­

3.13.2007

PATOS, SOUSA OU CAJAZEIRAS? ATÉ FINAL DO MÊS UFCG DECIDE QUAL CIDADE RECEBE O CURSO DE MEDICINA.


A possibilidade de instalação de um curso de Medicina no Alto-Sertão, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), levantada há cerca de um ano e meio, despertou a atenção de três municípios: Sousa, Patos e Cajazeiras. Um dos três será contemplado, e o parecer da comissão encarregada de analisar as possibilidades de cada cidade deve ficar pronto até o final deste mês.
Segundo a presidente da comissão, a professora doutora Vilma Lúcia Fonseca Mendoza, “essas três cidades se candidataram para receber o novo curso”, e estão sendo avaliadas de acordo com três critérios, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): capacidade de atenção à saúde, de suportar um curso de medicina; aspectos estruturais, e critérios político-pedagógicos.
Trata-se de uma comissão consultiva, que deverá apresentar um relatório ao reitor Thompson Fernandes Mariz, que por sua vez contará com um Pleno da Universidade para tomar a decisão final.
Além da professora Vilma, fazem parte da comissão os professores Valderízio Feijó, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o professor Eurípedes Soares, da Universidade Federal do Piauí( UFPI).
Benefícios
Segundo o professor Paulo de Freitas Monteiro, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG, a necessidade de expansão da UFCG vem de encontro a uma determinação do governo federal, de expandir e unificar o ensino no País. A região contemplada certamente será beneficiada “com a melhoria dos seus índices sociais”, afirma o professor, lembrando que o maior ganho é social.
Em 58% dos municípios da Paraíba é pequeno o percentual de jovens que conseguem ingressar num curso superior, o que mostra a necessidade de interiorização do ensino público. Uma iniciativa que além de beneficiar os jovens da região, acaba beneficiando todos os seus moradores. No caso de um curso de medicina, ainda existe um diferencial, uma vez que a sua implantação acaba contribuindo para ampliar e melhorar toda o sistema de saúde do município.
Lilla Ferreira ClickPB

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial