sociedade essa questão.

... A propósito, o parlamentar petista fez aprovar na Assembléia Legislativa um requerimento de sua autoria solicitando ao Governo do Estado o asfaltamento da estrada que liga Boqueirão à Br-230.

Tenho dito!

3.25.2007

CARLOS ANTÔNIO: "É CEDO PARA DEFINIR NOME!"


Entrevistado deste último domingo (25) do programa TREM DAS ONZE, o prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PSDB), disse que ainda é cedo para a definição do nome que contará com o seu apoio para a sucessão municipal do próximo ano.
Sem se fixar em ninguém especificamente, tentando demonstrar não ter predileção, por enquanto, por qualquer dos nomes comentados, o prefeito disse, contudo, que o nome escolhido vai disputar para ganhar, e que o nome que já está posto da oposição (Léo Abreu) "vai perder novamente."
Em relação ao grupo Tavares, o prefeito fez algumas ironias tipo "Edme saiu da vida pública por falta de votos", mas disse manter um bom relacionamento com o mesmo, e que aguarda com tranqüilidade a definição do grupo para a sucessão 2008.
Perguntado pela condenação imposta pelo TCU à contratação da Fundação Francisco Mascarenhas (Patos) para ministrar um curso em Cajazeiras, e pelas irregularidades constatadas na administração pela Controladoria Geral da União (CGU), o prefeito disse que não há nada que o preocupe porque, primeiro, o TCU não julga, dá parecer, e vamos recorrer à justiça desse posicionamento daquela corte e, segundo, porque o que a CGU encontro foram erros formais apenas, disse.
Instado a avaliar o nome do empresário Pedro Abrantes (Doces Patamuté) que tem sido comentado como possível candidato a prefeito, Carlos Antônio disse tratar-se de um grande empresário e homem de capacidade gerencial e administrativa compravadas. Aliás, registre-se, Pedro Abrantes (PFL) e Marcos Barros (sem partido), foram os dois únicos nomes comentados pelo chefe do executivo cajazeirense quando o assunto foi sucessão.

3.24.2007

IBAMA APROVA LICENÇA AMBILENTAL DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO.



O Ibama deu hoje sinal verde à polêmica obra de transposição do rio São Francisco, que pretende levar água a áreas do Nordeste e que mobilizou os habitantes da região que temem o possível impacto ambiental.
A licitação das obras prevê a construção de dois canais, que no total percorrerão 720 quilômetros, com um custo de cerca de US$ 3 bilhões. O objetivo do projeto é desviar água do terceiro rio mais volumoso do país para fazer frente às fortes secas no Nordeste e garantir o abastecimento de água que nem sempre chega a todas as localidades da região.
A licença ambiental recebeu o sinal verde uma semana depois de representantes de 70 organizações sociais da bacia do São Francisco acamparem durante uma semana em Brasília, para protestar contra a execução das obras. Estas organizações, que incluem associações de pescadores e agricultores, religiosas e indígenas, manifestaram-se durante toda a semana passada em Brasília, para tentar ser recebidos por representantes do Executivo, do Parlamento e do Judiciário, para expor os motivos de suas reclamações devido à transposição. Os manifestantes conseguiram reunir-se com os presidentes do Congresso e do Senado, com representantes do Supremo Tribunal Federal e com o ministro da Integração Nacional, mas não com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era o objetivo.
Segundo estas organizações, a transposição terá grave impacto na pesca e na qualidade da água do rio. Segundo cálculos oficiais, para a construção dos canais, haverá o desmatamento de uma área de 430 hectares de floresta tropical. Além disso, segundo estas associações, as obras buscam apenas o benefício dos grandes proprietários agrícolas, e não do povo.
Fonte: Terra
Nota da Redação: Diferentemente do que afirmam pseudo-ambientalistas, a obra é viável, como já foi fartamente demonstrado, e servirá de segurança hídrica para 12 milhões de pessoas que vivem no Semi-Árido Nordestino.

3.23.2007

REPRESENTANTES DO SEBRAE PARTICIPAM DE DEBATE NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DA AL.


Presidida pelo deputado estadual Jeová Campos (PT), a Comissão de Desenvolvimento da Assembléia Legislativa recebeu, anteontem (21), o superintendente e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae-PB, Júlio Rafael e Luís Alberto Amorim, respectivamente. A entidade foi a segunda a ser representada nos debates da Comissão que, segundo Jeová, pretende discutir ações e projetos que favoreçam o crescimento sócio-econômico da Paraíba com outros agentes do desenvolvimento estadual.
“Com essa iniciativa, a Assembléia sai na frente e responde a um sentimento forte que está presente hoje na sociedade de que o Brasil deve acelerar o seu processo de desenvolvimento e crescimento econômico, sem reproduzir os vícios e problemas do passado, quando cresceu muito, chegando a taxas de crescimento de 10% ao ano, mas um crescimento sustentado na desigualdade regional e social. Estão de parabéns Jeová e a Assembléia”, afirmou Júlio Rafael, antes de se ausentar do debate, no qual o Sebrae continuou sendo representado por seu diretor de Administração e Finanças.

Dando seguimento à sessão, o presidente da Comissão destacou o que considera como preocupação central para o desenvolvimento dos municípios paraibanos: as dificuldades de acesso viário. “Não é possível pensar em desenvolvimento, em um Estado que tem algumas ilhas de prosperidade (no nosso caso, a Capital), convivendo com o subdesenvolvimento e o isolamento de pequenas cidades que não dispõem sequer de uma via de acesso e, conseqüentemente, não têm infra-estrutura para crescer”, ressaltou.

Ao longo do debate, os deputados Verissinho (PMDB), Dinaldo Wanderley (PSDB), Leonardo Gadelha (PSB) e Márcio Roberto (PMDB) falaram sobre as vocações econômicas de suas regiões de origem e questionaram o diretor de Administração e Finanças do Sebrae sobre os desafios que a Paraíba hoje enfrenta para alcançar um desenvolvimento sustentável.

Geração de emprego e investimentos na educação foram algumas das problemáticas que Luís Alberto Amorim abordou, considerando um contexto onde cerca 67% da população economicamente ativa do país recebe uma remuneração inferior a três salários mínimos. “É preciso refletir muito sobre essas questões, principalmente em uma Casa como esta, que reúne representantes das mais diversas regiões do Estado. Se nós não procurarmos somar, não vamos conseguir nada”, disse.

Amorim sugeriu ainda que a Assembléia realize um debate para discutir mais profundamente a Lei Geral da Micro-Empresa que, segundo ele, trará grandes avanços na redução do peso fiscal, simplificação do processo tributário e no tocante às políticas de crédito.

Antes de terminar o debate, Jeová Campos anunciou que realizará, no próximo dia 30, a primeira sessão externa da Comissão de Desenvolvimento, no município de Poço Dantas. Na oportunidade, os parlamentares discutirão, juntamente com prefeitos das cidades circunvizinhas, melhorias para a região.

CARLOS ANTÔNIO CONFIRMADO NO TREM DAS ONZE.


Está confirmadíssima a entrevista do prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PSDB), no programa TREM DAS ONZE, neste domingo (25), da Rádio Alto Piranhas.
No dia de ontem o chefe do executivo cajazeirense entrou em entendimentos com a produção do referido programa, comunicando que preferia conceder a entrevista dos estúdios da emissora, em Cajazeiras, ao invés de João Pessoa, uma vez que o TREM DAS ONZE é apresentado concomitantemente de Cajazeiras, com o repórter Arnaldo Lima, e de João Pessoa, com os radislitas Sales Fernandes e Fernando Caldeira.
A entrevista com o prefeito cajazeirense começará pontualmente as 11h, e terá duração de duas horas, assim divididas:
das 11:00h às 11:45 h = perguntas da produção;
das 11:45h às 12:15h = perguntas dos ouvintes;
das 12:15h às 12:45h = perguntas da produção,
e os 15 minutos finais do programa ficarão para comentários do entrevistado a respeito de assuntos debatidos durante a entrevista.
O TREM DAS ONZE vai ao ar todos os domingos, pela Rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras, a partir das 11:00 horas.

É PRA VALER?


Com a cassação, novamente, do mandato do prefeito de São José de Piranhas, Zezé de Né Gomes, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aguarda-se para as próximas horas a posse do segundo mais votado nas eleições municipais daquele município em 2004, Joaquim Lacerda Neto (FOTO).
Apesar de ter sido recentemente condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa, sentença da qual recorreu, seus advogado garantem que Neto Lacerda tem plenas condiçõeos jurídicas de assumir o cargo de prefeito, o que poderá ocorrer, como dissemos, nas próximas horas desta sexta-feira(23).

É PRA VALER?


Novamente o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do prefeito de São José de Piranhas, Zezé de Né Gomes, e determinou a posse do segundo mais votado nas eleições de 2004, Joaquim Lacerda Neto.
Acontece que Neto Lacerda, como é mais conhecido, foi recentemente condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa na vez anterior que administrou aquele município, inclusive imputando-lhe o ressarcimento de aproximadamente 65 mil reais aos cofres públicos, além da perda de seus direitos políticos por cinco anos.
Os advogado de Neto Lacerda, entretanto, sustentam que ele tem plenas condições de assumir o cargo, uma vez que recorreu da sentença da Justiça Federal.

3.22.2007

OS DESAFIOS DE JEOVÁ.


Ainda que “marinheiro de primeira viagem”, o deputado Jeová Campos (PT) dá demonstrações claras de perfeita adaptação ao parlamento estadual. Nem bem terminou o segundo mês de seu primeiro mandato, e o representante petista de Cajazeiras já galgou a condição de Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Assembléia, o que não é pouca coisa. Principalmente quando, nos primeiros passos de sua presidência, realiza um amplo debate sobre investimentos do BNB na Paraíba, trazendo o superintendente daquela instituição bancária federal no Estado, Jorge Gurgel, para dentro do parlamento.
Sua desenvoltura é de tal monta que chama a atenção da imprensa estadual permanentemente, estando na mídia (rádios, TVs e jornais) de forma constante.
Bem, que Jeová está melhor do que se poderia imaginar de alguém “marinheiro de primeira viagem”, como disse, não há dúvidas.
Entretanto, isso só não lhe garante o futuro político.
Aliada à sua atuação desenvolta e reconhecida publicamente, faz-se necessário o trabalho de manutenção e ampliação de sua base eleitoral.
E como deputado de oposição a nível estadual, cabe a ele fiscalizar, propor e reivindicar. E ele tem feito isso, é preciso reconhecer. Basta que citemos requerimentos seus aprovados para asfaltamento de várias estradas na região, como a de Boqueirão de Piranhas, de Carrapateira, entre outras.
Mas ainda não basta para quem quer prosseguir um trabalho político futuro.
Como deputado de governo a nível federal, tem Jeová a missão de utilizar seu mandato de representante do PT na região sertaneja para abrir portas em Brasília para prefeitos e lideranças políticas, buscando ampliar a votação nos municípios de sua atuação e, tanto quanto possível, aumentar sua penetração eleitoral em outras cidades.
Assim, fiscalizando, propondo e reivindicando a nível estadual, e buscando recursos, obras e convênios para municípios a nível federal, Jeová estará dando grandes passos na manutenção dessa representação popular na Assembléia Legislativa, quando não galgando novos patamares na vida pública.
No caso específico de Cajazeiras, município base de sua atuação e seu maior colégio eleitoral, tanto que ele é majoritário nesta cidade, penso que o parlamentar petista deva investir na agregação de valores à sua condição de líder político oposicionista buscando entendimentos eleitorais com o PTB local, partido da base aliada do Presidente Lula, e igualmente oposicionista a nível municipal.
De outro lado, sua imersão completa em questões como luta pela faculdade de medicina da UFCG, luta pela faculdade de Direito da Fafic, luta junto ao Ministério da Saúde pela melhoria do HRC, e luta junto ao Ministério da Integração Nacional em defesa da manutenção do traçado original da transposição do São Francisco, que nos beneficia, é fundamental para dar forma de ação e visão a esse mandato.
Enfim, o deputado Jeová Campos começa bem, mas tem muitos desafios pela frente a vencer!

S O L T A S

... O ex-prefeito de Bernardino Batista, Assis Gomes, parece mesmo decidido a disputar a Prefeitura de Triunfo no próximo ano, e diz contar com o apoio de Damísio Mangueira, atual prefeito.

... É bom os líderes políticos de Boqueirão de Piranhas irem se preparando: o debate sobre emancipação de distritos está sendo retomado e pode ser a vez de Engenheiro Ávidos.

... O consumo de energia na Paraíba entre os anos de 2002 e 2006 cresceu 28,8%, enquanto no Nordeste cresceu 25,1% e no Brasil 18,5%. Significa que a economia da Paraíba cresceu mais que a média nordestina e nacional. Ponto para o governo Cássio!

... Fala-se que o empresário Pedro Abrantes (Doces e Fiação Patamuté) foi picado pela mosca azul e está muito interessado em disputar mandato eletivo no próximo ano em Cajazeiras. E dizem que conta com apoio do senador Efraim Morais (PFL).

... Quem também age silenciosamente olhando para 2008 e 2010 é o empresário Deca (Atacadão Rio do Peixe).

3.21.2007

EX-PREFEITO É CONDENADO E TERÁ QUE DE VOLVER MAIS DE 600 MIL REAIS, EM CAJAZEIRAS.



O ex-prefeito de Cajazeiras, Epitácio Leite Rolim, hoje filiado ao PC do B, foi condenado pela justiça local, num processo de improbidade administrativa, movido pelo Ministério Público, depois de denúncia feita pelo vereador Severino Dantas, do Partido dos Trabalhadores.
A sentença da justiça de Cajazeiras foi assinada pelo Juiz da 4ª Vara, Dr. Edvan Rodrigues, prolatada na última sexta-feira e publicada no dia de ontem, terça-feira, dia 20.
Epitácio Leite Rolim foi condenado pelo crime de improbidade administrativa e terá que devolver, segundo a sentença, a bagatela de mais de seiscentos mil reais aos cofres públicos do município de Cajazeiras, devido, segundo a decisão do magistrado, o ex-prefeito ter realizado a contratação irregular de prestação de serviços de publicidade, durante a sua gestão, compreendida entre janeiro de 1997 a dezembro de 2000.
A decisão do juiz local foi mais além nas punições ao ex-prefeito Epitácio Leite Rolim. Além de ter que devolver todo o dinheiro pago às emissoras de rádio de Cajazeiras durante a sua gestão, ele, Epitácio, está impedido de contratar com o serviço público durante os próximos cinco anos, além de também não ter o direito de receber incentivos fiscais e creditícios, junto ao sistema financeiro pelo mesmo período ao qual se refere à sentença.
A decisão do Dr. Edvan Rodrigues não suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito cajazeirense.
Epitácio Leite Rolim ainda poderá recorrer da decisão, junto ao Tribunal de Justiça do estado da Paraíba.
FONTE: nilvanferreira.com

TCU CONDENA PREFEITO DE CAJAZEIRAS A DEVOLVER R$ 586 MIL.



O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas de Carlos Antônio Araújo de Oliveira, prefeito de Cajazeiras, e o condenou, solidariamente com a Fundação Francisco Mascarenhas, ao pagamento de R$ 586.807,07, valor atualizado, por irregularidades na aplicação de parte dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a realização de cursos de formação de professores do ensino fundamental.

O tribunal identificou falhas como a contratação direta da entidade, diferença entre o número de professores previsto no contrato e o número efetivamente inscrito, indefinição quanto aos critérios de alocação dos recursos, não comprovação da aplicação do valor total da verba e execução parcial do contrato, embora a contratada tenha recebido o valor integral.

O prefeito e a Fundação Francisco Mascarenhas também foram multados individualmente em R$ 10 mil e terão 15 dias para comprovar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional e do FNDE. A cobrança judicial foi autorizada. Cabe recurso da decisão.
Cópia da documentação foi enviada ao Ministério Público da União para as providências cabíveis. O ministro Benjamin Zymler foi o relator do processo.
FONTE: paraiba.com

3.20.2007

CARLOS ANTÕNIO DOMINGO NO TREM DAS ONZE!!!


O Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio Araújo de Oliveira (PSDB), será o entrevistado do próximo domingo do programa político de maior audiência da radiofonia sertaneja, o TREM DAS ONZE.
Apresentado semanalmente aos domingos a partir de 11 horas pela Rádio Alto Piranhas, e comandado pelos radialistas Arnaldo Lima, Sales Fernandes e Fernando Caldeira, o TREM DAS ONZE já é uma tradição no rádio paraibano não só pela larga audiência que conquistou ao longo dos tempos, mas também por ser um programa de mais de trinta anos no ar.
PAUTA DA ENTREVISTA
Programa livre, democrático e sem rabo preso com ninguém, vários serão os assuntos a serem abordados na entrevista do próximo domingo mas, com toda certeza, temas como a denúncia da Controladoria Geral da União (CGU) em relação à Prefeitura Municipal, as questões envolvendo o Hospital Regional, a sucessão municipal do próximo ano, o distanciamento político entre Carlos Antônio e Chico Araújo, entre outros, marcarão presença nas duas horas de entrevista.
ENTREVISTA DIRETO DE JOÃO PESSOA
A entrevista do Prefeito Carlos Antônio será prestada diretamente de João Pessoa, mais especificamente do Cabo Blanco Café e Drinks (Centro Turístico Tambaú), mas interagindo com o estúdio da RAP em Cajazeiras, onde fica o repórter Arnaldo Lima.
Os ouvintes, como sempre, poderão participar pelo telefone 35311535.

LÉO ADMITE ALIANÇA COM OS TAVARES EM 2008.



O ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), admitiu uma aliança em 2008 com o grupo Tavares visando a formação de chapa e cogitou amplas possibilidades que poderiam embasar uma coalizão das forças oposicionistas da cidade.
Ele disse em entrevista que a união dos blocos da Oposição pode acontecer a partir de entendimentos do deputado estadual Jeová Campos (PT) com o ex-deputado federal Edme Tavares (PTB), onde ambos poderiam indicar o vice, ressaltando, no entanto, que o seu nome está sacramentado como candidato a prefeito.“Mas existem várias possibilidades. Diego estadual e Jeová federal e um dos dois indicar o vice. Ou Jeová estadual e Edme para federal. Tem várias possibilidades. Mas ninguém tá fechando questão, nem batendo o pé ainda”, revelou o médico cajazeirense.
Sobre o convite do deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB, Léo Abreu descartou sua saída do PSB e afirmou que permanecerá firme no Partido Socialista Brasileiro.
Fonte: portalnoticia e redação

3.19.2007

ENCONTRO DO PTB: EPITÁCIO ROLIM E ZARINHA!


HUmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !!!

ENCONTRO DO PTB: ANT. RICARDO (PSDB) E EPITÁCIO ROLIM (PC do B)!

HUmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!

ENCONTRO DO PTB: ALEGRIA, ALEGRIA!!!


MARCOS BARROS FALA NO PL, MAS AINDA NÃO DEFINIU NOVO PARTIDO POLÍTICO.


O Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Marcos Barros (sem partido), ainda não definiu em qual legenda irá se filiar, depois de decidir deixar o PTB que foi entregue ao grupo Tavares (Reginaldo, Edme e Diego) pelo novo Presidente Estadual do partido, deputado federal Armando Abílio.
Foi o que ele próprio revelou em entrevista no último domingo (18) ao programa TREM DAS ONZE, da Rádio Alto Piranhas.
Sempre solícito e sem dexiar pergunta sem resposta, característica sua, Marcos Barros confirmou que foi convidado pelo deputado federal Wellington Roberto, Presidente Estadual do Partido Liberal na Paraíba, para ingressar na legenda, mas que ainda está consultando seus amigos e eleitores para definir seu futuro partidário.
Em relação ao PTB de Cajazeiras, ele disse estar tendo dificuldade de entregar a comunicação de desfiliação partidária ao novo Presidente do partido no município, Edme Tavares, "porque simplesmente o novo Presidente não tem domicílio na cidade", ironizou ele em relação ao fato de Edme residir em Brasília.
FIM DA BRIGA
No melhor estilo 'Lulinha Paz e Amor', Marcos Barros fez questão de registrar a presença nos estúdios da Rádio Alto Piranhas do atual Secretário de Planejamento da Prefeitura, Adjamilton Pereira (PFL), dizendo que os desentendimentos ocorridos entre eles é coisa do passado, e que ambos estão unidos na defesa dos interesses de Cajazeiras. Foi quando o repórter Fernando Caldeira, por muitos considerado indiscreto, quis saber se com as pazes seladas entre ele e Adjamilton, o radialista Jarismar Pereira, irmão de Adjamilton e uma das vítimas políticas dos desentendimentos entre ambos, no passado, poderia reassumir a chefia da sucursal do jornal A União em Cajazeiras: "por mim não há problema algum, até porque sou amigo de Jarismar, fomos criados na mesma rua, e não temos qualquer problema", revelou o vereador, para um olhar esbugalhado de outro radialista, Fabiano Gomes, atual ocupante do cargo, que se fazia presente ao estúdio da emissora.

A. ABÍLIO: "ENCONTRO DE CAJAZEIRAS FOI UM SUCESSO!"


O deputado federal e presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Paraíba, Armando Abílio, revelou-se completamente satisfeito com o encontro regional que o partido realizou neste último final-de-semana, em Cajazeiras.
Segundo ele, a organização do encontro, os contatos políticos mantidos e a presença do público foram excepcionais.
Armando Abílio também se disse satisfeito com as presenças do senador cajazeirense João Vicente Claudino (PTB-PI), do deputado federal e cantor Frank Aguiar, que fez um show após o encontro, e com as filiações de Edme, Reginaldo e Diego Tavares à legenda.
No contato pessoal com a reportagem na manhã desta segunda-feira (19), Abílio confirmou ter formulado convite ao ex-prefeito Epitácio Rolim (PC do B) e ao médico Léo Abreu (PMDB) para que também se filiem ao PTB. "Afinal de contas o PTB vai ter candidato a prefeito na maior parte dos municípios da Paraíba", afirmou.

3.17.2007

DEP. JEOVÁ CUMPRE PROMESSA DE AMPLIAR DEBATES NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DA AL.


Conforme havia prometido ao assumir o comando da Comissão de Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, o deputado petista Jeová Campos já começou a ampliar o debate sobre o tema com os principais agentes da economia estadual.
Tanto que a segunda reunião da Comissão, realizada no último dia 14, já contou com a participação do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jorge Gurgel de Souza que, na ocasião, explanou sobre as linhas de atuação e as modalidades de financiamentos oferecidas pela instituição.

“Foi uma grande satisfação receber o superintendente da Caixa para o primeiro debate da Comissão nesta Casa. Acredito que esta tenha sido uma oportunidade importante de ver o que o banco está desenvolvendo no Estado, especialmente, no tocante aos recursos liberados pelo Governo do Federal para a promoção de ações nas áreas de habitação e cidadania”, avaliou Jeová, acrescentando que sua intenção é trazer outros agentes financeiros e entidades ligadas ao setor produtivo para debater propostas de desenvolvimento para a Paraíba, desde o alto Sertão até a Capital.

Ao iniciar sua explanação, Jorge Gurgel de Souza parabenizou a iniciativa da Comissão em trazer diferentes setores para debater o assunto. “É importante saber o que cada segmento está desenvolvendo”, disse. Segundo ele, a CEF atua nos 223 municípios paraibanos e contribuiu com mais de R$ 3,5 bilhões de recursos alocados no Estado em 2006. Deste montante, R$ 326.393.000 foram destinados aos programas de Transferência de Renda como o Bolsa Família, criado pelo Governo Lula, cuja atuação foi elogiada pelo superintendente.

Ele explicou ainda a participação da Paraíba na divisão da receita disponibilizada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Só na primeira seleção dos projetos, serão destinados mais R$ 154 milhões ao Estado”, contou Souza, acrescentando que já há previsão de uma nova seleção para julho.

O debate, que foi secretariado pelo deputado Dunga Júnior (PTB), registrou ainda a presença dos deputados Rodrigo Soares (PT), Arnaldo Monteiro (PFL), Ivaldo Moraes (PMDB), Guilherme Almeida (PSB), Fabiano Lucena (PSDB) e Biu Fernandes (PFL), que aproveitaram o momento para comentar e tirar dúvidas sobre a atuação da CEF no Estado.

3.16.2007

ENCONTRO REGIONAL DO PTB SERÁ AMANHÃ NA AABB, EM CAJAZEIRAS.



Com as presenças confirmadas do senador João Vicente Claudino, dos deputados federais Frank Aguiar, José Múcio, Arnon Bezerra, Paes Landim e outras lideranças do estado e do País, o encontro regional do PTB está será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Cajazeiras neste sábado (17).
Com início previsto para as 10:00 h, o encontro servirá também para oficializar as filiações de Edme Tavares, Diego Tavares, Carlos Rafael, Evangelista e outros lideres políticos.
O deputado federal Armando Abilio (FOTO) está entusiasmado e garante que o evento será um sucesso.
A festa política terá a animação do cantor e deputado Frank Aguiar e da banda prata da casa os Quentes do Forró.
Fonte: CZN e redação.

DISCURSO DE FERNANDO COLLOR.

NESTE DOMINGO, DIA 18, O PROGRAMA TREM DAS ONZE, DA RÁDIO ALTO PIRANHAS,

ALÉM DA ENTREVISTA AO VIVO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE

CAJAZEIRAS, MARCOS BARROS, APRESENTARÁ, COM EXCLUSIVIDADE, O 1º DISCURSO

DO SENADOR DE ALAGOAS E EX-PRESIDENTE DO BRASIL, FERNANDO COLLOR DE

MELLO.

UMA AULA DE RETÓRICA E DE DIREITO PÚBLICO.

VALE A PENA CONFERIR!

TREM DAS ONZE, DOMINGO, 11 HORAS, NA RÁDIO ALTO PIRANHAS, DE CAJAZEIRAS.

DE MÃOS DADAS!


Não se espera dos protagonistas da vida pública cajazeirense que estejam juntos no café, no almoço e na janta.
Não se espera deles que vivam eternamente sorrindo um para o outro, como se fossem antigos aliados.
Não se espera de Carlos Antônio, de Jeová Campos, de José Aldemir, de Wellington Roberto e de Wilson Santiago, só para citar estes, que se despojem de suas convicções em favor um do outro. Não! É se exigir o que não é razoável exigir-se.
Entretanto, mesmo sendo eles políticos antagônicos em termos de posicionamento partidário-ideológico, é razoável sim deles se esperar a “união por Cajazeiras.” Afinal de contas, todos indistintamente, uns mais outros menos, além de outros que não citei, foram votados pelo povo cajazeirense.
Ora, esses votos comuns da mesma cidade têm, em comum, o desejo de que trabalhem pelo município e sua gente.
De tal forma que, se não é razoável esperar deles gestos de despojamento político-eleitoral, acredito que a “união por Cajazeiras” é politicamente viável, eticamente cabível e socialmente justa.
Ora meus amigos, não foi uma só vez que ouvi do deputado estadual Jeová Campos (PT) que ele está à disposição do prefeito e dos colegas deputados para ir à Brasília, onde seu partido está no poder, para reivindicar em favor de Cajazeiras.
Quero acreditar que, da mesma forma, José Aldemir (PFL) e Wellington Roberto (PL), cujos partidos estão no poder estadual, não se furtam a também se dispor fazer o mesmo em relação ao Palácio da Redenção.
Não consigo imaginar como não unir Jeová (PT), Santiago (PMDB) e Wellington (PL) nas reivindicações por Cajazeiras ao lado do deputado José Aldemir (PFL) e do prefeito Carlos Antônio (PFL), havendo disposição de luta em favor do bem comum!
Já imaginaram um prefeito de uma das maiores cidades da Paraíba chegando para uma audiência com um Ministro em Brasília acompanhado de dois deputados estaduais do PT e do PFL, e ainda de mais dois deputados federais do PL e do PMDB, que impressão não causará?
No mínimo, o Ministro vai entender que os políticos desse lugar, que bem poderia chamar-se Passárgada, de Manuel Bandeira, estão acima, bem acima das questiúnculas politiqueiras com que geralmente se debatem nossos homens públicos.
Agora imaginem só Carlos Antônio (PFL), Jeová Campos (PT), José Aldemir (PFL), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (PMDB) entrando juntos no Palácio da Redenção para uma audiência com o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), cujo tema fosse Cajazeiras! O que não conseguiríamos?
Já diz o adágio popular que a união faz a força. Aliás, a própria eleição desses senhores representa a união de vontades populares. Eles não são fruto de individualismo, da divisão ou do separatismo. Ao contrário! De forma que se eles são a encarnação política de vontades coletivas, é plausível que deles se espere empenho coletivo em favor da coletividade.
Motivos para isso, não faltam: Hospital Regional, Açude Almas, estrada de Boqueirão, faculdade de medicina, etc, etc, etc.
Estamos esperando senhores!


S O L T A S

... De parabéns a Prefeitura Municipal de Cajazeiras que conseguiu a verba em Brasília e reformou o calçadão da Tenente Sabino, no centro da cidade, com contra-partida do erário municipal. Ficou bonito!

... Pergunta que não quer calar: por que enquanto o orçamento anual para o Hospital Regional de Cajazeiras é de aproximadamente 2 milhões de reais, o do Hospital Regional de Sousa é de aproximadamente 4 milhões?

... Por que a irrigação em Cajazeiras é tão incipiente se o município é lastreado por grandes açudes como Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz? Água não falta. O que falta?

... Neste domingo o entrevistado do programa TREM DAS ONZE, da Rádio Alto Piranhas, é o presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Marcos Barros.
... O programa também apresentará, com exclusividade, o discurso do senador e ex-Presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Tenho dito!

3.15.2007

TRIBUNAL DE CONTAS MANDA EX-PREFEITO DEVOLVER 1,5 MILHÃO DE REAIS.



O ex-prefeito de Monte Horebe, José Elosman Pedrosa, Pretinho, deve devolver aos cofres do município recursos da ordem de R$ 1.598.784,74, conforme decisão do Tribunal de Contas do Estado, por quem ele teve as contas de 2003 desaprovadas na sessão plenária desta quarta-feira , 14.
A Corte acompanhou, por unanimidade, a proposta do relator do processo, Antonio Cláudio Silva Santos, para quem o ex-prefeito não comprovou, com qualquer documento, os gastos gerais do município, mesmo os atinentes à folha de pessoal, aquisição e distribuição de medicamentos, merenda escolar, óleo diesel e serviços jurídicos. Ele também não promoveu licitações públicas necessárias, nem atendeu aos limites constitucionais de aplicação em saúde e educação.
“Esse administrador pôs na lata de lixo toda uma execução orçamentária. São aberrantes as irregularidades aqui expostas”, comentou o conselheiro Marcos Ubiratan. José Esloman pode se livrar da imputação se, em grau de recurso, apresentar a documentação exigida.

3.14.2007

UEPB JUSTA.

Noticiam os jornais que a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai instituir cotas no seu exame vestibular.

Mas, diferentemente das Universidades que têm cotas para negros, a UEPB vai destinar 50% de suas vagas para alunos egressos da escola pública. E, para mim, esse sistema será muito mais justo e solidário.

Afinal de contas, as universidades públicas existem, em tese, para todos os que nela se habilitam através do respectivo vestibular.

Porém, por serem públicas e gratuitas, ou seja, mantidas com os impostos que o povo paga, deveriam elas se destinar aos alunos egressos das escolas também públicas, que são os que não têm condições financeiras de pagar uma escola e uma universidade ou faculdade particular, que são os filhos do próprio povo.

Assim, tornar-se-á menos dramático o cenário hoje vivido na educação pública e gratuita brasileira de terceiro grau: os filhos dos ricos tomando praticamente todas as vagas nela existentes.

A decisão da UEPB é, portanto, a nosso ver, mais coerente com o espírito de justiça que se quer dar à instituição de cotas. Até porque, a histórica discriminação dos negros na vida brasileira se deu por, igualmente a tantos brancos, os negros estarem na escala econômico-social considerada de pobres.

Quer dizer, quando se institui cotas exclusivamente para negros, se está a discriminar brancos que se encontram na mesma condição econômica deles e, assim, praticamente impedidos de ingressarem na universidade pública.

Pela regra utilizada pela UEPB, amplia-se o leque de oportunidades não pela cor da pele, mas pela condição econômica, o que nos parece, repito, muito mais coerente.

Até porque os que têm ocupado as vagas que deveriam ser dos filhos do povo não estão lá porque são brancos, amarelos, vermelhos, ou porque deixam de ser negros. Estão lá porque são filhos de pais economicamente estáveis e, nessa condição, não precisam, como os filhos do povo, trabalhar para ajudar no sustento da família, e portanto se dedicam integralmente aos estudos chegando mais preparados no exame vestibular do que aqueles.

A instituição de cotas da UEPB, nestes termos, dá exemplo.

Tomara que faça escola!


S O L T A S

... Enquanto não decide se renuncia à Câmara Municipal para assumir a vaga de Carlos Batinga na Assembléia Legislativa, a vereadora Nadja Palitot (PSB) vai experimentando o gosto de ser a mulher mais pautada nas redações de jornais, rádios e TVs da Paraíba.

... Seja qual for a decisão da vereadora pessoense, quem sai vencedor é o prefeito Ricardo Coutinho. Afinal, se Nadja renunciar à Câmara, o prefeito aumenta sua bancada com a posse de Watteau Rodrigues; se ela não renunciar, o prefeito ganha Alexandre Urquiza como deputado.

... O deputado Ricardo Barbosa (PSDB), líder do governo na Assembléia, tem se mostrado hábil na condução de votações de interesse do executivo. Sua atuação cala os céticos que o tinham como meramente ‘explosivo.’

... Quem também dá mostras de total adaptação às coisas do parlamento é o deputado Jeová Campos (PT). Aliás, fazendo inveja a veteranos!

... Duas vezes o TRE/Pb cassou, por unanimidade, o prefeito de São José de Piranhas, Zezé de Né Gomes, e empossou Neto Lacerda como novo prefeito. Duas vezes o TSE, por liminar, desfez o que o TRE decidiu e fez voltar Zezé como prefeito. Pergunta: quando termina essa novela?

Tenho dito!

ESTÁDIO HIGINO PIRES SERÁ LEILOADO DIA 20 DE ABRIL.

O Diário da Justiça, desta terça-feira, dia 13, traz uma notícia triste para Cajazeiras, especialmente para os amantes do futebol: o edital de leilão do Estádio Higino Pires Ferreira.


A Justiça condenou o Atlético de Cajazeiras a pagar dívida resultante de impostos ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O Estádio, que deu tantas alegrias ao torcedor do Trovão Azul do Sertão, será leiloado no próximo dia 20 de abril, às 9h40, no Fórum de Cajazeiras, por preço inicial de 200 mil reais. A publicação do Edital de Praça e Leilões foi determinada pelo juiz da 4ª Vara, de Cajazeiras, Edvan Rodrigues Alexandre.


O leilão é resultado de uma Ação de Execução Fiscal, proposta pelo INSS contra o Atlético Cajazeirense de Desporto, contida no Processo 01319950002157. Caso não ocorra nenhum lance que chegue ao valor da avaliação, o juiz designou o dia 30 de abril como nova data para o leilão. Nessa ocasião, o estádio será entregue a quem oferecer a melhor proposta.


Confira a publicação na íntegra:


COMARCA DE CAJAZEIRAS. 4A. VARA. EDITAL DE PRAÇA E LEILÕES.


Processo:01319950002157 Acao:EXECUÇÃO FISCAL.


O MM. Juiz de Direito da vara supra, em virtude da lei, etc. FAZ SABER A todos quanto o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que por este Juizo e Cartório do 4 Oficio da Comarca de Cajazeiras, processam-se os autos da Ação de Execução Fiscal supra movida pelo INSS contra ATLÉTICO CAJAZEIRENSE DE DESPORTOS DA n. 31.560.986-9, que no dia 20 de abril de 2007, pelas 09:40h, no átrio do fórum local, o Oficial de Justica, na qualidade de porteiro dos auditorios, trará a público pregão de venda em hasta publica, o(s) bem(s) penhorado(s) da parte executada, constantedo seguinte: O Estadio de Futebol Higino Pires Ferreira, localizado a rua Barão do Rio Branco, centro, Cajazeiras-PB, avaliado em R$ 200.000,00 (duzentos milreais). O(s) bem(ns) encontra(m)-se em poder do executado. Caso nao haja lance superior a avaliacao, seguir-se-á sua venda, a quem mais oferecer, em segunda praça, que fica desde logo designada para o dia 30 de abril de 2007, pelas 09:40h, no mesmo local.


E para que ninguém possa alegar ignorância, mandou o MM. Juiz publicar o presente edital que será afixado no átrio do fórum e publicado no Diario da Justica.


Ficam intimadas as partes da designacão supra, caso nao sejam localizadas para as intimações pessoais.


Dado e passado nesta cidade e Comarca de Cajazeiras, quinta-feira, 8 de marco de 2007, Eu, (a) Maria doSocorro Bezerra, Técnica Judiciária, digitei e subscrevi.(a) Edivan Rodrigues Alexandre, Juiz de Direito.

3.13.2007

TCE JULGA CONTAS DE NOVE PREFEITURAS.


O Tribunal de Contas do Estado vai julgar, na sessão plenária desta quarta-feira (14), as contas de 2005 dos prefeitos de Caiçara (Hugo Lisboa Alves), Serra Branca (Luiz José Mamede de Lima), Salgado de São Félix (Apolinário dos Anjos Neto), Nazarezinho (Antonio Ribeiro Filho), Jericó (Rinaldo de Oliveira Souza) e Mãe D’água (Péricles Viana de Oliveira).
Também serão verificadas pela Corte as contas de 2002 do prefeito de São José de Caiana (Gildivan Lopes da Silva) e as do ex-prefeito de Monte Horebe (José Elosman Pedrosa), exercício de 2003, neste último caso.

A pauta de julgamentos também contém as contas apresentadas pelas Mesas das Câmaras Municipais de Santa Rita, Caturité e Curral Velho, as duas primeiras correspondentes ao exercício de 2005 e, a última, ao de 2004.

Integram a mesma pauta as prestações de contas de dois órgãos da administração indireta do Estado: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Fain), processos correspondentes aos exercícios de 2004, no primeiro caso, e 2003, no segundo.

PATOS, SOUSA OU CAJAZEIRAS? ATÉ FINAL DO MÊS UFCG DECIDE QUAL CIDADE RECEBE O CURSO DE MEDICINA.


A possibilidade de instalação de um curso de Medicina no Alto-Sertão, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), levantada há cerca de um ano e meio, despertou a atenção de três municípios: Sousa, Patos e Cajazeiras. Um dos três será contemplado, e o parecer da comissão encarregada de analisar as possibilidades de cada cidade deve ficar pronto até o final deste mês.
Segundo a presidente da comissão, a professora doutora Vilma Lúcia Fonseca Mendoza, “essas três cidades se candidataram para receber o novo curso”, e estão sendo avaliadas de acordo com três critérios, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): capacidade de atenção à saúde, de suportar um curso de medicina; aspectos estruturais, e critérios político-pedagógicos.
Trata-se de uma comissão consultiva, que deverá apresentar um relatório ao reitor Thompson Fernandes Mariz, que por sua vez contará com um Pleno da Universidade para tomar a decisão final.
Além da professora Vilma, fazem parte da comissão os professores Valderízio Feijó, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o professor Eurípedes Soares, da Universidade Federal do Piauí( UFPI).
Benefícios
Segundo o professor Paulo de Freitas Monteiro, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG, a necessidade de expansão da UFCG vem de encontro a uma determinação do governo federal, de expandir e unificar o ensino no País. A região contemplada certamente será beneficiada “com a melhoria dos seus índices sociais”, afirma o professor, lembrando que o maior ganho é social.
Em 58% dos municípios da Paraíba é pequeno o percentual de jovens que conseguem ingressar num curso superior, o que mostra a necessidade de interiorização do ensino público. Uma iniciativa que além de beneficiar os jovens da região, acaba beneficiando todos os seus moradores. No caso de um curso de medicina, ainda existe um diferencial, uma vez que a sua implantação acaba contribuindo para ampliar e melhorar toda o sistema de saúde do município.
Lilla Ferreira ClickPB

OBRAS DE ASFALTAMENTO NO SERTÃO FORAM APROVADAS NA AL E ESPERAM RESPOSTA DO GOVERNADOR.


O acesso às cidades de Carrapateira, Poço José de Moura e ao Distrito de Engenheiro Ávidos, que fica nas proximidades de Cajazeiras, poderá ser facilitado caso o Governo Estadual atenda a três requerimentos de autoria dos deputados petistas Jeová Campos e Rodrigo Soares, aprovados em Plenário na Assembléia Legislativa. As proposituras dos parlamentares, que apelam pela execução de obras de asfaltamento nas vias de acesso aos municípios, foram remetidas em forma de ofícios para análise do governador Cássio Cunha Lima, desde os dias 27 e 28 de fevereiro.
Conforme os requerimentos, as melhorias deverão contemplar, aproximadamente, 79 Km compreendidos por três estradas que ligam, respectivamente: Carrapateira a São José de Piranhas; Poço José de Moura à Estância Termal de Brejo das Freiras; e BR 230 ao Distrito de Engenheiro Ávidos. A ação beneficiaria diretamente cerca de 10 mil pessoas, já que segundo informações do IBGE, os municípios de Carrapateira e Poço José de Moura tinham, em 2005, uma população de 5.493 mil habitantes. Quanto ao distrito cajazeirense beneficiado, estima-se que, atualmente, tenha em torno de quatro mil pessoas.
“Espero que o Governo atenda às solicitações independentemente do fato de eles serem de iniciativa de deputados governistas ou de oposição. Afinal de contas, o Estado é de todos e não de quem apóia a linha política do governador. Além disso, a população está muito sofrida com a omissão do Executivo com relação à efetivação destas obras”, afirmou Jeová Campos.
Segundo Jeová, a implementação das melhorias possibilitará a inclusão efetiva destas pequenas cidades no mapa do desenvolvimento da Paraíba. Isto porque a ausência do asfaltamento, que nos períodos de seca traz problemas no deslocamento por conta dos buracos e da poeira, é agravada durante os meses de inverno, quando as chuvas alagam as estradas, que ficam praticamente intransitáveis, agravando os problemas sócio-econômicos das localidades.
Um dos setores mais afetados pelas más condições de acesso, segundo o deputado, é o da saúde, já que “o isolamento, além de dificultar o atendimento, principalmente, nos casos de emergência como os partos mais delicados onde mãe e filho são postos em risco, faz com que as cidades percam a oportunidade de dispor dos serviços de profissionais liberais como médicos ou odontólogos de outras localidades”.
No âmbito comercial, o mau estado das estradas também representa um atraso para o desenvolvimento das cidades haja vista que, conforme Jeová, a maioria das empresas não têm interesse de levar seus serviços e produtos, dado o alto custo do transporte nessas condições. “Se a localidade é alçada à condição de município, é preciso que se dê qualidade infra-estrutural para o seu desenvolvimento e isso inclui a questão dos acessos”, lembra o deputado.

PREFEITO FAZ ACORDO COM A JUSTIÇA PARA RECEBER O PRÓPRIO SALÁRIO.

No sertão da Paraíba, em várias cidades da região de Sousa é comum nas conversas de esquina atribuir todo episódio bizarro, pitoresco ao município de Lastro. Entretanto um fato envolvendo o prefeito lastrense, José Vivaldo Diniz, pareceu cômico, mas se tornou sério verdadeiro.

Eis dos fatos:

Atualmente José Vivaldo Diniz é prefeito do Lastro, porém no último mandato exercia o cargo de vice-prefeito do médico Erasmo Quintino de Abrantes Filho. Passados alguns anos da administração Erasmo, Vivaldo rompeu e depois de algum tempo, o prefeito deixou de efetuar o pagamento do vice-prefeito.

Sem receber seus vencimentos, Vivaldo Diniz ingressou com uma ação na justiça do trabalho para cobrar o dinheiro devido pela prefeitura.

Com o passar do tempo, algumas audiências foram realizadas e o mesmo tempo reservou ao eleitor escolher o ex-vice como prefeito da cidade. Em 1º de janeiro de 2005, José Vivaldo assumiu o Poder Executivo lastrense e, assumia consigo a dívida dos seus salários deixada pelo ex-prefeito Erasmo Abrantes Filho.

Passados dois anos e dois meses de sua administração, o prefeito é convocado para uma audiência final acerca do caso.
Numa das salas da Vara do Trabalho da cidade de Sousa, deveriam sentar-se reclamante e reclamado, contudo uma só pessoa representava as duas partes: advinha quem? Resposta! José Vivaldo Diniz.

A magistrada que presidiu a audiência quando pediu a presença do reclamante, ficou surpresa ao solicitar de um oficial de justiça que trouxesse a parte reclamada. Vivaldo diante da juíza, disse: Doutora, eu sou também o reclamado.

Com ar de riso, a ilustre magistrada deu seqüência ao feito jurídico. E falou: então vamos começar a encontrar uma solução sobre o valor da causa que era de R$ 17.000,00.

Para surpresa de todos os presentes, o reclamado (Vivaldo prefeito) disparou: doutora, a prefeitura não tem condições de pagar este valor. A frase arrancou risos “das partes”. E a meritíssima perguntou: mas o reclamante (Vivaldo ex vice-prefeito) quer receber. E o reclamado (Vivaldo prefeito) voltou a falar: eu proponho ao reclamante (Vivaldo ex vice-prefeito) um acordo.

Sem ter como perguntar a parte reclamante se aceitaria ou não o acordo, a juíza trabalhista se viu diante de uma situação de ela ter que aceitar a proposta de acordo, e, qual foi, para mais um momento de surpresa e risos? Vivaldo disse que só poderia pagar seus salários de forma parcelada e em dez prestações.

Final da estória? Não! A magistrada fez um último pedido ao reclamado (Vivaldo prefeito) para os últimos risos da audiência: "senhor prefeito, espero que como gestor não atrase nenhuma das parcelas acordadas nesta instância de justiça trabalhista ao reclamante" (Vivaldo ex vice-prefeito).

Fonte: Levi Dantas

3.10.2007

UM NOVO CALÇADÃO DA TENENTE SABINO.

Tradicional centro comercial da cidade de Cajazeiras, o calçadão da Rua Tenente Sabino passou por ampla reforma e será, nos próximos dias, reinaugurado pelo prefeito Carlos Antônio (PFL).

Local de ampla circulação de pedestres e de aglutinação de lojas de moda, o calçadão da Tenente Sabino recebeu, nessa reforma, novo calçamento, nova iluminação, e novo design ornamental.

Segundo as informações colhidas, a reforma teve custos de 187 mil reais, sendo 170 mil de verbas federais conseguidas pela então deputada federal Lúcia Braga, e o restante como contra-partida da Prefeitura Municipal.

3.09.2007

FRANK AGUIAR CONFIRMA PRESENÇA EM ENCONTRO DO PTB, EM CAJAZEIRAS.


O deputado federal Armando Abílio confirmou a participação do cantor e deputado Frank Aguiar no Encontro Regional do PTB, que será realizado dia 17 deste mês em Cajazeiras.
Para o encontro nacional, marcado para este primeiro semestre em João Pessoa, já estão confirmadas as presenças do ex-presidente Fernando Collor de Melo e de Roberto Jéferson.
Em Cajazeiras, Frank Aguiar apresentará um show cantando as suas principais músicas. “Irá como Piauiense que é, fazendo parte da Comitiva do Senador João Vicente Claudino”, informou Armando Abílio. Ele explicou que esta reunião tem a finalidade de discutir e apresentar as propostas do Partido Trabalhista Brasileiro, que atualmente tem no Governo Federal o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e o Líder do Governo na Câmara Federal, deputado pernambucano José Múcio.
Frank Aguiar quer que este encontro sirva para fortalecer o partido nas regiões polarizadas pelas cidades de Cajazeiras e Sousa.
Fonte: wscom e redação

3.08.2007

EDME VAI SE CONSOLIDANDO.

Num passado não muito distante, o nome Edme Tavares revelava a defesa de Cajazeiras em João Pessoa e Brasília, onde ocupou cargos importantes como Secretário de Estado, Deputado Estadual e Deputado Federal.
Sem favor algum, é dele a paternidade de várias obras importantes para “a cidade que ensinou a Paraíba a ler.”
O exemplo maior e mais vistoso do trabalho desse cajazeirense, em nossa cidade, é o atual Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/Uned Cajazeiras), que tem formado gerações de técnicos de 2º e 3º graus.
Entretanto, outras tantas obras e realizações igualmente levam a assinatura de Edme Tavares em Cajazeiras. Muitos são os aposentados e outros ainda empregados em órgãos públicos que se instalaram na terra do padre Rolim pela sua atuação parlamentar.
Sem dúvida, Edme Tavares é nome que consta na historiografia de Cajazeiras não com uma pagina, mas com um capítulo inteiro!
Afastado da vida pública por algum tempo diante de um inesperado insucesso eleitoral, quando buscava sua reeleição para a Câmara Federal, parece-me que Edme começa a se consolidar como nome viável, social, moral, ética e intelectualmente falando para vir a ser o futuro prefeito de Cajazeiras.
Afinal de contas, além de enorme cabedal de amigos que amealhou ao longo dos tempos, além de inúmeras obras e realizações que beneficiam a cidade e que levam a sua marca, além da amizade que detém com o atual governador Cássio Cunha Lima (PSDB), além da extrema proximidade que tem com o deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB, o seu partido, tem o irmão Reginaldo como presidente municipal dessa agremiação, e o sobrinho Diego com boa penetração no eleitorado local.
Mas não é só: além disso tudo, Edme Tavares tem o respeito de seus conterrâneos! E respeito hoje em dia, infelizmente, é matéria-prima escassa na vida pública.
E se ainda acharem pouco, lembrem-se que Edme Tavares além de ser do ramo, tem verve retórica pouco comparável neste rincão sertanejo.
Sem favor algum, repito, Edme tem todas as condições necessárias para concorrer ao cargo de prefeito de Cajazeiras na condição de favorito. Se ele vai ser ou não, é outra história!
Mas o fato é que, depois de um tempo no limbo da política, ele ressurge com a força de um gigante traído, e por isso ferido.
Se decidir ir para a disputa municipal no próximo ano conta, além de todos os seus predicados pessoais, que não são poucos, como vimos, com partido político (PTB) garantido, apoio governamental, e a saudade de um povo carente de seus maiores, mais expressivos e mais carismáticos líderes.


S O L T A S

... Para quem está na política e quer eleger seu sucessor no próximo ano, como é o caso do prefeito de Cajazeiras, foi horrível a divulgação de que a Controladoria Geral de União (CGU) identificou fortes indícios de irregularidade numa licitação da atual administração.

... Afinal, como diz o adágio popular, quem faz um cesto, faz um cento!

... Tem gente com pose de democrata, coração de ditador e cara de mau. Depois eu conto!

... O governador Cássio Cunha Lima (PMDB) tem luz própria e se consolida dia-a-dia como líder regional no Nordeste.

... Apesar disso, não é pequena a insatisfação de correligionários de todos os quadrantes da Paraíba com o senhor governador. Depois da eleição, revelou-me um deles, “todo mundo sumiu!”

... O nome do empresário José Gonzaga Sobrinho (DECA) é constantemente lembrado em reuniões políticas em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras.

Tenho dito!

VITÓRIA DO TRABALHO NA GRANDE CATOLÉ DO ROCHA.


A persistência do deputado estadual Biu Fernandes (PFL) no sentido de levar asfalto para Riacho dos Cavalos, foi coroada de êxito.

A obra contratada para execução em nove meses, foi concluída em apenas sete.

Assim, Riacho dos Cavalos deixou de ser a maior cidade do sertão paraibano não ligada por asfalto.

O deputado Biu Fernandes que visitava aquele município, aproximadamente, vinte vezes por ano, agora promete aumentar a freqüência.

3.07.2007

JEOVÁ CAMPOS SOLICITA AUMENTO SALARIAL PARA DELEGADOS E INSTALAÇÃO DE IML EM CAJAZEIRAS.


Aumento salarial para delegados da Polícia Civil e instalação de uma representação da Unidade Medicina Legal na cidade de Cajazeiras.
Estes foram os principais pleitos feitos pelo deputado estadual Jeová Campos (PT) ao Secretário da Segurança Pública Estadual, Eithel Santiago, durante Sessão Especial, realizada na tarde de anteontem (06), na Assembléia Legislativa.
Jeová pediu ao Secretário que estudasse um possível incremento nos salários dos delegados, cujos vencimentos estão entre os menores do país, abaixo inclusive dos praticados nos estados circunvizinhos da Paraíba onde os problemas de segurança pública são similares. “No Rio Grande do Norte, um delegado em início de carreira ganha R$ 5.091,00 chegando a R$ 7.760,00. Já no Piauí os salários chegam a R$ 7.187,00. Enquanto isso, os delegados paraibanos têm uma remuneração líquida de R$ 2.378,00”, frisou ele, acrescentando que os baixos salários desvalorizam a categoria e resultam em evasão dos profissionais.

O deputado apelou ainda pela implantação de uma representação do IML em Cajazeiras, visto que a inexistência da Unidade impossibilita a elucidação dos crimes que ocorrem na região polarizada pelo município, pois a autópsia dos cadáveres e a realização de outros serviços dependem do perito policial. “Não é demais lembrar que este serviço, considerado essencial, é tarefa do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e que, no momento, é realizado pelo IML de Campina Grande, a 360Km de distância de Cajazeiras”, justifica Jeová em requerimento protocolado na AL.

Jeová revelou ainda sua preocupação quanto à perseguição política exercida por policiais durante o período eleitoral e pediu a conclusão das investigações do assassinato de três menores infratores, ocorrido em Cajazeiras.

ARMANDO ABÍLIO E EDME TAVARES CONSEGUEM APOIO DO MINISTRO DA CULTURA PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO CULTURAL PADRE ROLIM.


O deputado Armando Abílio (PTB) e o ex-deputado Edme Tavares (PTB) receberam sinal verde do ministro Gilberto Gil (Cultura) para construção do Centro Cultural Padre Rolim, na cidade de Cajazeiras.


Na audiência, que contou ainda com a participação do senador João Vicente Claudino (PTB), Abílio e Tavares apresentaram o projeto, destacando a importância da obra para Cajazeiras e à Paraíba. Eles também realçaram o Padre Rolim como símbolo da história da cidade e reconhecido pelo seu valor cultural na Paraíba e em todo Nordeste, como formador da consciência moral, religiosa, educacional e cultural de gerações.


Abílio informou ainda ao ministro que o Projeto do Centro Cultural vai abrigar uma galeria de personalidades ilustres de Cajazeiras, o acervo do museu da Diocese, livros prublicados, salão de artes, uma sala de cinema, além das instalações do Instituto Histórico e Geográfico e a Academia Cajazeirense de Letras.


A construção da obra ficará sob a responsabilidade do CEFET-PB, cujo terreno para edificação do referido Centro será doado dentro do próprio espaço do CEFET-Cajazeiras.


Na audiência os parlamentares fizeram explanações detalhadas do contexto de Cajazeiras na Paraíba e no Nordeste como cidade vocacionada para educação e cultura.


O ministro Gilberto Gil transmitiu o seu interesse na concretização do pleito, recomendando aos técnicos do Ministério determinando urgência na apreciação da matéria reivindicatória.

Fonte: wscom e redação.

CGU IDENTIFICA IRREGULARIDADES EM LICITAÇÕES EM 11 MUNICÍPIOS BRASILEIROS, INCLUSIVE CAJAZEIRAS!


A Controladoria Geral da União (CGU) identificou irregularidades em licitações de 11 municípios do país, que compraram, com recursos do Ministério da Saúde, ambulâncias do Grupo Planam, acusado de integrar um esquema de fraudes na venda de ambulâncias, que foi investigado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas.
O ministro da CGU Jorge Hage, informou ontem (6) que os fiscais identificaram acordo "entre empresas para fraudar licitação, preços superfaturados, falta de especificação dos equipamentos internos contidos nas ambulâncias, edital direcionado para que já se saiba de qual empresa irá se comprar".
O ministro também informou que foram encontradas irregularidades na compra de merenda escolar. "Houve um caso em que a empresa declarou que jamais tinha feito qualquer negócio com a prefeitura", afirmou.
No município de Palmeiras (BA), por exemplo, os fiscais da CGU verificaram que cinco notas fiscais da prestação de contas apresentada pela prefeitura para a compra de merenda escolar em 2001 e 2003 eram falsas. Os recursos para compra dos alimentos foram repassados pelo Ministério da Educação (MEC) à prefeitura.Também foram identificadas irregularidades na contratação de transporte escolar. "Detectamos indícios de direcionamento de licitação para aquisição de um veículo destinado ao transporte escolar e em outros casos simulação de licitação na realização de compra de combustíveis", disse.
A CGU identificou no município de Cajazeiras (PB) indícios de direcionamento de uma licitação para a compra de veículo para o transporte escolar. Os recursos para a compra do veículo foram repassados pelo MEC.
Já no município de Domingos Mourão (PI) há indícios de que a prefeitura simulou uma licitação em 2005 para a compra de combustível para o transporte escolar.
A CGU irá levar essas irregularidades aos ministérios responsáveis pelo repasse dos recursos usados e também irá levá-las ao Ministério Público Federal para que este, se considerar que for o caso entre com uma ação de improbidade administrativa e também com uma ação criminal, por corrupção e peculato contra os administradores.
Fonte: paraibaonline


3.06.2007

WELLINGTON ROBERTO É ACUSADO DE NEPOTISMO NA CÂMARA.



O deputado federal Wellington Roberto (PR) foi citado nesta segunda-feira (5) em uma reportagem do sítio Congresso em Foco como um dos 51 parlamentares que empregam parentes como secretários parlamentares nos gabinetes.
Segundo a reportagem, Roberto é acusado de empregar a mulher, Deborah Silva Figueiredo Roberto, e o filho, Caio Figueiredo Roberto.
Leia abaixo a matéria.
A nova legislatura mal começou e já é possível encontrar diversos casos de nepotismo na Câmara dos Deputados. A renovação dos parlamentares possibilitou o entra e sai de contratados. De acordo com matéria de Lúcio Vaz, do Correio Braziliense, existem 61 parentes de deputados empregados como secretários parlamentares em 51 gabinetes. Entre esses existem pelos menos 16 filhos e 12 mulheres de parlamentares. “Além de irmãos, cunhados, sobrinhos, primos, genros, noras e netos”, afirma o jornalista.
O nepotismo não é totalmente ilegal na Casa. No ano passado, foi vedada a contratação de familiares para os cargos de natureza especial (CNE), mas não há restrição nos demais 10 mil cargos de secretário parlamentar. Os salários chegam a até R$ 8 mil e engordam a renda familiar dos deputados.“Na divisão do nepotismo por partidos, destacam-se o PMDB, com dez parlamentares, o recém-formado Partido da República (PR) e o PFL, com nove cada um. Mas o nepotismo é praticado pela maioria dos partidos, incluindo o PSB, o PV e o PT. Há seis casos na bancada baiana, cinco entre os mineiros e quatro entre os cearenses”, destaca a matéria.Para o deputado José Rocha (PFL-BA), “o parentesco é uma questão filosófica, pois quem não é seu parente hoje pode ser amanhã”. O pefelista empregou a filha Ticiana Azevedo como sua assessora e afirma não haver problemas na prática, desde que a pessoa compareça ao trabalho.O deputado Luiz Carlos Setim (PFL-PR) acredita que se o parente trabalhar corretamente, não há motivo para condenar a contratação. O paranaense contratou a mulher, Neide Maria Ferraz Setim. “Condeno os parlamentares que abusam”, disse a funcionária ao Correio.
Nomeações cruzadas
A fim de disfarçar as contratações, os deputados costumam colocar os próprios parentes nos gabinetes de outros colegas, que também fazem o mesmo, como uma troca de favores. É a chamada nomeação cruzada.“O deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) empregou em seu gabinete a mulher do colega de bancada Flaviano Melo (PMDB-AC), Elizabeth Christina de Alencar Lima. Funcionária concursada do Senado há 17 anos, Elizabeth está cedida à Câmara e já trabalhou com outros deputados. Em 1º de fevereiro, dia da posse dos novos deputados, ela foi transferida do gabinete de João Correia (PMDB-AC), que não foi reeleito, para o gabinete de Moka, escolhido 3º secretário da Câmara. Apenas um dia antes de expirar o prazo da sua cessão, caso em que ela teria que voltar ao trabalho no Senado. Com a ajuda de Moka, Elizabeth vai ficar perto do marido no Congresso.”

Eita vidão!
Fonte: portalnoticia + redação