­

3.30.2007

CENSO PREVIDENCIÁRIO: NOVA ETAPA CONVOCA BENEFICIÁRIOS NÃO ENCONTRADOS.

A partir do próximo dia 2 de abril, o governo federal inicia mais uma etapa do Censo Previdenciário. Nesta fase, terão seus pagamentos bloqueados os 31.041 beneficiários que não foram encontrados pelo servidor do INSS a partir das informações concedidas por seus procuradores, tutores ou curadores (representantes legais dos aposentados e pensionistas).


O Censo começou a ser realizado em outubro de 2005 e, até o momento, já atualizou o cadastro de mais de 16 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 93,5% do total.


Para regularizar o cadastro, o beneficiário ou seu representante legal deve comparecer a uma agência da Previdência munido do cartão do benefício, CPF, documento de identidade e comprovante de endereço, se possuir. Até que a nova pesquisa seja realizada, o benefício ficará bloqueado.


A intenção do INSS é coibir a manutenção de benefícios indevidos. Mas, queremos também evitar que pessoas com problemas de locomoção precisem ir até uma agência da Previdência para resolver essa questão. Por isso, pedimos que seus representantes legais atualizem essas informações, o mais rápido possível, para que possamos concluir a pesquisa e restabelecer o benefício, completa o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca. O diretor do INSS explica ainda que a Previdência dará prioridade para a comprovação das informações desses 31 mil aposentados e pensionistas, a partir do momento em que houver o comparecimento na Agência da Previdência Social para informar o endereço correto onde possa ser realizada a pesquisa.

Em 24 de fevereiro, a Previdência notificou, via edital, os beneficiários desse grupo para atualizar seus endereços. Porém, apenas 300 pessoas atenderam ao edital. Até o momento, já foram realizadas 400 mil pesquisas, de um total de 600 mil, cujo censo foi efetuado por intermédio de seus procuradores, tutores ou curadores. A maior parte dos 31.041 aposentados e pensionistas incluídos nesta etapa é do estado de São Paulo (4.543), seguida da Bahia (2.744), Minas Gerais (2.540) e Alagoas (2.492).


A lista completa pode ser acessada no site http://www.mpas.gov.br/.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial