IBAMA APROVA LICENÇA AMBILENTAL DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO.

O Ibama deu hoje sinal verde à polêmica obra de transposição do rio São Francisco, que pretende levar água a áreas do Nordeste e que mobilizou os habitantes da região que temem o possível impacto ambiental.
A licitação das obras prevê a construção de dois canais, que no total percorrerão 720 quilômetros, com um custo de cerca de US$ 3 bilhões. O objetivo do projeto é desviar água do terceiro rio mais volumoso do país para fazer frente às fortes secas no Nordeste e garantir o abastecimento de água que nem sempre chega a todas as localidades da região.
A licença ambiental recebeu o sinal verde uma semana depois de representantes de 70 organizações sociais da bacia do São Francisco acamparem durante uma semana em Brasília, para protestar contra a execução das obras. Estas organizações, que incluem associações de pescadores e agricultores, religiosas e indígenas, manifestaram-se durante toda a semana passada em Brasília, para tentar ser recebidos por representantes do Executivo, do Parlamento e do Judiciário, para expor os motivos de suas reclamações devido à transposição. Os manifestantes conseguiram reunir-se com os presidentes do Congresso e do Senado, com representantes do Supremo Tribunal Federal e com o ministro da Integração Nacional, mas não com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era o objetivo.
Segundo estas organizações, a transposição terá grave impacto na pesca e na qualidade da água do rio. Segundo cálculos oficiais, para a construção dos canais, haverá o desmatamento de uma área de 430 hectares de floresta tropical. Além disso, segundo estas associações, as obras buscam apenas o benefício dos grandes proprietários agrícolas, e não do povo.
Fonte: Terra
Nota da Redação: Diferentemente do que afirmam pseudo-ambientalistas, a obra é viável, como já foi fartamente demonstrado, e servirá de segurança hídrica para 12 milhões de pessoas que vivem no Semi-Árido Nordestino.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial