­

2.28.2007

PAUTA DO TCE TEM CONTAS DE 11 PREFEITURAS E DUAS CÂMARAS.


Sete prefeitos, quatro ex-prefeitos e dirigentes de duas Câmaras de Vereadores terão suas contas julgadas na sessão desta quarta-feira (28) do Tribunal de Contas do Estado. A pauta de julgamentos também inclui processos relacionados ao Fundo e ao Instituto de Assistência e Previdência de João Pessoa (exercício de 2002), ao Fundo Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (2004) e à Companhia Estadual de Habitação Popular (2003).
O TCE verificará as contas de 2004 do ex-prefeito de Cabedelo José Ribeiro Farias Júnior e, ainda, as dos ex-prefeitos de Pirpirituba (Humberto Manuel de Freitas), Bananeiras (Augusto Bezerra Cavalcanti Neto) e Riacho dos Cavalos (Napoleão Suassuna Laureano).
Também serão examinadas as contas dos prefeitos de São José de Caiana (Gildivan Lopes da Silva), São Sebastião de Lagoa de Roça (Ramalho Alves Bezerra), Salgado de São Félix (Apolinário dos Anjos Neto), Damião (Geoval de Oliveira Silva), Olivedos (Josimar Gonçalves Costa) e Areia de Baraúnas (Adelgício Balduíno da Nóbrega Filho), a primeira atinente a 2002, a segunda a 2004 e as demais a 2005. As duas Câmaras de Vereadores com prestação das contas de 2004 ao Tribunal são as de Jericó e Pocinhos.

PRORROGAÇÃO – O presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, decidiu prorrogar para 15 de março a entrega dos balancetes de janeiro deste ano por parte de Prefeituras, Câmaras Municipais e órgãos das Administrações Indiretas dos Municípios.
Já os balancetes de fevereiro têm prazo de remessa à Corte até o dia 13 de abril, sem imputação de multas ou qualquer outra penalidade aos gestores em questão.
Normalmente, esses documentos devem ser remetidos ao exame do TCE até o final do mês subseqüente àquele ao qual se refiram. A prorrogação, agora anunciada, decorre de modificações a serem introduzidas pela equipe técnica do TCE no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).

JUSTIÇA DETERMINA CASSAÇÃO DO VEREADOR DIENER MARQUES.

O vereador Diener Marques teve os seus direitos políticos cassados pela Justiça de Cajazeiras.

Dessa forma, o parlamentar teve seu mandato de vereador cassado.

O vereador foi comunicado da decisão no dia de ontem, e quem assume no seu lugar é o atual secretário chefe de gabinete do prefeito de Cajazeiras, Kleber Lima.

Fonte: CZN.com

PREFEITURA APRESENTA NOVA VERSÃO SOBRE O FIASCO DA TRANSMISSÃO DO CARNAVAL E REBATE FONTE DO CORREIO.



A versão da fonte que culpou a não transmissão do carnaval de Cajazeiras ao Governo do Estado é mentirosa.
Quem garante é o secretário de Comunicação da Prefeitura de Cajazeiras, Nilvan Ferreira. “O governador não tem nada a ver com isso. A Rede Record nacional não aceitou deixar de transmitir o programa Fala que Eu te Escuto”, revelou.
O problema, segundo Nilvan, foi o seguinte: o Sistema Correio tentou a liberação do sinal para a transmissão, mas a Rede Record não permitiu que a TV Correio tirasse do ar o programa Fala que eu Te Escuto. “A Prefeitura fez foi facilitar as coisas. Ia dar hospedagem para equipe da televisão, e ia arrumar patrocinadores para a transmissão”, relatou o secretário.
Noutro momento da entrevista cedida ao PORTALNOTÍCIA, Nilvan Ferreira chegou a admitir que o Governo recuou do patrocínio da transmissão porque o Sistema teria cobrado um preço muito alto. O secretário chegou a dar detalhes das negociações, com pedido de reservas. Por esse motivo, o Portal se abstém de revelar o teor da declaração na íntegra.
Contatado pela reportagem, o prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio de Oliveira (PSDB), confirmou a versão de Nilvan Ferreira, alegando que a transmissão não ocorreu porque o Sistema Correio não conseguiu a liberação do sinal da Rede Record.
Fonte: Portal Notícia

2.27.2007

DEP. BIU FERNANDES: CASA DE SAÚDE DE BELÉM DO BREJO DO CRUZ SERÁ INAUGURADA EM ABRIL.


Em convênio com a Prefeitura Municipal de Belém do Brejo do Cruz, o Governo do Estado está concluindo a construção de uma grande casa de saúde naquele município.
Segundo o deputado Biu Fernandes(foto), mesmo com pouco recurso aplicado anteriormente, o hospital era uma das obra paralisadas.
Em 2006 o Governo retomou a construção com recursos do Fundo de Combate à Pobreza e sua conclusão está prevista para abril próximo. Será a segunda maior obra do município.

CADÊ A DISTENSÃO?

Passadas as eleições e baixada a poeira da disputa eleitoral de 2006, não foram poucos o que esposaram a tese de distensão política na Paraíba, a começar pelo Governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Como tudo na Paraíba parece que vira mania, depois dele muitos outros, inclusive o próprio senador José Maranhão (PMDB), deram entrevistas concordando com o armistício. Menos mal!
Apenas alguns já conhecidamente mais radicais, como o deputado federal Vital Filho (PMDB) e seu irmão, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), o deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB), entre outros poucos, ou ficaram contra a tese de paz ou calaram-se diante dela.
Até mesmo o recém eleito senador Cícero Lucena (PSDB) andou batendo um papinho amistoso com seu coleta Maranhão (PMDB) no refrigerado plenário do Senado Federal.
Acontece, porém, que a tal distenção ou armistício, como queiram, por enquanto é só palavreado. Ou seja, a vontade de unir forças suprapartidárias em favor da Paraíba, por enquanto, é só retórica! E, como se estuda em Teoria da Argumentação, uma das quatro funções da retórica é persuadir e/ou convencer. Quem? Nós, é claro! Nós o povo, nós os eleitores, nós o poder originário, de onde, como diz o art. 1º da Constituição Federal, emana todo o poder.
Não que isso seja de todo mal, uma vez que todo projeto político, e a distensão ou armistício o é, precisam sim do apoio popular.
O pecado está se, e aí a questão, se ficar só na retórica.
Se a distensão política na Paraíba for jogo de cena de seus protagonistas, for posar para a platéia pura e simplesmente, não teremos caminhado em frente um metro sequer. Pelo contrário, como mentira tem pernas curtas, logo o povo saberá que foi usado e enganado, e a revolta popular será inevitável. Afinal, a paciência do povão tá no fim!
É hora, pois, dos srs. Cássio Cunha Lima e José Maranhão passarem da teoria à prática e, como homens maduros e representantes do povo da Paraíba, sentarem, conversarem, discutirem e agendarem uma linha de trabalho em favor do Estado e de sua gente.
Convoquem-se para esses entendimentos iniciais, também, os senadores Efraim Morais (PFL) e Cícero Lucena (PSDB), igualmente responsáveis na representação dos interesses da Paraíba e dos paraibanos.
Dados os primeiros e mais difíceis passos, convoquem-se também os deputados federais, depois os estaduais, depois prefeitos e vereadores. Una-se a Paraíba por seus interesses!
Eleição, partidos, cargos..., isso fica para quando se tiver tempo.
O que não é o caso, agora.
A Paraíba agradece!


S O L T A S

... comenta-se que com a ida do prefeito Carlos Antônio (PFL) a uma audiência com o Ministro da Saúde, em Brasília, e do deputado José Aldemir (PFL) ao Secretário Estadual de Saúde, em João Pessoa, os problemas do Hospital Regional de Cajazeiras serão definitivamente resolvidos. Que bom! Mas, se é assim, por que não foram antes?

... o presidente estadual do PTB, deputado federal Armando Abílio, sente-se duplamente traído pelo esquema do prefeito de Cajazeiras, relativamente às eleições de 2002 e 2006. Agora começou a dar o troco, entregando o partido a Diego, Edme e Reginaldo Tavares que, ninguém se engane, não estão para brincadeira.

... o palácio Cocodé foi superfaturado na administração do ex-prefeito Antônio Vituriano de Abreu (PMDB), conforme constatou uma CPI da Câmara Municipal de Cajazeiras. Indiferente a isso, o atual prefeito investiu dinheiro público e concluiu a obra, dando-lhe o nome de palácio Laranjeiras, nova sede do poder executivo municipal. Sinceramente, todos erraram: Vituriano porque superfaturou; a Câmara porque deixou que o atual prefeito prosseguisse a obra e, por fim, Carlos Antônio porque ignorou tudo. Aliás, para que está servindo o Ministério Público, hein?

... no próximo domingo (04) o deputado Biu Fernandes (PFL) será o entrevistado do TREM DAS ONZE, pela Rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras.

... o deputado estadual Jeová Campos (PT) comprometeu-se com o Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso, e vai trabalhar em Brasília pela instalação do curso de Direito na Faculdade de Fisolofia, Ciências e Letras de Cajazeiras.

Tenho dito!

SALOMÃO PERDE NO TRE E AINDA É MULTADO.



O pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu por unanimidade na tarde noite desta segunda feira, julgar improcedente a ação de suspeição movida pelo prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, contra a Juíza de direito, Audry Karamy Araruna Gonçalves, que também é diretora do Fórum Dr. José Mariz.
Além de rejeitar suspeição movida por Gadelha, os desembargadores também apontaram à existência de “litigância de má fé”, pelo fato do prefeito ter tomado a medida jurídica simplesmente para protelar as ações judiciais que pedem a sua cassação na justiça.
Por conta disso, o prefeito de Sousa foi multado em cinco salários mínimos e o processo foi remetido para a comarca de Sousa, aonde a magistrada, quando do retorno de suas férias nos próximos dez dias, emitirá sua sentença.
Caso o prefeito seja cassado pelas denúncias de crime eleitoral cometido nas eleições de 2004, quem assume a prefeitura de Sousa é o ex-superintendente do IPEP, Lúcio Aurélio Braga Matos, segundo colocado nas últimas eleições.GEORGE WAGNER (www.metralhadora.zip.net)

2.26.2007

DIEGO: "ESTAMOS ABERTOS A ENTENDIMENTOS COM A OPOSIÇÃO EM CAJAZEIRAS."

O jovem líder político cajazeirense Diego Tavares (PTB), ex-candidato a deputado estadual, confirmou em entrevista neste último domingo ao programa TREM DAS ONZE, que o seu grupo político-partidário está aberto para conversações com as oposições de Cajazeiras, em torno de entendimentos visando as eleições municipais do próximo ano.

A revelação foi feita durante a apresentação do programa, no exato momento em que o deputado estadual Jeová Campos (PT) fazia uma visita de cortesia a Diego, o entrevistado do domingo. Aliás, ambos trocaram amabilidades políticas. "Diego e o PTB são da base aliada do governo Lula e, neste sentido, não vejo dificuldades de buscarmos um entendimento para as eleições do próximo ano em Cajazeiras", disse Jeová. "O deputado Jeová Campos está de parabéns pela forma séria e competente como vem desenvolvendo seu mandato, e isso, lógico, facilita entendimentos nossos para a disputa da Prefeitura de Cajazeiras em 2008", revelou Diego.

JOSÉ ALDEMIR

O líder petebista cajazeirense revelou que o deputado José Aldemir (PFL) já é conhecido por se esquivar de qualquer responsabilidade sobre qualquer assunto. Segundo Diego Tavares, foi Aldemir quem, como deputado estadual, votou para que o município de Sousa ficasse com a 4a. macro-região de saúde do Estado, prejudicando Cajazeiras.
Quando ele diz que isso é culpa de meu pai, que foi Secretário Estadual de Saúde, ou de qualquer outra pessoa, ele esconde a verdade, afirmou.

2.24.2007

DIEGO TAVARES CONFIRMADO NO TREM DAS ONZE.


Está confirmadíssima para este domingo (25) a entrevista do jovem líder político Diego Tavares (FOTO) ao TREM DAS ONZE, da Rádio Alto Piranhas.

Ex-candidato a deputado estadual nas últimas eleições, Diego Tavares (PTB) está decidido a não abandonar as bases políticas construídas em 2006, visando as eleições 2008, quando apoiará candidatos aliados a prefeito, e 2010, quando deve voltar a disputar uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa.

Filho do ex-vice-prefeito de João Pessoa, e ex-secretário estadual de saúde, médico Reginaldo Tavares, e sobrinho do ex-deputado federal Edme Tavares de Albuquerque, Diego tem na sua juventude a disposição para o embate eleitoral.

Entre outros temas que serão abordados na entrevista, a sucessão municipal do próximo ano em Cajazeiras, as acusações do deputado José Aldemir (PFL) de que os problemas de saúde de Cajazeiras devem-se à passagem do seu pai Reginaldo pela sec. estadual de saúde, o encontro regional do PTb no próximo mês em Cajazeiras, também serão assuntos debatidos no TREM DAS ONZE que começa, claro, às onze horas.

DOM ALDO: O PAC É INSIGNIFICANTE PARA A PARAÍBA!


O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto (FOTO), disse em entrevista exclusiva a este portal, que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado há poucos dias pelo presidente Lula “é insignificante para a Paraíba.”

De acordo com o líder religioso, os investimentos e as obras previstas no PAC para o nosso Estado são, ao mesmo tempo, pequenos e não originais. E explicou: pequenos porque são quantias ínfimas em relação ao investimento total previsto no páis, e não originais porque são de obras que já estavam previstas anteriormente, quando não já estão em andamento e outras quase finalizadas, como é o caso da duplicação da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande. “É preciso que a bancada federal paraibana se uma para lutar por muito mais investimentos do PAC na Paraíba”, alertou.

TRANSPOSIÇÃO

Quanto ao bispo Dom Luiz Flávio Cappio, da diocese de Barra no Estado da Bahia, que voltou a protestar contra o início das obras de interligação de bacias do Nordeste Setentrional com a bacia do rio São Francisco, Dom Aldo disse que é uma manifestação pessoal dele e não da igreja. “Lamento que Dom Luiz não esteja solidário com 12 milhões de nordestinos que serão beneficiados com essa obra que, já está provado técnicamente, é viabilíssima”, disse.

O arcebispo da Paraíba, inclusive, disse que todos os bispos da CNBB nordeste II estão unidos no apoio a esse projeto, e isso foi deixado claro no último encontro do grupo, meses atrás em Campina Grande.

MST

Dom Aldo Pagotto criticou, por outro lado, o modos operandi do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em todo o Brasil.
“Não posso concordar com violência e baderna, mesmo sob o manto justificador da utilização da terra. Reforma agrária sim, mas com respeito às leis”, disse.

LAGOA DO ARROZ: GOVERNO QUER IMPLANTAR IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO.


O governo do Estado da Paraíba pretende e vai iniciar, em breve, um trabalho educativo junto aos irrigantes do perímetro irrigado de Lagoa do Arroz, a fim de racionalizar e otimizar a utilização da água nas diversas culturas ali produzidas.

Foi o que revelou, com exclusividade, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca na Paraíba, Francisco de Assis Quintans (FOTO), para quem é preciso pôr um fim na irrigação por inundação, que além do desperdício causa salinização dos solos, e se iniciar a irrigação por gotejamento, como se faz em Petrolina (PE), e nas irrigações mais desenvolvidas do mundo, como em Israel e nos Estados Unidos.

Para isso, revelou Quintans, vamos iniciar em breve um trabalho educativo, mostrando aos agricultores as vantagens imensas com esse tipo de irrigação que, entre outras coisas, gasta bem menos água e não põe em perigo o solo.

TARIFA VERDE

A propósito do tema, o secretário lembrou que na Paraíba existe uma parceria entre Governo do Estado e Saelpa que proporciona aos agricultores uma tarifa reduzida de energia para irrigação. É a chamada Tarifa Verde que, segundo Quintans, reduz em 73% a taxa de energia, quando a mesma é utilizada entre 2h e 11h.

Aliás, ele alertou os produtores rurais que os escritórios da Emater estão recebendo inscrições dos que desejarem obter o KIT irrigação computadorizado do governo, que proporciona tranqüilidade e segurança ao irrigante que programa o tempo de irrigação, e pode tratar de outro assunto que sozinho o conjunto irrigante faz toda a operação, inclusive desligando na hora programada.

Em relação a Emater, aliás, o secretário assegurou que até o final deste ano todos os municípios paraibanos, sem exceção, terão um escritório da empresa para proporcionar assistência técnica aos produtores rurais.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA-NOITE DESTE SÁBADO.



O horário de verão termina à meia-noite deste sábado(24) ou, se preferirem, à zero hora deste domingo(25), momento em que as pessoas que vivem em estados que adotaram o horário alternativo deverão atrasar em uma hora os relógios.
No entanto, o horário deve mudar, mas os hábitos obtidos com ele, não! Isso porque, mesmo que tenha passado o momento de economia de energia com um tempo de utilização maior da luz natural, as pessoas devem pensar em maneiras alternativas para diminuir o consumo em horários de pico.
Atividades físicas
Caso alguns hábitos sejam deixados de lado, porque não há mais luz natural para que possam ser realizados depois de terminado o horário de verão, ainda existem alternativas para compensá-los. Por exemplo, caso você não possa mais caminhar nas ruas porque está escuro, o que faz com que a prática seja mais perigosa, opte por realizar atividades físicas em ambientes comunitários (academias, escolas de dança), o que fará com que mais pessoas utilizem a luz artificial e o consumo geral seja menor.

2.23.2007

ENTREVISTA NO TREM DAS ONZE NESTE DOMINGO!

O jovem líder político Diego Tavares (PTB), ex-candidato a deputado estadual, será o entrevistado do próximo domingo (25) do programa TREM DAS ONZE, da Rádio Alto Piranhas, apresentado diretamente da capital João Pessoa.

Além dos temas corriqueiros das políticas local e paraibana, assuntos como Hospital Regional (HRC), terceira força política em Cajazeiras, novas adesões ao PTB cajazeirense, entre outros, serão questionados na oportunidade.

O TREM DAS ONZE vai ao ar todos os domingos a partir das 11h.

DEP. JEOVÁ SE COMPROMETE A COLABORAR PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE DIREITO EM CAJAZEIRAS.



Mesmo em recesso parlamentar, o deputado Jeová Campos (PT) não deixou passar em branco iniciativas importantes para o desenvolvimento do sertão, sua principal base política. Na manhã de ontem (22), o parlamentar se encontrou com o bispo diocesano de Cajazeiras, D. José Alonso, e se comprometeu a colaborar com a implantação de um curso de Direito, na FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), que é vinculada à Diocese.


“A criação deste curso consolida ainda mais a posição de Cajazeiras como importante centro da educação regional”, afirmou Jeová, que também declarou, na oportunidade, seu apoio à Campanha da Fraternidade 2007, que foi lançada pela CNBB na última quarta-feira (21) e terá como tema “Fraternidade e Amazônia”.


O deputado anunciou também que, na próxima segunda-feira (26), quando retornarão as atividades na Assembléia Legislativa, irá contatar os parlamentares que integram a Comissão de Desenvolvimento para marcar a primeira reunião do grupo. No encontro que, segundo Jeová, deverá acontecer na mesma semana, serão definidas as principais pautas que formarão a agenda de trabalho da Comissão.

CATOLÉ DO ROCHA: SUCESSO NO CARNAVAL!


Com muita chuva, Catolé do Rocha promoveu um grande carnaval patrocinado pela Prefeitura Municipal.
O deputado estadual Biu Fernandes (PFL) compareceu ao evento todas as noites e, aproveitando o período momesco, visitou ainda outros municípios da região, ao exemplo de Riacho dos Cavalos, Lagoa, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, além de Picuí e Alagoinha.
O parlamentar catoleense fez questão de parabenizar o prefeito de Catolé do Rocha, Leomar Maia, que com recursos exclusivamente municipais realizou, sem dúvida, um dos melhores carnavais da Paraíba, afirmou Biu.

2.22.2007

PROMESSAS, PROMESSA, PROMESSAS!

HRC, novo aeroporto, asfaltamento da estrada de Boqueirão, asfaltamento da Via Norte, construção do açude Almas, criação de tilápias em tanques rede, indústria de beneficiamento de pescado, fábrica ambulante de óculos, despoluição do Açude Grande, segunda etapa do canal São José, construção do canal do Por-do-sol, instalação do SAMU, ... ; minha nossa, quanta promessa vã!

Foi assim que, outro dia, expressei minha indignação com tantas promessas feitas e não cumpridas a Cajazeiras e seu povo, há muito tempo.

Agora que passamos o carnaval, e que a fantasia dá lugar à realidade, é bom refletirmos o quanto temos sido massa de manobra nas mãos de ‘políticos profissionais’ que prometem como sem falta e faltam como sem dúvida! Como diria o radialista Wilson Furtado, as promessas desses ‘profissionais da política’ é como um risco n´água. E é mesmo!

Há quanto tempo, por exemplo, se promete ou a recuperação do aeroporto Antônio Tomáz ou a construção de um novo aeroporto? Lembro-me que ainda haviam mais alguns fios de cabelo na cabeça do que hoje, quando o assunto veio à tona. E pelo jeito, vou acabar careca todo e nada de recuperar o velho ou construir um novo!
Vejam por exemplo na primeira página desta Gazeta no lado esquerdo ao alto há quanto tempo se promete um novo aeroporto para nossa cidade!

Mas não é só. Há quanto tempo se fala em consertar as mazelas do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC)?
Morei nesta bela e hospitaleira cidade coisa de uns 23 anos e nunca deixaram de existir obras de recuperação e ampliação e, mais recentemente, de construção de um novo hospital. Entretanto, as mazelas também nunca deixaram de existir. Hoje, temos um novo hospital com as velhas mazelas: falta de equipamentos, falta de médicos, falta de medicamentos, falta de profissionais, profissionais, enfim, falta de gerenciamento sério!
Mas tanto quanto o aeroporto, o HRC foi e continua a ser mote de muitas promessas.

E a estrada de Boqueirão, tantas vezes asfaltada na boca dos nossos representantes!
Quem não se lembra quantos candidatos, quantos prefeitos, quantos deputados por ali passaram e prometeram asfaltá-la? Promessas que alegraram moradores da Vaca Morta, do Riacho Fundo, de Cajazeiras Velha, de tantos outros sítios e de Boqueirão de Piranhas, que sonharam um dia com as facilidades de uma estrada sem poeira, na estiagem, e sem lama, no inverno, para transportarem suas mercadorias, quando não seus doentes, e por isso votaram. Não é mesmo Zé Duda?

Assim como aeroporto, HRC, estrada de Boqueirão, muitas outras promessas estão vivas em nossos ouvidos e mentes esperando serem cumpridas.

É o caso da Via Norte, popularmente conhecida como estrada do amor, que liga o centro da cidade à sua Zona Norte. Aquilo ali foi aberto ainda na administração do ex-prefeito Zerinho mas, como se vê, até hoje está como sempre foi! Ninguém fez absolutamente nada naquela importante artéria urbana.
E a construção do açude Almas, hein meu caro Abdiel de Sousa Rolim? Quanto tempo faz que o prometeram?


E a criação de tilápias em tanques rede? E a indústria de beneficiamento de pescado? E a fábrica ambulante de óculos para a população pobre? E a despoluição do Açude Grande? E a segunda etapa do canal do São José? E o canal do Por-do-sol? Cadê o Samu?
Sim, e a TV Correio que ia transmitir o carnaval, que havia feito uma parceria com a Prefeitura, e houve aquele estardalhaço todo, por que não transmitiu?

Ô magote de cabra mentiroso!


2.21.2007

PREFEITA FLÁVIA GALDINO, DE PIANCÓ, PODE ADERIR AO ESQUEMA POLÍTICO DO GOVERNADOR.


Segundo informações que correm nos meios políticos, a prefeita do município de Piancó, a médica Flávia Serra Galdino, filha do líder político e ex-prefeito Gil Galdino, está prestes a aderir ao esquema do governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Embora não esteja ainda sacramentada, a adesão da prefeita ao governador se daria pelas 'mãos' do deputado federal Wellington Roberto (PL), aliado de Cássio e votado pelo esquema da prefeita em Piancó.

2.20.2007

CASAL É PRESO COM DINHEIRO FALSO EM CARNAVAL DE CATOLÉ DO ROCHA.

O casal Francisco Leite Filho, 35 anos, e Maria Vaneida da Silva, de 23 anos, residente na cidade de João Dias (RN), foi preso na manhã de domingo (18), na Praça do Povo, centro de Catolé do Rocha, local onde está sendo realizado o carnaval, com 16 notas falsas de R$ 50,00, totalizando R$ 800,00, além de R$ 305,00 em notas verdadeiras, que a polícia militar acredita ter sido trocada pelas cédulas falsas, no comércio local.

Eles foram presos após uma abordagem feita pelos PMs que faziam a segurança da festa e depois encaminhados para a 8ª Superintendência de Polícia Civil em Catolé do Rocha, onde foram autuados e levados para o presídio daquela cidade.

2.18.2007

P A C

Há poucos dias referi-me ao PAC - Plano de Aceleração do Crescimento lançado recentemente pelo governo Lula, como PAC - ‘Pouca Ação Concreta.’ Pelo menos no que se refere à nossa Paraíba, é isso que podemos dizer em relação ao plano governamental. Afinal, literalmente todas as ações ali relacionadas, para a Paraíba, ou são de muito pequena monta ou já estão em construção, quando não em fase de conclusão.

Ora, se compararmos as ações relacionadas para a Paraíba com a de outros Estados, como por exemplo Pernambuco ou mesmo Ceará ou Rio Grande do Norte, veremos o quanto fomos discriminados. Lá em Pernambuco, como também nos demais já citados, as ações relacionadas no PAC além de serem em muito maior número, e portanto também em valores, são ações novas e estruturantes que efetivamente vão dar forte impulso ao desenvolvimento daquelas unidades federativas.

Observe-se bem que não somos contra o PAC, em absoluto.. Apenas queremos que a Paraíba seja contemplada, como bem disse o deputado Biu Fernandes (PFL), com o que lhe é de direito numa divisão equilibrada e ponderada dos recursos a serem investidos.

Tão gritante é a discriminação feita contra a Paraíba pelo PAC atual, que até mesmo o senador José Maranhão (PMDB), aliado do presidente Lula, usou a tribuna do Senado para defender mudanças profundas no que está previsto para o nosso Estado unindo, dessa forma, sua voz à do governador Cássio Cunha Lima, à do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arthur Cunha Lima, à do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, à da procuradora geral de justiça, Janete Ismael, entre tantos outros.

A discriminação, odienta por um lado, não deixa de ter seu lado bom: a união das diversas correntes político-partidárias-ideológicas em favor da Paraíba.

E é assim que nosso Estado vai conseguir combater o desprezo governamental a que foi relegado nesse Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que, por enquanto, mais parece com Pouca Ação Concreta.


S O L T A S

... O empresário Mário Messias (Marinho), é o mais novo cotado para ser o candidato do prefeito Carlos Antônio (PFL – Cajazeiras), à sucessão de 2008. Na lista dos cotados ainda existem: Walter Cartaxo (PFL), Adjamilton Pereira (PFL), José Aldemir (PFL), Paula Almeida (PFL), Marcos Barros (sem partido) e Júnior Araújo (PSDB).

... Enquanto isso pelo lado das oposições o nome do médico Léo Abreu continua em alta.

... O ex-secretário estadual de saúde e médico Reginaldo Tavares, disse que o deputado José Aldemir (PFL) estava mentindo quando afirmava que a criação da 4ª. macro- região de saúde em Sousa, e não em Cajazeiras, era culpa do ex- secretário Reginaldo. “Não fui eu, mas José Aldemir que, como deputado, votou favorável ao projeto na Assembléia Legislativa”, arrematou Reginaldo. E agora Zé?

... O deputado Jeová Campos (PT) tem se saído bem melhor do que era esperado por seus correligionários e amigos, como deputado estadual. Parece até que ele já tinha experiência anterior com o parlamento, tamanha é a sua rápida adaptação.

Tenho dito!

2.14.2007

HOSPITAL REGIONAL.

Lembro-me do prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PFL), ainda na sua primeira administração, anunciando que em pouco tempo daria solução para os graves problemas de funcionamento do Hospital Regional de Cajazeiras – HRC.
Agora, passados alguns anos daquela promessa, o hospital continua com os mesmos velhos e graves problemas tantas vezes debatidos. Que houve? Por que o prefeito não cumpriu a promessa feita publicamente?
É bem verdade que Carlos Antônio não é dono do HRC, nem mesmo seu gerenciador financeiro, atributos pertencentes ao Estado e, nessa condição, não tem a responsabilidade maior para o seu gerenciamento correto.
Entretanto, como prefeito aliado ao governo e acima de tudo na condição de médico, penso que já era tempo de termos pelo menos melhorado o atendimento naquela casa de saúde.
Tanto mais quando se tem como parceiro e aliado um deputado governista e também médico, como é o caso de José Aldemir (PFL).
Mas, enfim, nada disso foi capaz de colocar o velho HRC nos trilhos.
Agora, com a oposição vigilante, fiscalizadora e cobradora do deputado Jeová Campos (PT), os problemas do hospital voltam a ser pauta nas discussões políticas da cidade e fora dela.
Certamente os acomodados não quisessem isso. Talvez preferissem o silêncio cúmplice do atendimento precário que sempre se prestou no HRC. Mas, quem sabe justamente por esse atendimento capenga que lá se presta, é que Jeová tenha sido o deputado mais votado de Cajazeiras: para cobrar das lideranças governistas mais trabalho, mais dedicação, mais empenho nessa causa.
Em outras palavras, a população não suporta mais explicações que podem explicar, mas não justificam. Afinal, são anos a fio de funcionamento precário que, em verdade, serve mais à ganância de votos de alguns políticos locais do que propriamente ao povo.
Mas se já não bastassem esses eternos problemas do HRC, Cajazeiras, ao que vejo, pode ficar literalmente no limbo da saúde pública na Paraíba. Por que?
Porque em declarações à imprensa o secretário estadual de saúde, Geraldo Almeida, disse textualmente o seguinte: “Os hospitais de Campina Grande, Patos e Sousa, passarão a ter configuração especial e passarão a seguir padrão existente no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Esses hospitais receberão melhoramentos do Governo do Estado e serão transformados em padrão de excelência em trauma, de modo a disponibilizar serviços de qualidade à população nas áreas de urgência e emergência. Estaremos colocando um hospital de referência em emergência e urgência em cada macrorregião do Estado.”
Está claro, portanto, que Cajazeiras não será macrorregião de saúde e, assim, não terá uma saúde referência como querem fazer-nos crer alguns de nossos representantes.
Essa é a verdade dos fatos. Tudo o mais é o famoso blá, blá, blá ou lero-lero daqueles políticos, de todos conhecidos, que sempre fizeram a política do assistencialismo, que escraviza, e não a do desenvolvimento, que liberta.
Pense nisso!

S O L T A S

... Por que é que sempre que alguém é empregado no Governo do Estado foi o prefeito ou o deputado que conseguiu, e quando alguém é demitido foi o governador que demitiu? Por que?

... Aumentou consideravelmente a venda de Água Rabelo nas farmácias de Cajazeiras em virtude do carnaval. São os políticos fazendo gargarejo para deixar a garganta em dia, a fim de estarem afiados para as entrevistas de rádio onde dizem o que nunca fizeram e prometem o que nunca cumprem!

... HRC, aeroporto, estrada de Boqueirão, asfaltamento da Via Norte, açude Almas, indústria de beneficiamento de pescado, montadora de motocicletas, despoluição do Açude Grande, instalação do SAMU, ... ; minha nossa, quanta promessa vã!

... Por muito menos do que acontece no HRC fecharam o Hospital Albert Sabin, de Vituriano.

... Palavra de um cajazeirense: “Com Chico Rolim na prefeitura e Edme Tavares como deputado, Cajazeiras era feliz e não sabia!”

Tenho dito!

JEOVÁ INSISTE EM INVESTIGAÇÃO DE HOSPITAL DE CAJAZEIRAS.


O deputado estadual Jeová Campos (PT) ganhou nesta terça-feira (13) um aliado para engrossar o coro em prol de uma comissão especial para apurar supostas irregularidades no Hospital Regional de Cajazeiras. O aliado de primeira hora é o peemedebista Leonardo Gadelha.
Apesar da insistência dos oposicionistas na sessão de ontem, a criação da comissão especial não foi acatada pela mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa. O presidente, na ocasião o deputado João Henrique (PFL), afirmou que já existe na Casa uma comissão permanente que pode apurar o caso de Cajazeiras. “A Comissão de Saúde é a mais indicada para investigas estas denúncias”, disse o peefelista.
Na última quinta-feira, Jeová acusou o deputado José Aldemir (PFL) de ter indicado de forma irregular boa parte dos servidores do Hospital. Aldemir por sua vez, nega as nomeações e convidou Jeová para uma visita técnica ao local.
Fonte: clickpb

2.13.2007

SECRETÁRIO DE SAÚDE ADIA VISITA A CAJAZEIRAS.


O Secretário Estadual da Saúde, Geraldo Almeida, não vai mais realizar uma inspeção no Hospital Regional de Cajazeiras na próximo quinta-feira (15), como havia sido anunciado anteriormente.

Segundo entrevista exclusiva ao BLOG, o secretário disse que "a visita continua programada, porém, por problema agenda, não será mais na quinta-feira", disse, sem anunciar uma nova data para a inspeção naquela unidade de saúde.

Em relação aos problemas vividos pelo HRC, Geraldo Almeida disse que "eles não são diferentes dos demais hospitais", afirmando que a sua pasta está num processo de reorganização do setor.

Ele admitiu, contudo, que um dos grandes problemas do HRC é o excessivo número de prestadores de serviço, que segundo ele "atrapalha, a olhos vistos, o processo de gestão", afirmou.

Para mudar esse quadro o secretário disse que haverá em breve um concurso público para regorganizar a estrutura funcional daquele hospital. "Estamos aguardando apenas o processo administrativo, pois o assunto já está na Secretaria de Administração, para que o Governador anuncie a realização do concurso", confirmou.


CRÍTICAS


Sobre críticas que têm sido feitas na Assembléia Legislativa em relação ao atendimento prestado no HRC, o secretário Geraldo Almeida fez um convite: "qualquer deputado, de situação ou de oposição, que queira trabalhar e ajudar a melhorar a saúde, é só nos procurar lá na secretaria que nós vamos debater e verificar o que é possível ser feito."

Quanto ao desejo de municipalização do HRC demonstrado pelo prefeito Carlos Antônio (PFL), Geraldo Almeida descartou que essa seja uma saída para os problemas do hospital. "Não é por aí", revelou.


CENTRO DE IMAGENS


A parte que mais nos chamou a atenção nessa entrevista exclusiva, foi quando o secretário, respondendo à pergunta sobre a instalação do Centro de Imagens do HRC, disse, enigmaticamente: "nós estamos vivendo novos paradígmas na saúde; essa idéia de que todo o município tem que ter um hospital não é compatível com a realidade nacional. Nós temos que verificar quais são os processos de regionalização existente na área de Cajazeiras."

Em tempo: alguns órgãos de comunicação do Estado, nesta terça-feira, anunciaram a intenção do governo em regionalizar a saúde na Paraíba pelos hospitais de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

2.12.2007

VITAL PEDE VISTA E ADIA JULGAMENTO DE AÇÃO CONTRA MARANHÃO.



O novo advogado da Coligação Por Amor à Paraíba, Vital do Rêgo, pediu e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba concedeu nesta segunda-feira, 12, vista ao processo de cassação do mandato do senador José Maranhão (PMDB) por abuso de poder econômico nas eleições de 2002.

A alegação apresentada hoje pelo advogado Vital do Rêgo é de que vai precisar de mais tempo para analisar o processo para que possa fazer uma defesa oral técnica. "Peço humildemente vista do processo, que não é um pedido de adiamento do julgamento. O conjunto probatório foi apresentado pelos meus colegas, e isso não me deixa à vontade para fazer uma defesa técnica", explicou.

Vital tem até a próxima quinta-feira, 15, para analisar os autos do processo. Durante a sessão, o relator do processo, juiz Alexandre Targino consultou a corte, que deu um prazo de 72 horas para que Vital apresente a defesa técnica.

ENCONTRO REGIONAL DO PTB SERÁ EM CAJAZEIRAS.


O deputado federal Armando Abílio, presidente da Comissão Provisória do PTB na Paraíba, anunciou ontem a realização do Encontro Regional do partido no próximo mês de março em Cajazeiras, e do Encontro Estadual, em João Pessoa, no próximo mês de maio, com a participação de lideranças nacionais, com o objetivo de preparar o PTB para às eleições de 2008.

De acordo com Armando Abílio, o Encontro Regional do PTB de Cajazeiras será coordenado pelo presidente do PTB no município, o ex-deputado federal Edme Tavares, e contará com a participação especial do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), paraibano de Cajazeiras, filho do empresário João Claudino.

Além da presença do senador João Vicente, o evento também contará com a presença do deputado federal Jovair Arantes (GO), líder do partido na Câmara Federal, entre outras lideranças.
Armando Abílio destacou que uma das metas do PTB para este ano é a reorganização do partido na Paraíba, com a formação de novos diretórios e filiações de lideranças política.

MARANHÃO AFIRMA QUE "AÇÕES FORAM REQUENTADAS."



O senador José Maranhão (PMDB) se disse absolutamente tranqüilo quanto ao processo de julgamento da ação de impugnação do mandato eletivo interposto pela Coligação Por Amor a Paraíba, que solicita a cassação do seu mandato.
A ação será julgada pela Corte Eleitoral, nesta segunda-feira (12). Em entrevista neste domingo (11), durante a convenção estadual que o elegeu presidente da Executiva Estadual do PMDB, o senador disse que não tem receio de perder o mandato. Segundo ele, outras ações já fechavam as mesmas alegações dessas ações que já foram julgadas pelo TRE. - Estou absolutamente tranqüilo. Isso aí é simplesmente o requentamento de ações que já foram decididas pelo Tribunal Regional Eleitoral – comentou o senador.

2.10.2007

PERDÃO!


Perdão é o mínimo que podemos pedir a João Hélio, aquele menino de 6 anos de idade que, num cruzamento da cidade do Rio de Janeiro, encontrou a morte bárbara.
Afinal de contas, eu, você, nós, não temos tido tempo para parar um pouco e pensar que sociedade estamos criando?
Nosso tempo tem sido todo consumido na correria do dia-a-dia, na ganância de obter mais bens, mais lucros, mais dividendos, nos esquecendo de que vivemos em sociedade. E de que essa sociedade em que vivemos, lamentavelmente, está podre! E de que a podridão da sociedade é, portanto, a nossa própria podridão!
Ou seja, não temos tido tempo senão para os prazeres imediatos e nos consumimos por inteiro na sua busca, esquecendo-nos que também temos filhos como João Hélio, mais um mártir dessa girândola que mistura impunidade, incompetência e irresponsabilidade.
Ontem foi João Hélio, amanhã quem será?
Eis a pergunta que não quer calar por que, afinal, a máquina social que fabrica jovens desajustados, porque desassistidos de uma vida minimamente digna, continua com a sua ‘linha de montagem’ funcionando 24 horas por dia, ininterruptamente.
Significa, meus amigos, que as causas que levam jovens de todas as idades a delinqüirem roubando, traficando, estuprando, assaltando e matando, continuam a existir. Enfim, temos em nosso país, uma produção contínua de seres humanos que vivem abaixo da linha da miséria, sem saúde, sem educação, sem coisa nenhuma, enquanto “meia-dúzia” de abastados balança a pança gorda nababescamente.
Eis o X da questão! Distribuição de renda.
Enquanto continuarmos a “alimentar” esse sistema vesgo que engorda poucos e joga milhões no raquitismo social, inevitável será esse choque entre os que têm algo com os que nada têm.
Perdão João Hélio!
É que não tivemos tempo senão para ir ao futebol, senão para nos prepararmos para o carnaval, senão para assistir filmes no shopping... . Não tivemos tempo, João Hélio, senão para dormir, para sonhar, enfim, não tivemos tempo para refletir sobre os danos que causamos a ti e a nós mesmos quando “alimentamos” esse verdadeiro moedor de carne humana em que se transformou nossa sociedade.
Perdão!

VITAL FARÁ SUSTENTAÇÃO ORAL EM AÇÃO CONTRA MARANHÃO NO TRE.



O advogado Vital do Rêgo foi designado para fazer a sustentação oral, da Ação de Impugnação de Mandado Eleitoral (Aime) por abuso de poder econômico impetrada pela coligação Por Amor à Paraíba contra o atual senador José Maranhão(PMDB), nas eleições de 2002. O TRE vai julgar a Aime na próxima segunda feira, 12.

Segundo Vital, a ação, que poderá resultar na cassação do mandato do senador Maranhão, resultou de uma investigação eleitoral realizada durante as eleições de 2002, com base no abuso do poder econômico e político. O advogado afirmou deverá focar sua sustentação oral no abuso do poder econômico (na época, Maranhão havia deixado o Governo para disputar o mandato de senador).

“O abuso de poderes, político e econômico empobrecem a democracia”, disse Vital do Rego, que chamou a atenção para o fato desta ação estar tramitando no Tribunal há cinco anos, e só agora chegar à apreciação da Corte.

“Enquanto isso, a ações contra o mandato do governador Cássio impetradas nas recentes eleições de outubro, já estão quase prontas para julgamento”, comparou Vital do Rêgo.

Os advogados liderados por Luciano Pires transferiram a sustentação oral para Vital do Rêgo, famoso entre os advogados paraibanos com destacado orador.

Parecer - A assessoria de imprensa do PSDB reclama que a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, (AIME), interposta pela Coligação Por Amor à Paraíba, contra a eleição do senador José Maranhão em 2002 resultou num processo que foi para o Ministério Público Eleitoral em 13/10/2005, para parecer que só foi ofertado pele procurador Guilherme Ferraz em 16/11/2006, um ano e um mês depois de tê-lo recebido.

Suspeições - A assessoria tucana também informou hoje, conforme certidão datada de 09/fevereiro/2007, emitida pelo Tribunal Regional da Paraíba TRE-PB, que 96 exceções de suspeição contra os Membros da Corte Eleitoral foram movidas por José Maranhão e Roberto Paulino referentes às eleições de 2002.

Muitos destes pedidos foram julgadas Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e o Tribunal Superior Eleitoral que multou a coligação de José Maranhão por considerá-las meramente protelatórias.
Fonte: paraiba.com

ALDEMIR DESAFIA PETISTA A PROVAR DENÚNCIAS DE APADRINHAMENTO.


O deputado José Aldemir (PFL) desafiou o deputado Jeová Vieira Campos (PT) a provar que ele nomeou uma só pessoa para cargo no Hospital Regional de Cajazeiras. Aldemir disse que renuncia ao mandato, se Jeová provar que ele nomeou quem quer que seja para qualquer cargo no Hospital de Cajazeiras.
“Faço um desafio público ao deputado Jeová. Se ele conseguir provar e detectar um só caso de qualquer servidor, de qualquer pessoa que trabalhe no hospital, indicada, nomeada e admitida pelo deputado José Aldemir, eu renuncio o meu mandato”, declarou José Aldemir. O deputado do PFL disse esperar que Jeová renuncie ao seu mandato, caso não prove.
Jeová, por sua vez, declarou que José Aldemir vai ter de renunciar, porque o hospital tem mais de 150 pessoas empregadas sem concurso público, todas elas, segundo o petista, indicadas pelo pefelista e pelo prefeito de Cajazeiars, Carlos Antônio, ambos aliados do governador Cássio Cunha Lima.

“Infelizmente, ele vai ter de renunciar. Lamento”, disse Jeová, completando: “Ele é aliado do prefeito Carlos Antônio e os dois comandam e mandam naquela casa de saúde e fazem lá o que querem”. Segundo Jeová, José Aldemir e o prefeito reduzem gratificações do SUS, desatinadas a quem faz parte do quadro do hospital, para pagar cabos eleitorais que trabalharam na campanha do deputado do PFL. “Ele sabe que isso é verdade”, frisou Jeová.

Os desentendimento entre Jeová e José Aldemir começaram quando o petista apresentou requerimento, propondo sessão especial para fazer, em 90 dias, um diagnóstico do referido hospital. Apesar da concordância de todos os deputados da oposição e de vários deputados do Governo, a Mesa-Diretora da Assembléia mandou arquivar a proposta, sob a alegação de que basta apenas a ida do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, ao hospital, na próxima semana.
Fonte: Correio da Paraíba

2.09.2007

JEOVÁ DIZ QUE HRC É LOTADO DE AFILHADOS DE ZÉ ALDEMIR.





O deputado estadual Jeová Vieira Campos (PT) disse, nesta quinta-feira, dia 8, que praticamente todos as pessoas contratadas que trabalham no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) estão lá sem ter se submetido a concurso público porque são apadrinhadas pelo deputado José Aldemir (PFL).
As declarações do deputado petista foram em reação a reprovação do seu requerimento na Assembléia Legislativa, que pedia a criação de uma Comissão para averiguar e apurar eventuais irregularidades no HRC.
A solicitação não teve guarida da bancada aliada ao governador na AL. Os deputados decidiram que uma visita do secretário de Saúde Geraldo Almeida ao Hospital, na próxima semana, seria mais proveitosa, por enquanto.
Jeová não gostou nenhum pouco da atitude. Indagado se iria com Aldemir participar da visita, Vieira afirmou que só participaria se o colega (Zé Aldemir) se dispusesse primeiro a retirar seus afilhados políticos de funções no Hospital. “A maioria não fez concurso. Está lá pela vontade de Zé Aldemir”, disparou.

2.08.2007

CHICO ARAÚJO ASSUME CARGO AMANHÃ NA AL.

Depois de muitas especulações e vai não vai, o advogado Francisco Gomes de Araújo finalmente foi convidado pelo presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Arthur Cunha Lima (PSDB), e aceitou assumir o cargo de assessor da Secretaria Legislativa daquela casa parlamentar.

Inicialmente, falou-se no aproveitamento de Chico Araújo na Procuradoria Geral da Assembléia no cargo de Procurador adjunto. Porém o cargo foi entregue, como divulgado neste Blog, ao também advogado João Cyrillo, impossibilitando sua ocupação pelo cajazeirense.

As articulações para a ida de Araújo para o cargo de assessor da Secretaria Legislativa foram feitas pelo deputado estadual José Aldemir (PFL), que luta há tempos para tentar pôr fim ao rompimento político ocorrido entre Chico Araújo e seu sobrinho Carlos Antônio (PFL), prefeito de Cajazeiras.

Se a vacina pegou e irá funcionar, só o tempo dirá.

REQUERIMENTO EM PROL DE MELHORIAS PARA O HRC SERÁ VOTADO HOJE NA AL.



Ficou para a sessão de hoje (08) a votação do requerimento protocolado pelo deputado estadual Jeová Campos (PT), que visa a criação de uma comissão especial e temporária para verificar in loco as precárias condições de funcionamento do Hospital Regional de Cajazeiras. Segundo o propositor, o hospital, embora esteja fisicamente novo, não dispõe de aparelhagem suficiente para atender as demandas dos 152 mil habitantes, dos 18 municípios, que formam a região polarizada por Cajazeiras.

O requerimento, que ontem (07) foi o centro dos debates entre as bancadas governista e de oposição na Assembléia Legislativa, acabou conseguindo o apoio dos parlamentares da situação e, conforme Jeová, será subscrito, inclusive, pelo peessedebista Zenóbio Toscano. “O debate fluiu positivamente porque a bancada do Governo percebeu que não seria razoável não aprovar o requerimento, diante desta questão que é de emergência. O Hospital está na UTI”, disse o petista.

Entre as deficiências operacionais da unidade hospitalar apontadas pelo deputado está a falta de um centro de diagnóstico por imagem. “Hoje, o hospital só dispõe, simbolicamente, de um aparelho de Raio-X e outro de ultra-sonografia, de forma que muitos pacientes que necessitam de exames mais precisos ficam, lamentavelmente, dessassistidos, precisando recorrer a outros hospitais em Campina Grande e João Pessoa”, contou Jeová.

Ao defender sua proposta na tribuna da AL, o parlamentar disse que a situação do Hospital foi a sua principal plataforma de campanha e se comprometeu a não politizar os debates em torno da situação, cujas soluções são de responsabilidade das administrações municipal, estadual e até federal. Tão logo seja formada, a comissão, que será composta de cinco parlamentares, terá um prazo de 90 dias para elaborar o levantamento sobre as condições de funcionamento do hospital e propor soluções para resolver os problemas.

POLÍTICOS VÃO PROMOVER EM CAMPINA MOBILIZAÇÃO COBRANDO O INÍCIO URGENTE DA TRANSPOSIÇÃO.

A Secretaria do Interior e Cidadania, dirigida pelo deputado estadual Romero Rodrigues, e a Câmara Municipal de Campina Grande, tendo à frente o vereador Paulo Eduardo Muniz (Paulinho da Caranguejo), vão promover no próximo dia 16 de março, às 10 horas da manhã, na sede do Poder Legislativo campinense, uma grande mobilização, com a participação de secretários de Estado, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, autoridades federais e estaduais, além de outros segmentos da sociedade, visando arregimentar forças para garantir que o projeto de transposição do rio São Francisco saia do papel e dos discursos e seja realmente concretizado, após décadas e mais décadas de promessas.

Segundo o deputado Romero Rodrigues, “é preciso ficar vigilante a todo esse processo, a fim de que as obras da transposição sejam iniciadas no mais breve espaço de tempo possível”, salientando que “é imprescindível a mobilização dos que defendem esse projeto, não tendo cabimento que as águas do rio São Francisco continuem a inundar cidades e zona rural ao longo do mesmo em outros Estados, enquanto que milhares de pessoas continuam passando sérias privações em razão da falta de água na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Não tem cabimento a lógica de não se fazer a transposição”. A mesma opinião tem o presidente do Poder Legislativo, Paulinho da Caranguejo, dizendo que “se trata de uma causa humanitária, sendo indispensável a mobilização de toda a sociedade, e a Câmara Municipal de Campina Grande está atenta a essa questão e vai continuar cobrando das autoridades a promessa de concretizar a revitalização e a transposição do São Francisco”.

As obras vão beneficiar com abastecimento d`água através da bacia do Piranhas municípios paraibanos do Cariri, Sertão e Brejo. Eles acreditam que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional deverão ter início no mês de junho, mas antes o projeto deverá receber licença ambiental até o final deste mês, sendo exatamente nesse ponto que há necessidade da mobilização. O projeto do Governo Federal prevê a transferência de águas do Rio São Francisco para abastecer rios e açudes da região Nordeste que possuem pouca água durante os períodos de seca.

O Primeiro Grupamento de Engenharia é a instituição encarregada de implantar os primeiros trechos de canais logo que o Ministério da Integração receba a licença de instalação da obra. Ele enfatizou que a licença ambiental deverá ser liberada ainda este mês para que logo depois sejam realizadas as licitações e as obras iniciadas.

Deverão ser liberados para obras hídricas pelo Governo Federal R$ 12 bilhões, sendo para as obras de transposição do São Francisco no Nordeste, R$ 4 bilhões. As expectativas das pessoas que vivem no Sertão e Cariri são muito grandes e que elas estão conscientes da importância da necessidade do projeto. O foco principal do projeto da transposição do São Francisco para a Paraíba diz respeito ao abastecimento humano e animal. Inclusive é importante salientar que o Governo Cássio já priorizou uma distribuição de água nas regiões beneficiadas e naquelas mais carentes.

Todos os municípios na bacia do Piranhas, Cariri, Sertão e também do Brejo serão beneficiados pelo Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco. A Paraíba tem vários municípios sofrendo com a falta d’água, principalmente na área rural, mas também existem municípios do Brejo tendo problemas de abastecimento com racionamento, em algumas cidades que já estão sendo abastecidas com carros pipa. E são nessas situações que os habitantes de cada região vão mostrando suas necessidades, e cabe ao Governo do Estado observar todas essas situações para definir o que é melhor para a Paraíba, no sentido de garantir a permanência do homem no campo.

TCE APROVA CONTAS DA PREF. DE UIRAÚNA.

O Tribunal de Contas da Paraíba emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2004 do prefeito de Pitimbu Hércules Antonio Pessoa Ribeiro, a quem imputou o débito de R$ 142.964,00 por irregularidades que, entre outras, incluíram gastos não comprovados com festas juninas, fornecedores de produtos, transporte estudantil e pagamentos em duplicidade.

Em seu voto, acompanhado por unanimidade, o conselheiro Fernando Catão determinou o encaminhamento de cópias do acórdão à Procuradoria Geral de Justiça para as providências cabíveis, entre as quais a cobrança executiva desses recursos, caso não sejam devolvidos.

O prefeito de Mamanguape Fábio Fernandes Fonseca também teve as contas de 2004 desaprovadas pelo TCE que a ele imputou o débito superior a R$ 107 mil, em vista da omissão do registro dessa quantia na contabilidade da Prefeitura, conforme entendimento do relator Marcos Ubiratan.

Utilização de recursos do Fundef em ações da Prefeitura alheias à natureza desse fundo contribuiu para a desaprovação das contas de 2004 do prefeito de Princesa Isabel José Sidney Oliveira.

O Tribunal aprovou, com ressalvas, as contas de 2004 encaminhadas por Miguel Barreiro Neto, gestor da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), determinando a extração de peças dos autos para a formalização de processo apartado sobre inexigibilidade de licitação.

Em 2004, o Fundo de Industrialização do Estado (Fundesp) teve dois gestores. O TCE aprovou as contas do primeiro (Jurandir Antonio Xavier, período de 1º de janeiro a 18 de julho), mas desaprovou as do segundo (Ricardo José Mota Dubeaux), imputando-lhe o débito de R$ 32.363,60 pela não comprovação de saldo constante de conciliação bancária.

João Bosco Nonato Fernandes, prefeito de Uiraúna, teve as contas de 2004 aprovadas por maioria de votos.

2.06.2007

TCE JULGA CONTAS DE UIRAÚNA, SANTARÉM, S. J. DO RIO DO PEIXE E CACHOEIRA DOS ÍNDIOS.

A Empresa Paraibana de Turismo S/A (PBTur) vai ter as contas de 2004 julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado, na sessão plenária desta quarta-feira (7). Na ocasião, a Corte também estará examinando as contas da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), do Fundo de Industrialização do Estado (Fundesp) e do Fundo Estadual de Saúde, exercício de 2002, neste último caso.


A pauta de julgamento ainda contém processos referentes às contas de 2004 dos prefeitos de Uiraúna (João Bosco Nonato Fernandes), Pitimbu (Hércules Antonio Pessoa Ribeiro), São José de Caiana (Gildivan Lopes da Silva), Princesa Isabel (José Sidney Oliveira) e Sossego (Juraci Pedro Gomes).
E, ainda, as dos ex-prefeitos de Monteiro (Carlos Batinga), Mamanguape (Fábio Fernandes Fonseca), São José dos Ramos (Antonio Caxias de Lima), Cacimba de Dentro (Edmilson Gomes de Souza), Santarém (Luiz Vitoriano dos Santos), São João do Rio do Peixe (Catarina Eliane Barbosa) e, por fim, de Cachoeira dos Índios (José de Souza Bandeira, já falecido, e Francisco Dantas Ricarte, atualmente no cargo).

RÔMULO MACEDO: CÁSSIO É O GOVERNADOR QUE MAIS DEFENDE A TRANSPOSIÇÃO.


O coordenador nacional do Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, Rômulo Macedo, elogiou, nesta terça-feira, a postura do governador Cássio em defesa da viabilização do projeto.

“É o governador Cássio Cunha Lima quem mais defende a transposição, por reconhecer sua importância para seu Estado e para a região”, afirmou, ao participar de debate promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

JEOVÁ: UM MANDATO POPULAR!

“Intervenção” em favor do Hospital Regional de Cajazeiras; otimização das potencialidades hídricas do Vale do Rio do Peixe (Santa Helena, S. J. do Rio do Peixe e Sousa); implantação das faculdades de engenharia civil e de ciências da computação em Sousa; implantação dos cursos de medicina e fisioterapia em Cajazeiras; criação de uma escola agrícola em São João do Rio do Peixe; a ética na política.

Todos esses assuntos (temas) já estão sendo levantados e, mais, encaminhados pelo deputado estadual Jeová Campos (PT). Uns via Assembléia Legislativa, outros em Brasília, via direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Mas, de uma forma ou outra, o deputado cajazeirense mostra, desde cedo na sua caminhada parlamentar, que não está para brincadeiras.

Ao contrário, Jeová tem pressa porque entende que essas questões (problemas) também têm pressa.

O parlamentar petista demonstra assim, claramente, que quer ser diferente dos demais que até hoje representaram Cajazeiras e a região e que, logo após uma eleição, buscavam o descanso e o conforto de praias fora do Estado para repor as energias. “Os problemas do nosso sertão não podem mais esperar”, ressalta Jeová, que vai à luta aqui e em Brasília para contribuir para a solução dos mesmos.

E se essa sua postura parlamentar já denota completa diferença de outros mandatos eletivos representativos de nossa cidade e região, sua disposição publicamente anunciada de estar à disposição dos prefeitos e do governador para juntos buscarem soluções em Brasília, sem que cada qual precise abrir mão de suas convicções político-partidárias, pontua marcadamente a distância que o separa da mesmice parlamentar até hoje vivenciada pelo interior paraibano.

Tanto quanto os demais, Jeová tem um mandato outorgado pelo povo, para representá-lo na casa legislativa estadual. A diferença, é que o mandato do representante petista de Cajazeiras é um mandato, de fato, popular. Por que?

Porque na defesa que faz de melhorias urgentes para o HRC, sem mais delongas, ressoa a voz do povo.
Porque quando defende uma otimização imediata das potencialidades hídricas do Vale do Rio do Peixe, ressoa o clamor de milhares de agricultores da região.
Porque quando encaminha pleitos de novos cursos superiores para Sousa e Cajazeiras, expandindo a UFCG, ressoa o desejo social de mais e novas oportunidades para a nossa juventude.
Porque quando pede ao presidente nacional do PT que leve ao presidente Lula o seu pedido de instalação de uma escola agrícola em São João do Rio do Peixe, ressoa a voz rouca de muitos que querem germinar a terra, mas necessitam da tecnologia.
Porque quando defende um debate sério sobre a ética na política, ressoa a voz dos brasileiros todos deste sertão indignados com muitos acontecimentos da nossa vida pública.

Ou seja: não no exercício retórico, mas na prática, Jeová mostra que o mandato que o povo lhe deu está a serviço das causas do povo.

Essa é a grande diferença!




S O L T A S


... O empresário Deca continua antenado com os acontecimentos políticos da toda a Paraíba, mesmo tendo que viajar o país inteiro a negócios. Como mineiro, calado, Deca observa a tudo para intervir em 2008, olhando para 2010!

... O deputado estadual Biu Fernandes (PFL) continua vigilante na defesa das causas da grande Catolé do Rocha. “Fomos beneficiados pelo governo Cássio no primeiro mandato em termos de obras, mas não por isso iremos descuidar no Cássio II”, disse o parlamentar poeta.

... O vereador Marcos Barros (sem partido) tem certeza que foi traído dentro do esquema do prefeito Carlos Antônio (PFL) com aquelas denúncias de farra de diárias publicadas em um jornal paraibano. E não perdoa!

... O empresário Chico Mendes garante que não há nenhuma intenção sua de transferir seu título eleitoral de São José de Piranhas para Cajazeiras. “Isso é especulação da imprensa e nada mais”, afirmou.

... A voz da experiência: “de tudo que se diz em Cajazeiras, dê um desconto de 99%.”

Tenho dito!

MARANHÃO VAI PRESIDIR COMISSÃO DE ORÇAMENTO NO CONGRESSO.


O PMDB escolheu nesta terça-feira os senadores que serão indicados para presidir as comissões permanentes do Senado a serem comandadas pelo partido na atual legislatura.
O partido indicou o senador Joaquim Roriz (DF) para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Leomar Quintanilha (TO) para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, além do senador José Maranhão (PB) para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso.
Na distribuição da comissões permanentes, o PT ficou com a importante CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), a cargo de Aloizio Mercadante (SP). A CAE avalia as principais medidas econômicas do governo enviadas para o Senado.
O PSDB também ficou com uma comissão importante, de Infra-estrutura, que deve ter à frente o novo senador Marconi Perillo (GO). Essa comissão deve ser responsável pela avaliação das medidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
CCJ
O PFL reconduziu Antônio Carlos Magalhães (BA) para a Comissão de Constituição e Justiça, outra comissão estratégica no Senado uma vez que todas as matérias que chegam à Casa Legislativa tramitam por ela com exceção das Medidas Provisórias.
A Comissão de Relações Exteriores saiu das mãos do PT para o PFL, representado por Heráclito Fortes (PI).
O PSB ficou responsável pela Comissão de Assuntos Sociais, a cargo de Patrícia Gomes (CE).
O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF) será o responsável pela Comissão de Educação.
O PMDB também indicou o senador Wellington Salgado (MG) para presidir a comissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação. A comissão será criada na atual legislatura uma vez que, anteriormente, era vinculada à Comissão de Educação.
Todas as comissões permanentes do Senado devem se reunir esta tarde para a eleição de seus presidentes. Apesar de os partidos já terem feito as indicações, elas precisam ser confirmados pelas próprias comissões.
Fonte: Folha Online

2.05.2007

RICARDO BERZOINI PROMETE LEVAR PROPOSTAS DO DEP. JEOVÁ CAMPOS AO PRESIDENTE LULA.


O deputado estadual Jeová Campos (PT) aproveitou o encontro nacional com dirigentes do partido, realizado no último fim de semana em São Roque (SP), para fortalecer as articulações com lideranças petistas que podem viabilizar o diálogo com o Governo Lula na implementação de projetos para a Paraíba. Um deles foi o presidente do PT, Ricardo Berzoini, ao qual o deputado paraibano apresentou, no domingo (04), suas propostas de melhorias para o sertão do Estado como a expansão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na região. “Ele não só ficou feliz com a iniciativa como se colocou à disposição para encaminhar o pleito ao presidente”, contou o deputado paraibano.

De acordo com Jeová, a idéia é que sejam criados os seguintes cursos: Medicina e Fisioterapia, no campus de Cajazeiras, para consolidar as ações em prol da área de saúde do município; Engenharia Civil e Ciências da Computação, em Sousa. A criação de uma Escola Agrícola para a cidade de São João do Rio do Peixe também faz parte da proposta que, segundo o parlamentar, recebeu o apoio de Berzoini.

Outro tema levantado pelo petista junto ao presidente da legenda foi à insuficiência hídrica nos municípios sertanejos. “Tratamos da questão da irrigação das Várzeas do Rio do Peixe (que envolve as cidades de Santa Helena, São João do Rio do Peixe e Sousa), mostrando que essa área fica dentro do setor que será beneficiado pela transposição do Rio São Francisco”, disse Jeová.

O deputado, que participou do encontro a convite do colega de bancada Rodrigo Soares, que é integrante do campo majoritário do PT, comentou ainda a expectativas das lideranças petistas neste início do segundo Governo Lula. “Acho que o desejo dos participantes é que o presidente consiga de fato fazer um governo pautado no desenvolvimento do país e com um foco maior para os setores produtivos (pequenas e médias empresas, e agricultura familiar) e não para o mercado financeiro”, observou.

GOVERNADOR CRITICA GOVERNO FEDERAL POR INVESTIR MENOS QUE O ESTADO NA EDUCAÇÃO.


O governador Cássio Cunha Lima entregou nesta segunda-feira, 5, o prédio reformado do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), na avenida Camillo de Holanda.
Com o ato, foi aberto oficialmente o ano letivo no estado.
No discurso feito no local, Cássio queixou-se que o Estado é quem tem bancado a maioria das despesas com educação, recebendo pouca ajuda do Governo Federal. “Quem mantém o Fundef, como quem manterá o Fundeb, são os governos estaduais.
Só no ano passado, o Governo Federal investiu R$ 350 milhões, e nós investimos R$ 414 milhões”, relatou. Desse montante, cerca de R$ 50 milhões de recursos estaduais foram destinados a reformas de escolas, ampliações, laboratórios de informática e ciências. “Já levamos o ensino médio para todos os municípios. Agora queremos colocar laboratórios de informática até o meio do ano em todos os colégios”, disse.
A rede pública estadual de ensino tem matriculados cerca de 500 mil alunos, que se somam com mais 500 mil da rede municipal e resultam em 1 milhão de crianças e jovens com acesso à educação em todo o estado.
Ao apresentar estes números, Cássio anunciou a realização de novo concurso público para o corpo docente ainda este ano. “Este é o dia mais importante para o Governo do Estado. Agora estamos também definindo o local onde será instalado em João Pessoa o campus da Universidade Estadual da Paraíba, de modo a atender também a demanda do ensino superior”, concluiu.

VAGA DA OAB NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA: JOAQUIM ALENCAR ENTRA NA DISPUTA.

Com 35 anos de prática advocatícia e com uma das bancas mais conceituadas no Alto Sertão paraibano, o diretor do Centro de Estudos Jurídicos da UFCG em Sousa, professor Joaquim Alencar, natural de Cajazeiras, é o mais novo candidato à vaga do quinto constitucional no Tribunal de Justiça da Paraíba, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A informação foi prestada por ele próprio, em entrevista no último domingo (04) ao programa TREM DAS ONZE, da Rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras.

Segundo ele, um grupo de advogados amigos de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos e outras cidades interioranas, uniu-se para lançar uma candidatura à vaga do TJ, "e tive a honra de ser o escolhido", relatou.

Quando perguntado sobre o viés político da escolha do novo desembargador do TJ/PB, já que caberá ao Governador do Estado, por fim, essa escolha, Joaquim usou sua já conhecida verve para asseverar: "se for por proximidade, por isso não, o governador mora no 16º andar e eu no 11º", afirmou, mostrando que ambos são condôminos no mesmo prédio em João Pessoa.

MARCOS BARROS: "DENÚNCIA DAS DIÁRIAS FOI ORQUESTRAÇÃO DE GENTE DA SITUAÇÃO."



O presidente da Câmara de Cajazeiras, Marcos Barros (sem partido), falou pela primeira vez sobre as acusações que pesam contra ele de falsificação de documentos e de pagamentos irregulares de diárias.
Em entrevista a Rádio Oeste Am e ao PORTALNOTÍCIA o vereador disse que nada teme em relação às denúncias porque nenhuma procede.
Quanto à acusação do Ministério Público, que entende ter ocorrido adulteração do edital de convocação da sessão na qual o vereador Severino Dantas (PT) foi cassado, Marcos Barros negou qualquer ato nesse sentido. “Nós estávamos em recesso. O vereador só vai a Câmara se for notificado, e eles foram notificados. Cada um assinou o requerimento da convocação. Veja o livro de ata e de ponto. As assinaturas são verdadeiras, vou para qualquer canto e provo”, afirmou. O presidente da Câmara afirmou que jamais encaminharia um documento irregular à Justiça. “Na sessão estavam todos os vereadores. Eles estavam lá porque foram notificados. Ninguém inventou a sessão. Eles foram notificados. Existem outros argumentos. Vamos provar nossa responsabilidade e nosso respeito ao Judiciário”, declarou.
Denúncia de diárias: orquestração da base aliada.
“Isso faz parte de uma orquestração feita pelos próprios companheiros do esquema político da situação. Não foi nenhum adversário meu que fez esse jogo sujo, leviano e irresponsável. Tentaram me atingir. Botaram manchete no Jornal Correio da Paraíba com o intuito de manchar a minha história de mandatos consecutivos”, desabafou Marcos Barros, respondendo a questionamento referentes à denúncias veiculadas na imprensa de gastos excessivos e irregulares no pagamento de diárias.
Sobre o assunto, o vereador citou o nome do jornalista Josival Pereira duas vezes, por ter repercutido a denúncia em sua coluna no Correio da Paraíba. Ao citar o nome de Josival, depois de afirmar que houve uma “maquinação” de gente do próprio Governo Municipal, indiretamente se conclui que Marcos Barros, apesar de não dizer explicitamente, atribui o que ele chama de “orquestração” ao secretário Adjamilton Pereira, atual procurador geral do município, irmão do jornalista, e seu desafeto pessoal. “Eu fui fazer minha defesa no próprio TCE, fui atrás do Focco, entreguei na mão do coordenador doutor Ricardo Coelho, para que ele mandasse as acusações contra mim. Ele disse na Alto Piranhas que não tinha nada e até hoje não mandou nada. No ano de 2005, nós gastamos 52 diárias de R$ 200. O Tribunal aceita até 80 para quem mora em cidades como Cajazeiras”, assegurou.“Fui a casa dos colegas da Oposição. Expliquei tudo. Todas as diárias, a gente anexa despesas de combustível, alimentação, certificados de encontros. Não existe barganha e nem invenção de diária”, justificou Marcos Barros ao radialista Francisco Matias, seu entrevistador.
Sessão solene homenageia ex-presidentes.
O presidente da Câmara ainda convidou a população de Cajazeiras para prestigiar a sessão solene de abertura do período ordinário, nesta segunda-feira, dia 5. Na ocasião, A Câmara prestará uma homenagem aos ex-presidentes da Casa “Otacílio Jurema. “Hoje você só vê lá as fotografias de três presidentes. Vamos resgatar essa história”, disse, anunciando também a entrega de oito computadores conseguidos em parceria com o Senado Federal, através do Interlegis, graças ao senador Efraim Morais (PFL). Além disso, informou Marcos Barros, o Poder Legislativo terá dois anos de internet grátis, em convênio com o Senado.
Fonte: Portal Noticia

2.04.2007

- EM CIMA DA HORA - EM CIMA DA HORA - EM CIMA DA HORA -

... O Secretário de Esportes, Juventude e Lazer do Estado, Ruy Carneiro (PSDB) disse que o estádio Perpétuo Correio Lima (Perpetão) não receberá placar eletrônico a exemplo do que vai ocorrer nos estádios Amigão e Almeidão, respectivamente em Campina Grande e João Pessoa, porque a prioridade dos desportistas da terra do padre Rolim é para a construção de um novo lance de arquibancadas.
Ele só não disse quando se pretende iniciar a construção da mesma!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

... O deputado estadual Jeová Campos (PT) participou neste final de semana, ao lado do também deputado Rodrigo Soares (PT), na cidade de São Roque (SP), de um encontro de parlamentares do Partido dos Trabalhadores de todo o Brasil.
Em entrevista de lá, por telefone, ao TREM DAS ONZE neste domingo, o parlamentar cajazeirense disse ter conversado com o Presidente Nacional do PT, deputado Ricardo Berzoíni, mostrando-lhe a necessidade do Governo Federal liberar verbas para a ampliação da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB), com destaque para a instalação do curso de medicina em Cajazeiras, bem como liberar recursos novos para o Hospital Regional da cidade.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

... O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, disse em entrevista que é plenamente favorável às medidas adotadas pelo Governador Cássio Cunha Lima (PSDB), principalmente no tocante à não liberação de recursos do tesouro estadual para a realização de festividades, como carnaval e São João.
Segundo o líder religioso, o dinheiro do povo deve servir, prioritariamente, para ações em educação, saúde e segurança pública. "Festa faz quem pode", resumiu Dom Aldo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A QUALQUER MOMENTO VOLTAMOS COM NOVAS INFORMAÇÕES.

2.03.2007

CÁSSIO ASSINA MP E DEFINE O BRASÃO COMO MARCA DE GOVERNO.


O secretário de Comunicação do Estado, Solon Benevides, informou que o governador Cássio Cunha Lima, assinou nesta sexta (2), Medida Provisória que dispõe sobre a marca institucional do Governo do Estado da Paraíba e também aprovou a nova logomarca da administração estadual.
A Medida Provisória define o brasão como marca a ser utilizada institucionalmente nas ações, programas, obras e serviços realizados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
Na linha do que determina a medida adotada, a nova logomarca que é uma criação da agência de publicidade Mix e destaca os dois principais símbolos do Estado, o brasão e as cores da bandeira.
Segundo Solon Benevides, com essa definição todos os diversos órgãos da administração do Poder Executivo receberão em breve as informações acerca da nova marca, que através dos seus símbolos enfoca a história e a cultura da Paraíba.
História dos símbolos Brasão
(Escudo)
O Brasão é usado como timbre nos papéis oficiais do Estado. Foi oficializado pelo Presidente da Província da Paraíba, Dr. Castro Pinto. Observando-se seu desenho, vê-se que é formado por três ângulos na parte superior e um ma parte inferior. Contém estrelas, que respeitam a divisão administrativa do Estado. No alto, uma estrela maior, com cinco pontas e um círculo central, onde se vê um barrete. No interior do escudo, uma paisagem que lembra a simplicidade do nosso povo: um homem guiando o rebanho (sertão) e o Sol nascente (litoral). Nota-se ainda, do lado esquerdo do escudo, uma ramagem de cana-de-açúcar e, do lado direito, uma ramagem de algodão (principais produtos agrícolas da Paraíba). As duas ramagens são presas por um laço, em cujas faixas está inscrita a data de fundação da Paraíba: 5 de agosto de 1585.
Bandeira
A palavra NEGO consta na bandeira da Paraíba para registrar um fato histórico que teve muita repercussão na década de 20 a 30. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque era Presidente (Governador) da Paraíba. Na época, era Presidente da República Washington Luiz, paulista. Em 1929, iniciou-se o processo de eleição para o novo Presidente da República. Existia a chamada aliança café-com-leite, pela qual São Paulo e Minas se revezavam no exercício da Presidência da República. Washington Luiz rompeu o acordo e indicou como seu candidato à Presidência outro paulista, Júlio Prestes. João Pessoa negou o apoio da Paraíba ao candidato Júlio Prestes, se fixando na candidatura de Getúlio Vargas, gaúcho, lançado pelo Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos.

2.01.2007

TABAJARA: LISONJEIO E CURRICULUM.

Não deu nem para chegar ao final do mês de janeiro para eu perceber que 2007 será um ano feliz para mim.

Afinal, sequer entrávamos o mês do carnaval e recebia eu o honroso convite para integrar a equipe de jornalismo da Rádio Tabajara da Paraíba. Logo eu, um viciado na radiofonia!

A alegria de receber esse chamamento foi tão maior quando coube ao novo superintendente daquela emissora, o amigo Levy Soares, de inegável conhecimento na área, como comprovam suas passagens em diversas emissoras de rádio e TV de vários recantos deste Brasil, essa missão.

Desde que fui colocado à margem da atividade radiofônica aqui em João Pessoa, o que ocorreu no segundo semestre do ano passado, por motivos que ainda hoje desconheço, sonhava com minha volta à redação, ao estúdio, ao microfone. Sonhava, enfim, com minha volta à vida. Pois quem ama o rádio, longe dele não vive!

Mas como se não bastasse ter tido a honra de ser convidado por um Levy Soares, o convite era para integrar, na mais antiga, tradicional e respeitada rádio da Paraíba, a Rádio Tabajara, a equipe de produção e apresentação do programa Paraíba Debate, que vai ao ar de segundas às sextas-feiras de 12 às 15h. Ou seja: fui convidado por Levy para ir para a Tabajara e, ainda por fim, para ombrear-me à figuras como um Almir Serrano, uma Claudete Andrade, uma Walquíria Andrade, um Edmilson Pereira, entre outros tantos valorosos companheiros.

Feito Fênix, renasci das cinzas. E não me importo que não tenha sido pela competência que aliás não tenho, mas fico feliz, e faço questão de registrar, em ter sido pela generosidade de amigos que construí. Eu tenho amigos!

Volto ao rádio para de novo sentir a troca de energias que há entre locutor/entrevistador e ouvinte, quando há verdade. E esse é, modestamente, a Paraíba sabe, o nosso caso.

Para mim, integrar a equipe campeã da Rádio Tabajara é ao mesmo tempo um enorme lisonjeio e uma imperdível oportunidade do coroar meu curriculum de 25 anos de radiofonia na Paraíba.

Certo estava o grande José Américo quando dizia que “voltar é uma forma de renascer, e na volta ninguém se perde!”