­

11.30.2006

FERNANDO CALDEIRA - Autarquia? Ministério? Receita e determinação!

Na última terça-feira, dia 28, pelo voto favorável de 368 deputados federais foi aprovado um projeto de lei que recria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE. Na próxima quarta-feira, os parlamentares brasileiros voltam ao tema apenas para votar alguns destaques sobre a matéria. Após o que, já tendo sido aprovada no Senado Federal, vai à sanção do Presidente Lula, que certamente a sancionará.
Não resta dúvidas de que é uma notícia alvissareira para uma região, como o Nordeste, que realmente precisa de tratamento diferenciado! Mas é preciso que não esqueçamos que já houve tempo em que, mesmo com a Sudene em funcionamento, nada ou quase nada se fazia, a não ser roubá-la.
A corrupção que nela gracejava serviu de mote para sua extinção em 2001, num erro histórico do governo FHC, que deveria por fim à corrupção, e não à Sudene!
Mas, o fato é que criada em 1959, no governo JK, sob inspiração do paraibano Celso Furtado, seu primeiro superintendente, a Sudene teve papel fundamental no avanço industrial desta região até um determinado momento. Depois disso, serviu apenas para deleite de uma casta privilegiada de empresários e políticos.
Agora, com sua recriação, é preciso tirar lições do passado para não errar novamente. O Nordeste não pode mais esperar!
Se continuará sendo autarquia, como sempre foi, ou se passará à condição de Ministério do Nordeste como querem os Bispos nordestinos reunidos recentemente em Campina Grande, só o tempo dirá. Mas fundamental mesmo, na minha concepção, é que a Sudene ou o Ministério do Nordeste tenham duas coisas imprescindíveis: receita e determinação. Sem verbas, não há Sudene ou Ministério que possa contribuir para o desenvolvimento nordestino; e sem determinação dos que o fizerem, nem mesmo com dinheiro se conseguirá ir muito longe. Somente disponibilização financeira e vontade é que farão desse novo órgão voltado para as questões nordestinas uma pilastra sobre a qual se erguerá um novo tempo nesta região.
Como diria o pernambucano Josué de Castro em seu livro “Sete Palmos de Terra e um Caixão”, escrito no início de 1960, “o Nordeste é uma terra de sofrimento; terra e homem martirizados há séculos por uma espécie de complô de forças adversas: forças naturais e forças culturais.”
Pois bem, que a nova Sudene ou o futuro Ministério do Nordeste, surjam para pelo menos por fim ao ‘complô das forças culturais’ como falava o grande pernambucano, para que possamos ao menos conviver dignamente com os efeitos do ‘complô da forças naturais.’
O Nordeste é viável sim.
A nova Sudene ou o seu Ministério, com gente capacitada, determinada e com receita, aliados à políticas sérias de educação e saúde, certamente comprovarão a assertiva da frase que todos sabemos verdadeira!


SOLTAS



... o senador Cícero Lucena (PSDB) precisa criar identidade própria sem se distanciar da liderança do Governador. A exemplo de Efraim Morais (PFL).

... a vereadora Nadja Palitot (PSB) tem total razão de buscar na justiça uma ação contra o ‘loteamento’ das praias no reveillon que, em suma, significa utilização do alheio para benefício próprio, por parte dos barraqueiros, e ocupação indevida de área de marinha.

... o empresário José Gonzaga Sobrinho (Deca) poderá ser candidato a deputado federal em 2010 pela região de Cajazeiras.

... o deputado estadual José Aldemir (PFL) está todo animado depois de conversa ontem com o Gov. Cássio. Só não revelou por que?

... começa a surgir em Cajazeiras um novo grupo político, denominado de terceira força, que já agrega o ex-deputado federal Edme Tavares, seu irmão Reginaldo Tavares, e seu sobrinho Diego Tavares, além dos vereadores Evangelista e Carlos Rafael, entre outros.

“O OPOSTO DO AMOR NÃO É O ÓDIO, MAS A INDIFERENÇA.” (Érico Veríssimo)

Tenho dito!

Prefeito determina: todo secretariado com cargos à disposição!

Acaba de chegar à redação deste BLOG a informação de que o Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PFL), delegou à sua Secretária de Administração, Josefa Vanóbia, a incumbência de recolher as assinaturas de todos os secretários municipais e dos ocupantes de cargos de 2º escalão, colocando seus postos à disposição.

A medida, diz a fonte, facilitaria algumas mudanças que o Prefeito estaria desejando realizar na administração. Mudanças essas que, acredita ela, podem ser iniciadas já a partir do próximo dia 4, segunda-feira, quando da reunião dele com todos os seus auxiliares.

Pela informação recebida pelo BLOG, por enquanto apenas quatro auxiliares assinaram colocando seus cargos à disposição. São eles: Josefa Vanóbia (administração), júnior Delfino (Sctrans), Moacir Filho (tribuitação) e José Augusto (transportes). Os demais secretários e auxiliares do 2º escalão, informou a fonte, estariam se escondendo e teriam desligado os telefones celulares, a fim de não serem localizados e, assim, terem que assinar a nota.

Parece mentira, mas a fonte garante que a informação é verídica!

Cajazeiras: nepotismo com dias contados.



Uma fidedigna fonte de informação assegurou a este BLOG que tanto o Prefeito Carlos Antônio (PFL), quanto o Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros (PTB), receberam recentemente ofício do Ministério Público Estadual da Paraíba, dando prazo de 90 dias para que pusessem fim, em havendo, ao nepotismo em suas administrações.

Dessa forma, mesmo à revelia da vontade de cada chefe de poder, eles terão que efetivamente acabar com a prática de nomeação de parentes que, pelo menos na Prefeitura de Cajazeiras, é uma festa, como já noticiamos.

A fonte informou ainda que, a pedido do Ministério Público, tanto o Prefeito quanto o Presidente da Câmara já enviaram àquele órgão a lista completa de funcionários, inclusive com os cargos comisssionados, que é justamente onde ocorre a prática do nepotismo.

Assim sendo, gostando ou não, os administradores, também em Cajazeiras, terão que por um ponto final nessa vergonha chamada nepotismo!

Assessor desmente sumiço do prefeito e diz que sábado ele chega a Cajazeiras!

O Superintendente de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Nilvan Ferreira, em contato telefônico realizado há poucos instantes com este BLOG informou que não procede a informação de que o Prefeito Carlos Antônio(PSDB) teria completado ontem 18 dias distante do município e, portanto, da administração pública.

Segundo ele, somente no próximo domingo(3), é que iria completar 15 dias de seu afastamento da cidade mas, "no próximo sábado ele estará chegando a Cajazeiras", revelou o assessor.

Nilvan Ferreira disse inda que o Prefeito encontrava-se em Brasília, mas não detalhou os motivos de viagem de 13 dias, pelas suas contas, nem por onde o chefe do executivo cajazeirense andou nesse período. Disse apenas que no próximo sábado "ele chega a Cajazeiras."

Versões chegadas ontem a este BLOG davam conta de que, diferente do que afirma o assessor de Carlos Antônio, o Prefeito teria completado ontem 18 dias distante da cidade e da administração, descumprindo assim a Lei Orgânicia do Município que limita em 15 dias o período máximo de afastamento sem licença, como é o caso.

Aguarda-se a aparição do Prefeito para sua explicação pública!

11.29.2006

PREFEITO DE CAJAZEIRAS HÁ 18 DIAS FORA DO MUNICÍPIO!!!



Há informações oficiosas, portanto que carecem de confirmação, dando conta de que o Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio Araújo de Oliveira (foto)está completando hoje, dia 29 - quarta-feira, dezoito (18) dias sem estar fisicamente presente no município.

Como é do conhecimento dos srs. vereadores, a Lei Orgânica do Município estipula que o Prefeito Municipal, sem se licenciar do cargo,passando-o para o vice-prefeito, como é o caso atual, só pode ficar ausente da administração por no máximo 15 dias, sob pena de ter seu mandato cassado.

A informação que chegou a este BLOG é que hoje está completando 18 dias de 'afastamento' de Carlos Antônio do município. Tentamos um contato telefônico com o mesmo, mas seu telefone estava desligado.

Conseguimos então um contato com seu primo e ex-secretário de Planejamento da Prefeitura, Júnior Araújo, que desmentiu a informação. Segundo ele, o prefeito esteve quinta-feira passada, dia 23, em Cajazeiras, "participando de um evento de Deca", disse ele, referindo-se ao empresário José Gonzaga Sobrinho, embora assuma que já no dia seguinte o prefeito cajazeirense tivesse ido para Campina Grande.

Mas, segundo está apurando este BLOG, não teria havido nenhum evento do empresário Deca em Cajazeiras, e sim na própria Campina Grande, sede de seus negócios na Paraíba e em outros Estados, e lá sim, deve ter comparecido Carlos Antônio. Mas em Cajazeiras mesmo, como afirmou seu primo, parece-nos que não.

Há até informações repassadas a este BLOG de que o funcionário Moacir Menezes Filho, do setor de tributação da Prefeitura, é quem teria se deslocado a Campina Grande para que o Prefeitura pudesse assinar alguns documentos da edilidade e, com as assinaturas desses atos, prolongado por mais 15 dias o direito de estar ausente do município.

O BLOG reafirma que esta informação é oficiosa, e aguarda pronunciamento do Prefeito a respeito.

TODOS CONTRA O NEPOTISMO!!!



A cidade de Cajazeiras, "terra que ensinou a Paraíba a ler", não pode ficar de fora da luta contra o nepotismo, a mais nova onda 'auto-limpante' da vida pública brasileira e paraibana, em particular.

Num passado não muito distante, Cajazeiras foi notíciada em toda a Paraíba e Brasil afora, por sua Câmara de Vereadores ter sido a primeira no Estado, e certamente uma das primeiras no país, a reduzir o recesso parlamentar de seus componentes, o que só muito tempo depois foi acompanhado por outros legislativos.

Já na questão do nepotismo, no entanto, Cajazeiras está demorando a tomar providência em relação a cortar esse mal pela raiz. Isso, aliás, não tem sido bem visto pela opinião pública local e estadual, acostumada a ter a cidade na vanguarda dos movimentos de justiça social e política.

De um lado, o prefeito Carlos Antônio (PSDB)parece anestesiado quando o assunto é nepotismo, numa complacência que instiga e ao mesmo tempo condena. Por que será que o prefeito não toca nesse assunto?

De outro lado, lamentavelmente, a Câmara de Vereadores, outrora saudada pela redução do recesso parlamentar, também parece inerte diante do problema que, diga-se de passagem, é de grande monta no município.

Uma alta fonte ligada à Prefeitura de Cajazeiras informou-nos que em relação a apenas quatro Secretários, foram contabilizados 11 parentes desses em cargos de confiança, a saber: - 3 na Secretaria de Saúde; - 3 na Secretaria de Administração;
- 4 na Secretaria de Educação; 1 na Secretaria de Finanças.
Segundo essa fonte, muitos outros parentes estão empregados em cargos de confiança na Prefeitura, em diversos setores da edilidade.

Com a palavra o sr. Prefeito e/ou os srs. Vereadores!!!

11.27.2006

CAJAZEIRAS: NEPOTISMO A DAR COM PAU!!!



A onda anti-nepotismo que varre o Brasil e a Paraíba, em especial, parece que ainda não chegou a Cajazeiras.

Não se sabe se é a distância de quase 500 quilômetros da capital, ou se é mesmo falta de pudor dos que fazem a Prefeitura daquele município, mas o fato é que enquanto Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Prefeitura de Santa Rita, que aliás foi a primeira no Estado, entre outros, põem fim a essa vergonha chamada nepotismo, na edilidade cajazeirense continua aquela "ruma" de parentes de Secretários Municipais encrustrada na administração.

Pelas informações conseguidas pelo BLOG junto a fonte muito próxima ao Prefeito Municipal, num levantamento superficial e rápido, "deu para contar o emprego de onze (11) parentes em apenas cinco (05) Secretários", revelou ela. Todos, claro, em cargos de confiança, recebendo os melhores salários pagos pela Prefeitura!
Dizem que muitos sequer dão expediente, e se diz também que tem comissionado que nem no município estaria morando.

Pelo sim, pelo não, certo seria o Prefeito Carlos Antônio (PFL) seguir o curso natural da história política atual, e baixar decreto ou assinar medida provisória, ou enviar projeto-de-lei à Câmara de Vereadores, pondo fim a essa festança que vergonha as melhores tradições da política local, e que vai de encontro ao princípio da impessoalidade no serviço público.

Aliás, por falar nisso, não entendo como até o momento nenhum vereador cajazeirense, representante do povo, não apresentou projeto-de-lei propondo o fim do nepotismo no âmbito municipal! Não é para isso, para fazer leis que os vereadores foram eleitos? Onde está a representação popular da Câmara Municipal de Cajazeiras? O Presidente do Legislativo cajazeirense, Marcos Barros (FOTO), bem que poderia provocar uma discussão sobre o assunto.

De acordo ainda com a fonte ligada ao Prefeito cajazeirense, a reunião marcada para o próximo dia 1º, sexta-feira, com todo o Secretariado, não teria, inicialmente, a função de debater esse assunto, mas com a crescente onda anti-nepotismo que se abate sobre a Paraíba, é possível que se toque no assunto.

PMDB elege Elinete Lourenço presidente do diretório municipal de Cajazeiras.



Em convenção realizada nesse domingo (26), o PMDB, que provavelmente terá o médico Léo Abreu (FOTO)como candidato a prefeito de Cajazeiras em 2008, definiu elegeu seu novo presidente e sua nova direção executiva. A convenção do partido que teve como local o Cajazeiras Tênis Clube iniciou ás 08h00 da manhã se estendendo até as 17h00.

O evento transcorreu no clima de absoluta tranqüilidade, onde inúmeros filiados do partido estiveram participando da convenção que inicialmente teve a eleição do diretório para em seguida definir a composição do mesmo.

A composição do novo diretório é encabeçada por uma mulher a professora Elinete Lourenço que atualmente é presidente do SINFUNC - Sindicato do Funcionalismo Municipal de Cajazeiras. Veja o novo diretório após a convenção do partido:

PRESIDENTE: Elinete Lourenço
VICE- PRESIDENTE: José Aldizio
2º VICE-PRESIDENTE: Moacir Diniz
SECRETÁRIO GERAL: Sócrates Cartaxo
2º SECRETÁRIO: Alberto Almeida
TESOUREIRO: Simone Herculano
DELEGADO: José Anchieta e Chagas Amaro (Líder da bancada na Câmara e membro nato)





Fonte:Redação Portal CZN com redação do BLOG.

11.26.2006

FERNANDO CALDEIRA - Nepotismo: teoria e prática.

Volto ao assunto pela atualidade de seu debate na Paraíba.
Há alguns anos vem se debatendo a necessidade de se pôr fim ao nepotismo que, nos ensina o Aurélio, é a “autoridade que os sobrinhos e outros parentes do Papa exerciam na administração eclesiástica; favoritismo.”
Ou seja, ter um governo ou uma administração nepótica é ter parentes próximos a ‘auxiliar’ na condução da coisa pública. E pior: é ter parentes escolhidos não necessariamente pelas suas capacidades, mas tão somente por serem parentes, ficando aí patente o favoritismo de que nos falava o crítico, ensaísta, tradutor, lexicógrafo e filólogo alagoano.
De tal forma pernicioso à administração é que, resumindo, nepotismo deveria pertencer tão somente ao passado, aos livros de história antiga. Infelizmente, ainda faz parte do nosso dia-a-dia e, tão presente está na nossa vida pública, que é parte integrante de nossa historiografia contemporânea.
Mas já foram dados passos importantes no seu combate, que servem de exemplo a administradores reticentes em findá-lo. É o caso do Prefeito de Santa Rita (PB), Marcus Odilon Ribeiro Coutinho (PMDB) que, como primeiro ato seu ao assumir aquela edilidade em 2004, baixou decreto proibindo, terminantemente, a contratação de parentes em cargos comissionados. Com esse gesto, pôs fim ao nepotismo que poderia existir ou que pudesse vir a existir!
Mas recentemente, o exemplo veio do Palácio da Redenção, com o Governador Cássio Cunha Lima (PSDB), baixando Medida Provisória dando prazo de 90 dias para que todos os parentes, até terceiro grau, do Governador, dos Secretários e dos demais cargos de chefia na administração pública estadual, sejam exonerados de suas funções. Pronto, está decretado o fim do nepotismo no âmbito estadual!
Nesses dois exemplos próximos que citamos, vemos que à teoria anti-nepotismo tantas vezes utilizada nos palanques eleitorais, existe uma prática política coerente. Ou seja, se diz, e se faz!
Mas, infelizmente, não é regra esse comportamento. Ao contrário, é exceção! A regra é o nepotismo vergonhosamente implantado nas administrações públicas de cidades pequenas, médias e grandes, indistintamente.
E o pior é que, políticos tidos como de esquerda, e portanto ligados aos movimentos sociais e avançados, também refugam a tese de decretar-se o fim do nepotismo em suas administrações, lamentavelmente.
É o caso, por exemplo, infelizmente, do Prefeito Ricardo Coutinho (PSB) que, em declarações recentíssimas à imprensa paraibana, disse que não enviará à Câmara Municipal qualquer Medida Provisória, nem baixará decreto, nem proporá Projeto-de-Lei algum pondo um ponto final no nepotismo porque, segundo ele, “não existe nenhuma nomeação na Prefeitura de João Pessoa que favoreça qualquer núcleo familiar.”
Acontece que, quando na oposição, seja como vereador, seja como deputado estadual, Ricardo Coutinho sempre se insurgiu contra a prática do nepotismo, pelo menos na teoria.
Ora, o Prefeito hoje é o sr. Ricardo Coutinho que diz, e nós acreditamos, que não há favorecimento familiar em sua administração. Mas amanhã o Prefeito poderá ser outro, e as práticas, quem sabe, também outras. De tal forma que, fazendo como fez o Governador Cássio ou o seu colega Marcus Odilon em Santa Rita, ele estará passando no papel o fim do nepotismo que diz não existir e, assim, dificultando enormemente a volta dessa prática deplorável em futuras administrações.
Outrossim, é preciso que se diga que, no início de sua gestão, a imprensa publicou que dois ou três irmãos ou irmãs do sr. Ricardo Coutinho tinham cargos na Prefeitura. Pelo sim, pelo não, melhor é o Prefeito, no papel, pôr fim ao nepotismo. De boca, só, não vale!
Resumo da ópera: só quem sobe nos palanques é a teoria. A prática, depois, a modifica!

SOLTAS

... o Brasil precisa pôr fim também à reeleição, e voltar a votar para suplente de senador, vice-prefeito, vice-governador e vice-Presidente da República!

... alô Prefeitura de João Pessoa: a praça Sílvio Porto, em Manaíra, está uma vergonha para administração que se diz zelosa com o patrimônio público!

... PT e PMDB são iguais: o primeiro quer cargos na Prefeitura de Ricardo Coutinho, e o segundo quer Ministérios na Presidência de Lula. Qual a diferença?

... uma fonte me adiantou que nada mudará na Prefeitura de Cajazeiras, mesmo depois da reunião do Prefeito e seu Secretariado no próximo dia 1º. “É só pra inglês ver”, afirmou.

... o PFL tem direito de ‘brigar’ pela Presidência da Assembléia Legislativa da Paraíba.

... muito bom, e por isso recomendo, a leitura do BLOGDOPATRICK, uma grata surpresa mesmo!!!


“EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.” (Chico Xavier).

Tenho dito!

11.25.2006

Um pernambucano da Paraíba!



Paraibano de Cajazeiras, Francisco Sales de Albuquerque (FOTO), agora será também pernambucano.
É que por aprovação maciça dos que compõem a Assembléia Legislativa daquele Estado lhe foi outorgado o Título de Cidadão de Pernambuco, honraria que vai receber no próximo dia 30, às 18 horas, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, no centro da capital pernambucana.
Filho de Francisco Arcanjo de Albuquerque (in memorian) e Leopoldina de Brito Albuquerque (D.Mãezinha), Sales, como é carinhosamente tratado por familiares e amigos, radicou-se em Recife (PE) ainda no final dos anos 70 para estudar seu curso médio e preparar-se para ingressar na Faculdade.
Algum tempo depois de sua chegada a Recife, é aprovado nos vestibulares de Agronomia (Universidade Federal de Pernambuco) e Direito (Universidade Católica de Pernambuco), iniciando ambos os cursos ao mesmo tempo.
Passados uns dois anos, aflorou-lhe de vez a paixão pelo Direito, decidindo então dedicar-se integralmente a seu estudo, encerrando seus apontamentos de agronomia.
Formado em bacharel em Direito, logo foi aprovado no Exame de Ordem, conseguindo a carteira da OAB, e então o título de Advogado. Militou durante algum tempo nessa condição, para depois ser ungido pelo então Governador Miguel Arraes como um de seus auxiliares.
Cumprida sua missão na administração estadual de Pernambuco, Francisco Sales é aprovado em exame de provas e títulos no Ministério Público daquele Estado, sendo designado para exercer a promotoria de justiça em diversos municípios do interior pernambucano.
Dedicado, estudioso e trabalhador operoso na defesa da lei, Dr. Sales, como lhe tratam no MPPE, finalmente chega a Recife para ser o Secretário Geral do Ministério Público de Pernambuco.
Alguns anos depois, por merecimento, é elevado de Promotor a Procurador de Justiça, fazendo parte de seleto grupo do MPPE.
Nessa condição, disputa e consegue o primeiro lugar, em votação direta, como membro de lista tríplice para indicação de Procurador Geral de Justiça de Pernambuco. Democraticamente, tem sua indicação homologada pelo então Governador Jarbas Vasconcelos, que nomeou-o obedecendo a ordem de votação.
Depois de cumprir seu primeiro mandato, foi novamente reeleito e nomeado para o cargo de chefe do Ministério Público.
Agora, num reconhecimento público de seus relevantes serviços prestados à Lei e à Justiça daquele Estado, a Assembléia Legislativa lhe outorga o Título de Cidadão Pernambucano, "essa que é uma das mais tocantes homenagens que recebo", disse o agora pernambucano da Paraíba, para regozijo de todos os cajazeirenses e paraibanos, seus conterrâneos.

Fernando Caldeira

11.23.2006

FERNANDO CALDEIRA - Nepotismo: efeito dominó.

Não sabemos ainda se teremos, como a grande maioria deseja, um efeito dominó no tal combate ao nepotismo.
Mas o fato é que o assunto começa a tomar vulto no noticiário e no dia-a-dia dos paraibanos. Se formos consultar o povo nas ruas, veremos que ele abomina essa história sem fim de empregar a parentada toda no serviço público.
Ora, se o poder originário, que é o povo, não concorda, como manter esses privilégios de poucos?
Daí porque veio em boa hora a Medida Provisória assinada pelo Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) pondo fim ao nepotismo no âmbito do Governo do Estado.
O que se quer saber é se esse posicionamento vai ser seguido pelos prefeitos municipais na Paraíba? Aliás, nos municípios é que o nepotismo se apresentar com mais pujança!
O exemplo do Governo do Estado vai gerar um efeito dominó nas prefeituras paraibanas? Essa é a pergunta que não quer calar!
Abra-se aqui um parênteses para registrar, com alegria de amigo, que dos 223 municípios paraibanos, um já tratou de erradicar esse mal em 2004. Trata-se do município de Santa Rita, cujo Prefeito, Marcus Odilon (PMDB), tão logo tomou posse, tratou de enviar uma Lei à Câmara de Vereadores, proibindo terminantemente a nomeação de parentes na administração daquela cidade. Santa Rita está livre desse mal!
Soube, agora, que o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), sentindo o vento das mudanças populares oriundo do Palácio da Redenção, determinou ao seu Procurador Geral do Município, a elaboração de medida idêntica para que seja implantada também na capital do trabalho. Parabéns Prefeito. Antes tarde do que nunca!
Bem mas, Governo do Estado, Prefeituras de Santa Rita e Campina Grande, não são poucos ainda os que abraçam a causa anti-nepotismo nesta Paraíba? Afinal, são 223 cidades. Faltam 221 tomarem o caminho seguido por Odilon e Veneziano, a nível municipal, e Cássio, a nível estadual.
E João Pessoa, a nossa capital, a maior e mais importante cidade do Estado, como se posicionará? O que diz o Prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a respeito? Até agora, me parece, muito pouco para não dizer nada, foi feito. Logo Ricardo Coutinho, o ‘Prefeito socialista’ nada fez até o momento para por fim ao nepotismo na máquina administrativa que rege. Por que? Por que João Pessoa ficou para trás nesse assunto? Por que a capital não puxou o cordão da moralidade no serviço público propondo o fim do nepostimo? Por que?
Mas além de nossa capital, as populações de outras cidades pólo neste Estado também querem um posicionamento de seus Prefeitos em relação ao fim do nepotismo. O que dizem esses prefeitos? Hein Jota Júnior (Bayeux), hein Zé Regis (Cabedelo), hein Aluísio Régis (Conde), hein Nabor Wanderley (Patos), hein Salomão Gadelha (Sousa), hein Antônio Porcino (Itaporanga), hein Alexandre Braga (Conceição), hein Lourdinha (Monteiro), hein Carlos Antônio (Cajazeiras)? O que os senhores têm a dizer?
Perguntar, não ofende!



SOLTAS

... o deputado estadual recém-eleito pelo PT, Jeová Campos, de Cajazeiras, como diz o humorista, “aprendeu rápido!” É que em entrevista à imprensa na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (23), disse que, em termos de gastos financeiros, sua campanha foi “franciscana.”

... o ‘fogo amigo’ entre dois postulantes aliados do Prefeito à sucessão cajazeirense em 2008, tem prejudicado imensamente o andamento dos trabalhos e a imagem da administração municipal. Enquanto isso, a oposição lambe os beiços e esfrega as mãos!

... por falar em Cajazeiras, uma pessoa muito próxima do Prefeito daquele município garantiu que a Prefeitura está infestada pelo nepotismo. São vários os Secretários que empregaram seus parentes na edilidade, em cargos de confiança. Com o consentimento do chefe, é claro!

... a propósito, dizem que listas com nomes de parentes felizardos já correm de mão em mão e podem a qualquer momento ser levadas a público. Dizem também que a oposição na Câmara Municipal vai solicitar, via Ministério Público, a relação de todos os servidores do município: concursados e cargos de confiança. Tem gente que nem na cidade mora!

... já está pré-agendada a entrevista do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) dia 7, primeiro domingo do ano, na estréia da nova estrutura do Programa Trem das Onze, pela Rádio Alto Piranhas, às 11h, que agora será apresentado direto de João Pessoa.

... o deputado Lindolfo Pires (PFL) trabalha com a perspectiva de disputar a Câmara Federal em 2010, dado o enorme espaço vazio que existe no Alto Sertão para candidatos filhos da terra.

“QUANDO OS QUE MANDAM PERDEM A VERGONHA, OS QUE OBEDECEM PERDEM O RESPEITO.” (Cardeal Retz)

Tenho dito!

Veneziano acompanha Cássio e propõe lei contra nepotismo em CG

A decisão do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) de acabar com o nepotismo no Executivo começa a ser seguida pelos municípios. Ontem, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), anunciou que vai enviar, nos próximos dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores, que proíbe a contratação de parentes até terceiro grau, em cargo comissionado, de dirigentes municipais, no âmbito do Poder Executivo municipal e autarquias.

Ontem, Veneziano ligou de Brasília para o procurador-geral do município, Fábio Thoma, determinando a elaboração urgente do projeto. O prefeito explicou que, após a aprovação do projeto pela Câmara, os gestores municipais ficarão impossibilitados da contratação de parentes nas secretarias ou departamentos. Thoma, por sua vez, esclareceu que está tomando como base a decisão do Conselho Nacional de Justiça contra o nepotismo, a exemplo também do Ministério Público.

O projeto vai vedar, no âmbito da Prefeitura e órgãos, o exercício de cargo de provimento em comissão ou de função gratificada por cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito e dos servidores investidos em cargos de secretário, secretário executivo ou equivalentes a estes, coordenações e gerências, além dos ocupantes de cargos em autarquias municipais.

O procurador prevê para o início de dezembro o envio do projeto ao Legislativo campinense. Ele acredita que antes do início do recesso parlamentar, marcado para o dia 21 do próximo mês, os parlamentares votarão a propositura. Ele não definiu qual será o prazo para adaptação à lei, após a sanção.

Amanhã, Fábio Thoma deve se reunir com o prefeito para discutir os detalhes do projeto. Veneziano retorna hoje de Brasília, onde tratou da liberação de recursos para investimentos, principalmente na área de infra-estrutura. Acompanhado do deputado Vital Filho, o prefeito teve audiências em vários ministérios, a exemplo das Cidades, bem como na Caixa Econômica Federal. Ele informou que foram acompanhados projetos que estão em tramitação, bem como tratou da liberação de verbas para reformar o Teatro Municipal Severino Cabral.


Fonte : Jornal da Paraíba

11.22.2006

Sangue novo na política de Sousa!

O sinal vermelho já acendeu nas hostes das velhas raposas felpudas da política sousense.
É que entre tantos nomes já batidos, entre tantos nomes de políticos profissionais que já passaram pela Prefeitura daquele importante município paraibano, começam a surgir novidades nas lides políticas da terra de Bento Freire, segundo comentários que nos chegam daquela cidade.
Pelas informações repassadas ao BLOG, o vitorioso empresário sousense Fábio Tyrone estaria iniciando a formação de um bloco político com vistas a sucessão municipal de 2008.
Ainda de acordo com os informes que nos chegam de Sousa, Fábio Tyrone já estaria articulado nesse sentido com vários outros empresários da cidade, e estaria ainda buscando uma maior identidade com o marizismo sousense, através da aproximação sua ao também empresário e publicitário Otávio Mariz, radicado atualmente em João Pessoa, primo do ex-governador e ex-prefeito Antônio Mariz.

Pauta do TC contém 47 processos.

O Tribunal de Contas do Estado vai examinar, na sessão plenária desta quarta-feira (22), em meio a 47 processos, as contas do Instituto de Previdência e Assistência do Município de João Pessoa, do Paraiban – Crédito Imobiliário S/A e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (exercício de 2004), as da Companhia Docas da Paraíba (2003) e as do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (2005).
Compõem, ainda, a pauta de julgamentos as contas de 2004 encaminhadas pelos prefeitos de Uiraúna (João Bosco Nonato Fernandes) e Santana dos Garrotes (José Carlos Soares), além das de 2005 apresentadas, então, pelos também prefeitos de Mulungu (José Leonel de Moura), Mogeiro (Margarida Maria Silveira Gomes) e Aguiar (Francisco Aureni de Lacerda).
O TCE ainda examinará as contas de 2004 dos ex-prefeitos de Alcantil (Carlos Marques Castro Júnior), Malta (Antonio Fernandes Neto), Itapororoca (José Ribeiro da Silva), Capim (João batista da Rocha) e São Miguel de Taipu (Joaquim Gilberto Soares).
Cinco Câmaras de Vereadores também terão as contas de 2004 examinadas na sessão plenária desta quarta-feira. Serão, no caso, as de Juarez Távora, Poço de José de Moura, Salgado de São Félix, Emas e Igaracy

Prefeitura ainda não pagou contas do Xamegão e "Bandas temem calote", diz Carlos Rafael.




O vereador Carlos Rafael Medeiros (PSOL) voltou à carga contra o seu xará, o prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio de Olveira (PSDB). Ele denunciou no seu programa semanal de rádio que a prefeitura ainda não pagou as bandas que tocaram no São João de Cajazeiras deste ano.

“As bandas ainda não foram pagas. Foram gastos 186 mil reais. Têm atrações reclamando que não receberam o pagamento. Qual é a credibilidade que a prefeitura vai ter para contratar boas bandas para o carnaval se não pagou nem as do São João”, interrogou o vereador.

Bandas temem calote
A preocupação do vereador se refere a má impressão que as atrações terão da prefeitura de Cajazeiras quando forem convidadas a se apresentarem na folia de momo da cidade. “As bandas pensam: ora não pagaram as atrações de lá. Eles temem um calote”, disse o parlamentar socialista.

Ele também se demonstrou preocupado com os espaços que o carnaval de Cajazeiras está perdendo para as festas carnavalescas da cidade de Caicó (RN). “O nosso carnaval ainda não acabou por conta dos foliões que mantêm o carnaval com alegria”, ressaltou.



Fonte:Portal Notícia

11.21.2006

NEPOTISMO NA PREFEITURA DE CAJAZEIRAS!



EXCLUSIVO!!!

Uma fonte ligadíssima ao Prefeito Carlos Antônio(FOTO)revelou que a Prefeitura de Cajazeiras está infestada pela praga do nepotismo, combatido atualmente a nível estadual pelo Governo da Paraíba, pela Justiça Paraibana e pelo Ministério Público.
Pelas informações por ela repassadas, são pelo menos 6 Secretários Municipais com parentes próximos ocupando cargos de confiança na municipalidade.

A fonte revelou ainda que mesmo depois do pedido de exoneração do primo do Prefeito, Jr. Araújo, justificado como 'combate ao nepotismo', a parentada desses Secretários continua empregada nos cargos sem a menor cerimônia.

A mesma fonte disse ainda ao BLOG que se o Prefeito determinar fim do nepotismo na Prefeitura, mais de 50 cargos, aproximadamente, ficarão vagos.

Nomes de vários parentes já freqüentam listas que podem vir a público a qualquer momento.

11.20.2006

TREM DAS ONZE EM JOÃO PESSOA!



Tradicionalíssimo programa radiofônico do Alto Sertão Paraibano, criado e apresentado há décadas na Rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras, o TREM DAS ONZE ganhará nova roupagem a partir de janeiro de 2007.

A confirmação foi dada pelo Diretor Geral daquela conceituada emissora, José Antônio de Albuquerque, depois de alguns estudos e algumas conversas.

Já a partir do primeiro domingo de janeiro, dia 7, o TREM DAS ONZE será apresentado pelo jornalista e radialista Fernando Caldeira, e pelo radialista Sales Fernandes, direto de João Pessoa, e pelo radialista Arnaldo Lima, dos estúdios daquela emissora, em Cajazeiras.

Na verdade, o programa será produzido e apresentado pelos três comunicadores, os dois primeiros com 'estúdio avançado' na capital paraibana, e Arnaldo direto da sede da emissora.

Assim, com esta nova roupagem, o tradicional TREM DAS ONZE oferecerá a seus milhares de ouvintes espalhados pela Paraíba notícias da região sertaneja, com Arnaldo Lima, e notícias das demais regiões do Estado, com Caldeira e Sales, que apresentarão o programa do Cabo Blanco - Café e Drink's, situado no Centro Turístico de Tambaú, local onde realizarão as entrevistas ao vivo com políticos e personalidades da vida paraibana.

O novo TREM DAS ONZE promete matérias exclusivas com cobertura das atividades dos parlamentares paraibanos em João Pessoa e Brasília, além da cobertura dos acontecimentos gerais da política paraibana, notadamente os acontecimentos das prefeituras e do Governo do Estado.

Como o programa terá ao mesmo tempo dois pontos de apresentação, Cajazeiras e João Pessoa, as entrevistas poderão ocorrer numa ou noutra cidade, ou em ambas, no caso de mais de um entrevistado, num mesmo dia.

Embora não haja qualquer confirmação de agenda, o programa está iniciando contatos para ver se consegue estrear essa nova roupagem dia 7 de janeiro, entrevistando o Governador Cássio Cunha Lima.

FERNANDO CALDEIRA - Lealdade tem nome!

A disputa pela Presidência da Assembléia Legislativa da Paraíba é, no momento, o assunto que monopoliza os debates políticos no Estado.
Nessa eleição direta de eleitorado reduzido (36 parlamentares), votam os representantes estaduais do povo, eleitos pelas mesorregiões Litoral, Agreste, Borborema e Sertão. Ou seja, a eleição da Mesa Diretora é uma decisão tomada em nome de toda a Paraíba.
Daí porque, entendem alguns, deva ser ela bem estudada de forma a representar, com justiça, não só o próprio poder constituído, a Assembléia, mas inclusive e principalmente o poder originário, os eleitores paraibanos.
Nessa disputa pelos nove cargos que compõem a Mesa Diretora (Presidente, 4 Vice-Presidências e 4 Secretarias), claro, o mais concorrido é o de Presidente, por questões óbvias.
E sem desejar ser indelicado com nenhum dos possíveis pretendentes, posto que, eleitos, cumprem a exigência maior para concorrer ao cargo, penso que o nome do deputado José Aldemir Meirelles(PFL) tem méritos e justificativas de sobra para ser o escolhido.
Não fosse só pelo fato de figurar nos quadros do PFL, principal aliado do PSDB, e portanto do Governador Cássio Cunha Lima na campanha eleitoral recém-finda, mas por ter sido ele o parlamentar mais votado da legenda, obtendo mais de 30 mil votos.
Além disso, argumentam aliados de Aldemir, “o PSDB já fez o Governador e o Senador na disputa deste ano” cabendo agora ao PFL a Presidência do Poder Legislativo, dizem.
Afora essas alegações, o próprio José Aldemir argumenta em seu favor: “O governador venceu com uma maioria de 78 mil votos no Sertão, uma das pilastras de sua vitória, sendo que 36% deste total vieram dos municípios da região polarizadas por Cajazeiras. Então, o entendimento nosso e dos prefeitos e outros líderes da região é que uma forma de o Governador prestigiar o Sertão é ajudar um sertanejo a chegar à Presidência da Assembléia.”
Bem, são dados numéricos irrefutáveis e que mostram, indubitavelmente, que há que se prestigiar o Sertão.
Mas, se ainda não fossem suficientes para firmar convencimento de que a eleição do representante cajazeirense e sertanejo à Presidência do Poder Legislativo é ato de justiça não apenas com ele próprio, mas com a extensa região que representa, é preciso se dizer que em termos de lealdade, outro predicativo muito importante para a ocupação do cargo, José Aldemir já foi testado e aprovado. Aliás, sua lealdade ao grupo Cunha Lima lhe custou a reeleição de deputado federal em 1998. Como?
Ora, simplesmente o candidato a reeleição de deputado federal José Aldemir fora formalmente convidado para ser o vice na chapa do então Governador José Maranhão, candidato também à reeleição, e rejeitou o convite sob a argumentação de que fazia parte do grupo do deputado federal Ronaldo Cunha Lima, e não pretendia traí-lo. Foi o bastante para ter todo o aparato governamental da época contra sua reeleição, o que acabou não acontecendo, tal a violência eleitoral com que lhe tomaram importantes áreas e apoios que tinha.
Predicados de competência, moral, ética..., muitos podem ter. Mas a lealdade testada e aprovada, é desses predicados como pedra 90: difíceis de serem achados!

SOLTAS

... o movimento anti-nepotismo na Paraíba, encetado pelo Ministério Público Estadual, já teve seus reflexos no Poder Executivo, com o Governador Cássio Cunha Lima assinando Medida Provisória determinando que dentro de no máximo 90 dias, todos os parentes de Governador, Secretários e que tais, deixem seus cargos em comissão.

... no Poder Judiciário, informa-se, providências correlatas já haviam sido tomadas no sentido de findar o nepotismo.

... igualmente no Ministério Público paraibano foram adotadas providências similares.

... aguarda-se, agora, providências da Assembléia Legislativa, Prefeituras e Câmaras Municipais, para que também procedam medidas colocando fim ao nepotismo reinante nesses serviços públicos.

... a briga política entre Adjamilton Pereira, sec. de saúde, e Júnior Araújo, ex-sec. de planejamento, pela sucessão municipal em Cajazeiras com o apoio do Prefeito Carlos Antônio (PFL), vai acabar prejudicando a segunda administração daquele executivo sertanejo!

“QUEM TEM PRESSA COMO CRU E QUENTE.”

Tenho dito!

Coronel Lima Irmão será mantido à frente da Polícia Militar da Paraíba.




O governador Cássio Cunha Lima declarou neste final de semana que não pretende promover mudanças no comando da Polícia Militar do Estado, em seu novo mandato.

Dessa maneira, ele confirmou a manutenção, à frente da instituição, do coronel PM Lima Irmão (foto).

Como Cássio também assegurou a preservação no cargo do secretário de Defesa Social, Harrison Targino, é provável que toda a cúpula da segurança pública seja mantida.

Estado deve divulgar esta semana calendário de dezembro e 13º salário.





Duas reuniões do governador Cássio Cunha Lima com a área econômica de seu governo, na semana que se inicia, definirá a modalidade de pagamento do mês de dezembro e do 13º salário ao funcionalismo estadual do Poder Executivo.

Cássio disse em entrevista à Rádio Caturité de Campina Grande que é sua intenção fazer a divulgação desse calendário ainda nesta semana.

11.14.2006

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!!

Com a possibilidade do deputado estadual reeleito José Aldemir Meirelles vir a disputar o cargo de Presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, o terceiro na linha sucessória governamental, como se comportaria o também deputado estadual Jeová Vieira Campos?
Votaria com José Aldemir, e portanto com a região do Alto Sertão?
Ou negaria seu voto àquele parlamentar e, conseqüentemente, à sua região de atuação política?

Com a palavra o deputado petista!

Colunista vê chance de Zé Aldemir presidir AL.

O renomado jornalista e colunista político Heraldo Nóbrega, na sua coluna na internet, intitulada Política, Poder e Mídia, cita o nome do deputado estadual reeleito José Aldemir Meireles (PFL) com grandes chances para ser conduzido a presidência da Assembléia Legislativa do Estado.

Heraldo lembra que o deputado, com forte atuação política no Vale do Alto Piranhas, teve importante participação na vitória do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Sertão, principal base de Aldemir.

Para o colunista, a cogitação de Zé Aldemir para assumir o posto mais cobiçado da AL não surpreende em virtude de seu desempenho político.

Confira o texto na íntegra:

“O deputado estadual José Aldemir chega fortalecido à Assembléia Legislativa: foi excepcionalmente bem votado e contribuiu de forma decisiva para a vitória do governador Cássio Cunha Lima no Alto Sertão, principal base do deputado estadual reeleito. Por isso, não surpreende a cogitação do nome de Aldemir para presidente da Casa”.


Fonte: Portal Notíca

11.13.2006

FERNANDO CALDEIRA - De novo a velha seca!

Desde que conheci o mundo que ouço falar nessa cíclica seca que se desgraça sobre o semi-árido nordestino.
Antes de mim, muitos também já haviam ouvido falar nessa ingrata. Mas apesar de velha, ela continua digamos, atual.
E da mesma forma que nos tempos idos ela espalhava medo, temor, fome e miséria, ainda hoje em dia a seca traz enormes problemas para os viventes dessa região.
Em reportagem de fôlego, sob o título ‘Retorno da Agonia’, a Revista Nordeste (Ano I, número 5 – Novembro/2006), informa que a mais nova seca já atinge 340 municípios nordestinos.E diz mais: “O El Nino está de volta e com mais intensidade do que nos últimos oito anos, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com as previsões, por causa do fenômeno, as regiões Norte e Nordeste sofrerão ainda mais com a seca no próximo ano”, relata a revista.
Bem, notícia pior não poderia haver.
Mas, pior, muito pior que a seca, é a falta de atitude governamental para minimizar seus efeitos nocivos sobre o homem.
Dom Pedro, imperador, já havia prometido vender até a última jóia da coroa portuguesa para fazer a transposição de águas do Rio São Francisco. Pelo jeito, as jóias eram poucas e a obra não foi feita. Passaram-se governantes e mais governantes, e nada da obra ser implementada. Nem sei se um dia será?
Mas o fato é que é imprescindível para a vida do semi-árido nordestino essa transposição! Sem ela, essa região está condenada a virar deserto em alguns poucos séculos, se tanto. Afinal, sem água de beber, não há vida!
E tem mais: a água de que precisamos não é só para beber não; precisamos também de água para trabalhar. Afinal, somos um povo eminentemente agrícola, e não conheço agricultura que se desenvolva na seca!
Por falar nisso, os Bispos do Nordeste estão promovendo nos próximos dias 27, 28 e 29, em Campina Grande, o seminário “O Nordeste e seus desafios”, que terá a presença, anuncia-se, de autoridades governamentais. Quem sabe com os ministros de Deus por perto, não se acorde para a necessidade urgentíssima de tornar viável uma região onde habitam aproximadamente 45 milhões de brasileiros, 15 dos quais no chamado Polígono das Secas!

SOLTAS

... o professor Thompson Fernandes Mariz, reitor da UFCG, voltou de Brasília, recentemente, animado com a possibilidade de instalação de um curso de medicina no sertão paraibano. A dúvida é se o curso será instalado em Sousa ou em Cajazeiras?

... se depender de força política, não se tenha dúvidas, Cajazeiras sai na frente. Além de ter um prefeito aliado do Governador, e isso vai sim pesar muito, tem quatro deputados federais a defendê-la: Wilson Santiago, Efraim Filho, Wellington Roberto e ainda Wilson Braga.

... o prefeito Carlos Antônio (PFL – Cajazeiras), tem muitos bons projetos para seu município, e está dando andamento a eles, embora silenciosamente. Nos próximos dias, um deles estará se instalando definitivamente na cidade: uma montadora de motocicletas chinesa. E tem mais coisa, principalmente no campo do biodiesel!

... quando da reunião do secretariado marcada para os próximos dias pelo Prefeito Carlos Antônio, o secretário de saúde, Adjamilton Pereira, vai sustentar que é candidato a Prefeito em 2008? Perguntar não ofende!

... por falar em água, a prefeitura de Sousa deve mais de 1 milhão de reais à Cagepa e não quer pagar!

... e deve mais alguns milhões ao Hospital Regional daquela cidade, e também não paga!

... e deve alguns meses de salários a funcionários, e também não paga!

... afinal, para onde vai o dinheiro daquela edilidade?

“O hábito de culpar o presente e admirar o passado está profundamente arraigado na natureza humana.” (David Hume)

Tenho dito!

BIG BOY DE OLHOS NOS VOTOS PARA VEREADOR!



POLÍTICOS E OUTROS CONVIVAS DE CAJAZEIRAS CONVERSAVAM ANIMADAMENTE NUMA PRAIA DE JOÃO PESSOA NO SÁBADO PASSADO, QUANDO ALGUÉM TROUXE A NOTÍCIA DE QUE O RADIALISTA OLIVAN PEREIRA (BIG BOY), PRESIDENTE MUNICIPAL DO PTB,HAVIA LANÇADO O PRESIDENTE DA CÂMARA, MARCOS BARROS (PTB), COMO CANDIDATO A VICE-PREFEITO.
UM CIRCUNSTANTE DA CONVERSA OUVIU E SENTENCIOU: "É A PRIMEIRA VEZ QUE OUÇO FALAR QUE ALGUÉM LANÇA UM NOME PARA VICE!"
UM OUTRO ARREMATOU: "É QUE BIG BOY ESTÁ DE OLHO É NOS VOTOS DE MARCOS BARROS PARA SE ELEGER VEREADOR!"

E SABE QUE ELE TEM RAZÃO!!!

11.12.2006

SELADAS AS PAZES ENTRE ZÉ E NETO LACERDA!!!



FONTE LIGADÍSSIMA AO VICE-GOVERNADOR ELEITO, JOSÉ LACERDA NETO (PFL), NOS INFORMOU QUE SEMANA PASSADA, NO APARTAMENTO DO EMPRESÁRIO OSWALDO MARTINS (DICAL), EM JOÃO PESSOA, FORAM SELADAS AS PAZES ENTRE ELE E O SEU SOBRINHO, JOAQUIM LACERDA NETO (NETO LACERDA), DEPOIS DE ALGUNS ANOS DISTANCIADOS POR QUESTÕES POLÍTICAS ENVOLVENDO O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, TERRA NATAL DE AMBOS.

11.11.2006

Léo cobra resultado de promessas e diz: prefeito administra com ditadura.


O médico Léo Abreu (PSB) cobrou do prefeito Carlos Antônio de Oliveira (PSDB) o cumprimento de obras e ações anunciadas, mas nenhuma ainda cumprida. “Ele já anunciou hemodiálise, o hospital do câncer, mamógrafo, e uma série de conquistas que até agora não apareceu. Acho isso um descaso. Já prometeu o Samu e até agora nada”, alfineto o ex-candidato.

Léo rebateu as declarações do prefeito que critica a atuação dos deputados votados pela Oposição no município por nada trazerem para Cajazeiras. “É porque ele não mandou nenhum projeto para os deputados votados na cidade. O deputado não pode mandar emenda, um dinheiro ou um cheque na casa do prefeito. Ele tem que mandar através de um projeto da Prefeitura. Agora, se o prefeito não vai buscar e depois culpa o deputado”, reagiu o pessebista.


“Ele administra com pulso de ditador”


Semelhante às afirmações feitas em outras entrevistas, Léo lamentou as atitudes do prefeito, classificadas como ditatoriais. “A forma dele fazer política é ironizar, usar termos chulos, é um sujeito que mostra não ter condições emocionais e equilíbrio de estar num debate. Basta comparar o que eu estou falando com o que ele fala. Você vai notar uma agressividade própria de quem administra com pulso de ditador. Essa é uma característica dele”, acusou.


“Já ganhamos em 2006”


Na entrevista concedida à Rádio Oeste AM, Léo Abreu disse que o resultado das eleições 2006 foi favorável à Oposição. O fato de Jeová Vieira (PT) ter vencido o deputado Zé Aldemir (PFL), em Cajazeiras, acredita Léo, mostra a vitória do seu grupo no pleito passado. “O que conta mesmo é a eleição de deputado estadual, porque os candidatos são da terra. Isso eu credencio como a real vitória”, comemorou.

Em 2008, sustenta Léo, a Oposição apresentará uma chapa pra vencer, embora admita a possibilidade do seu nome não ser o escolhido para disputar a prefeitura. “Vamos defender uma candidatura em 2008, não a minha especificamente, mas a do grupo, mas se for eu, estarei disposto a ajudar. Porque a nossa candidatura é pra ganhar, é pra vencer e ter a certeza da vitória”, garantiu.




Fonte: Portal Notícia

11.10.2006

MISTÉRIO !!!



É BEM VERDADE QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ASSEGURA A TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS O LIVRE DIREITO DE IR E VIR. NÃO TEMOS DÚVIDA ALGUMA DISSO.

MAS LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A SUA FUNÇÃO PÚBLICA, QUE ALIÁS ACABA DE SER RENOVADA NAS URNAS PELO POVO, NÃO É FORA DE PROPÓSITO PERGUNTAR:

O QUE FOI FAZER EM TERESINA, CAPITAL DO PIAUÍ, JUNTO AO EMPRESÁRIO JOÃO CLAUDINO, O DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ ALDEMIR (foto)?

HÁ QUEM DIGA QUE A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLÉIA TERIA LEVADO O PARLAMENTAR ÀQUELE ESTADO.

MAS HÁ QUEM DIGA TAMBÉM QUE A DISPUTA PELA PREFEITURA DE CAJAZEIRAS EM 2008 TERIA SIDO O TEMA CENTRAL DO ENCONTRO.

COM A PALAVRA O DEPUTADO CAJAZEIRENSE!!!

SINUCA DE BICO!!!


O ATUAL SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS, ADVOGADO ADJAMILTON PEREIRA (PFL)ESTÁ, COMO SE DIZ, NUMA SINUCA DE BICO.

É QUE, DESEJOSO DE DISPUTAR A SUCESSÃO DO PREFEITO CARLOS ANTÔNIO (PSDB)em 2008, O SECRETÁRIO JÁ EXTERNOU ESSE SEU DESEJO AOS QUATRO CANTOS DO MUNICÍPIO, INCLUSIVE NA IMPRENSA.

O PROBLEMA É QUE COM A REUNIÃO QUE O PREFEITO MUNICIPAL VAI REALIZAR NO PRÓXIMO DIA PRIMEIRO DE DEZEMBRO,OU ADJAMILTON ABRE DE MÃO DE DISPUTAR A PREFEITURA, OU VAI SER CONVIDADO A ENTREGAR O CARGO, POSTO QUE CARLOS ANTÔNIO VAI DEIXAR CLARO QUE QUEM ESTIVER DESEJANDO DISPUTAR A SUCESSÃO MUNICIPAL DEVE ENTREGAR O CARGO!

E AGORA?

REUNIÃO DEFINITIVA DIA 1 DE DEZEMBRO.



INFORMAÇÕES VINDAS DE CAJAZEIRAS DÃO CONTA DE QUE O PREFEITO CARLOS ANTÔNIO (PSDB), CONTRARIADO COM ALGUNS DESVIOS DE FINALIDADE QUE VÊEM OCORRENDO EM SUA ADMINISTRAÇÃO POR CONTA DA ANTECIPAÇÃO DA DISCUSSÃO DA SUCESSÃO MUNICIPAL DE 2008, CONVOCOU PARA O PRÓXIMO DIA PRIMEIRO DE DEZEMBRO, EM LUGAR AINDA NÃO DEFINIDO, UMA REUNIÃO COM TODO O SEU SECRETARIADO.

INFORMA-SE QUE, NESSA REUNIÃO,O CHEFE DO EXECUTIVO CAJAZEIRENSE VAI PEDIR A QUEM ESTIVER DESEJANDO DISPUTAR A SUCESSÃO MUNICIPAL DE 2008 PARA ENTREGAR O CARGO QUE ATUALMENTE EXERCE NA MUNICIPALIDADE.

A EXPECTATIVA É PARA A DEFINIÇÃO DO ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, ADVOGADO ADJAMILTON PEREIRA (PFL), QUE POR DIVERSAS VÊZES AFIRMOU, INCLUSIVE NA IMPRENSA, SEU DESEJO DE DISPUTAR O PLEITO MUNICIPAL VINDOURO.

Prazo final para convenções municipais do PMDB é adiado para o dia 26.


Foi adiado de 19 para 26 deste mês o prazo final para as convenções municipais do PMDB na Paraíba. A informação é do presidente estadual do partido, Haroldo Lucena. Ele informou que a prorrogação foi autorizada pelo Diretório Nacional, que resolveu dar mais tempo para a organização interna do partido para as novas composições.

De acordo com Haroldo, alguns municípios já realizam suas eleições neste domingo, dia 12. A Convenção que vai eleger o novo Diretório Estadual do partido continua marcada para o dia 14 de dezembro, enquanto a Convenção Nacional ficou definida para o dia 14 de março do próximo ano.

“O futuro do PMDB é se fortalecer cada vez mais, fazer a sua depuração interna, ampliar os seus quadros e colaborar cada vez mais com a construção de maiorias no Congresso para garantir a governabilidade e ajudar no aperfeiçoamento das instituições”, afirmou Haroldo Lucena.

Segundo ele, os funcionários do partido estão de plantão permanente, na sede de João Pessoa, para dar informações e orientar os dirigentes municipais a respeito dos procedimentos que deverão ser adotados durante as convenções.

Fonte: WSCOM Online

Reitor da UFCG retorna de Brasília confiante que recursos serão liberados.


Extremamente positiva, assim avaliou o reitor Thompson Mariz a sua visita à Brasília esta semana. A proposta de criação de colégios técnicos em municípios paraibanos foi bem recebida pelas secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. Estudos mais detalhados serão realizados e comporão o projeto que será encaminhado para uma análise mais criteriosa pelo ministério. A criação do colégio técnico-agrícola em São João do Rio do Peixe, por exemplo, disse o reitor, é viável pelo destaque que o município tem como maior produtor de arroz e de caroço de algodão do Estado. “A crescente produção de produtos agrícolas irrigados naquela região, traz uma demanda considerável de técnicos nessa área” justificou.



Thompson Mariz também se mostrou confiante quanto às perspectivas da liberação dos recursos já aprovados pelo MEC para este ano. A correção da matriz orçamentária da UFCG (em cerca R$ 259 mil) e o recebimento de R$ 620 mil da “Emenda Andifes” - reforço financeiro anualmente acrescido pelo Congresso Nacional, desde 1999, ao orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, através da sua Associação Nacional de Dirigentes – estão, segundo ele, garantidos. “Falta apenas o presidente assinar o Decreto. Creio que no começo de dezembro já teremos esses valores”, avaliou.



Nestes três dias em que esteve na capital federal, o reitor da UFCG também entregou pessoalmente aos senadores José Maranhão e Ney Suassuna, e aos deputados federais Luiz Couto, Inaldo Leitão, Wilson Santiago, Marcondes Gadelha, Wellington Roberto e Enivaldo Ribeiro, ofícios solicitando emendas parlamentares. “O comprometimento da bancada federal paraibana com a UFCG é enorme, e por demais necessário. Reconhecendo isso, todos que procuramos se comprometeram a encaminhar ao Congresso Nacional nossos pleitos. Tivemos a grata surpresa de encontrarmos o deputado eleito Wilson Braga, que se ofereceu a estudar, junto à deputada Lúcia Braga, a viabilização de emenda para a consolidação da área de saúde no campus Cajazeiras”, disse.


Fonte: Paraiba Online

VERSO: Poucos iriam passar

Dois milhões foram às urnas
Uma grande votação
O protesto de cem pessoas
Zero por cento de um milhão
Com cabresto aposentado
O povo está educado
E confirmou a eleição

Não valeu tanto apelo
Nem ao povo convocar
Esse grupo tão pequeno
Que se em vereador votar
Não elege um suplente
E em concurso pra servente
Poucos iriam passar



Benedito Alves Fernandes - BIU
Deputado Estadual

11.09.2006

TRE proclama resultado das eleições 2006 e marca data da diplomação.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba aprovou, na sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (09) a ata geral das eleições deste ano e proclamou oficialmente o resultado das urnas, referendando o relatório apresentado pela Comissão Apuradora, presidida pelo desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

A ata foi lida pelo diretor geral do TRE, Anésio Lira da Cunha Moreno, ocasião em que citou os nomes dos eleitos para governador e vice, senador e suplentes, dos 12 deputados federais e dos 36 parlamentares que tomarão assento na Assembléia Legislativa do Estado.

A Corte Eleitoral também definiu o dia 18 dezembro, às 15h, como a data da diplomação dos eleitos e suplentes, embora ainda não tendo decidido o local para a realização da solenidade. O presidente do TRE, Abraham Lincoln, ponderou aos demais membros do Pleno que seja escolhido um espaço com capacidade para aglutinar um número considerável de pessoas.

No primeiro turno, a Comissão Apuradora recebeu duas impugnações interpostas por Amanara Bandeira e José Marcos Marinho, ambos requerentes de registros para deputado estadual e que o Tribunal não deferiu o registro da candidatura. As duas impugnações foram julgadas improcedentes no dia 17 do mês passado. Já no segundo turno, nenhuma impugnação ao
resultado foi apresentada por candidatos ou coligações.

Em relação ao resultado do dia 1º de outubro, o sistema de gerenciamento do TER registrou a utilização de 8.010 seções eleitorais. Foram utilizadas oito urnas manuais,em substituição as urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos.
Ficou consignado que 2.101 votos passaram por apuração manual. A abstenção foi de 419.613 eleitores.

No segundo turno, o TRE precisou utilizar apenas duas urnas de lona, fazendo a atuação manual reduzir para somente 502 votos. No tocante a abstenção, houve um crescimento para 441.170 eleitores que deixaram de comparecer as seções eleitorais. Assim, do total de 2.573.766 de paraibanos, 1.953.371 (91,60%) votaram. Houve 23.981 (1,12%) votos
Brancos e 155.244 (7,28) nulos.

Fonte: CLICKPB

FERNANDO CALDEIRA - Não se almeja justiça; se quer condenação!

Vivemos numa democracia e, nesse regime, comuns e triviais são os movimentos sociais reivindicatórios. Faz parte do processo, como se diz.
Contudo, existem movimentos e movimentos.
Existem os que têm embasamento justo e sério, e existem, também, os que têm finalidade meramente político-partidária.
E por mais que se diga que aquela caminhada de aproximadamente cem pessoas ao TRE tenha sido suprapartidária, os fatos evidenciam o contrário. As camisetas pretas, como que denotando luto, na verdade escondiam a cor dos apaixonados dos que não foram bem sucedidos nas urnas de 29 de outubro.
Intitulados “Paraíba de Luto” e “Justiça na Paraíba”, os movimentos organizadores da caminhada, na verdade, apenas e tão somente foram tentar fazer pressão nos magistrados da corte eleitoral em favor de suas preferências políticas.
Sempre que ouvidos pela imprensa, durante o percurso da Praça da Independência até o TRE, seus integrantes se referiam a acontecimentos que, prejulgam, seja de responsabilidade da coligação do candidato reeleito Cássio Cunha Lima (PSDB), como o dinheiro jogado pela janela do edifício Concorde. Em nenhum momento da caminhada ou em qualquer matéria jornalística sobre o fato, se falou sobre os vídeos de João Pessoa e Campina Grande, que mostram o envolvimento de políticos da coligação do candidato Zé Maranhão (PMDB) em atividades no mínimo suspeitas em termos de desrespeito à Lei Eleitoral.
A tal caminhada dos cem, na verdade, não aconteceu para pedir justiça, nem celeridade judicial. O que almejam não é justiça; o que se quer é condenação!
Ou seja, a caminhada dos cem já fez o seu julgamento e quer que o TRE apenas referende o que eles entendem por justiça.
Pouco importa que as evidências não sejam confirmadas; pouco importa que não existam provas consistentes; pouco importa a Lei e o Direito; pouco importa o contraditório; pouco importa o ordenamento jurídico, seu trâmite e seus prazos. Nada disso importa.
Importa apenas a condenação!
Qualquer outra coisa que não seja a cassação do registro da candidatura do sr. Cássio Cunha Lima (PSDB), e conseqüente unção do sr. Zé Maranhão (PMDB) como Governador, não será considerado, pela caminhada dos cem, como justiça.
A eles só é justo o que é a vosso favor. Justiça que não lhes favoreça, não é justiça.
Rasguem-se os códigos, às favas as regras, danem-se o contraditório e o direito de defesa, desprezem-se os 1 milhão, 3 mil, 102 votos obtidos. Nada disso vale.
Querem que valha apenas o vosso desejo, mesmo que esse não tenha sido o desejo majoritário do povo paraibano expresso nas urnas.
O que pleiteiam, enfim, é apunhalar a democracia!

SOLTAS

... BOMBA! BOMBA! BOMBA! Tem bomba chiando na área judicial que atinge em cheio figura fulgurante do atual momento político paraibano. Vai dar o que falar!!!

... em breve, novidades no mundo radiofônico paraibano!

... dizem que Zé Maranhão (PMDB) quer ser ministro de Lula.

... precisa saber se Lula quer Zé Maranhão como ministro?


“JUSTIÇA É TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS” (Rui Barbosa)

Tenho dito!

João Camuça se lança candidato a presidência do Botafogo.

Um dos mais conhecidos narradores esportivos da Paraíba, João Camurça, lançou-se candidato a presidência do Botafogo para o biênio 2007-2008.

Camurça, que é o atual presidente da ACEP (Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba) é integrante da equipe da Rádio Tabajara comandada por João de Souza e é natural do interior do Ceará, mas há cerca de 30 anos reside na Paraíba. No Conselho, ele já faz parte há alguns anos.

Para sua candidatura, Camurça tem o apoio do ex presidente, o empresário Nelson Lira, do vice presidente do Conselho Deliberativo, Geraldo Cavalcante além de vários outros conselheiros.

Fonte: CLICKPB

11.08.2006

Paraibano é primeiro colocado da Academia Militar das Agulhas Negras.


O cadete Heverton Medeiros de França, natural de João Pessoa, conquistou o primeiro lugar no curso de Engenharia e também o primeiro lugar da Academia Militar das Agulhas Negras, podendo escolher o lugar do Brasil onde pretende servir como Segundo Tenente. A média dele foi de 9,264.

De França é filho do portuário Aldemir Ferreira de França e da Professora Helma Medeiros de França, que leciona na Escola Estadual Juizado de Menores.

O cadete cursou o Ensino Fundamental nas escolas Instituto Educacional Sagrado Coração de Jesus e Colégio Santa Catarina, ambos em Cabedelo. Concluiu o Ensino Médio no CEFET-PB, tendo ingressado nas fileiras do Exército em 2002, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx (Campinas-SP) e cursado a AMAN (Resende-RJ) de 2003 a 2006.

Além das atividades militares, Heverton também dedica parte do seu tempo ao Ministério de Música da Capelania da AMAN, como contrabaixista, e também é atleta da equipe de basquete da Academia.

Fonte: WSCOM

FERNANDO CALDEIRA - A senha foi dada!

O prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio Araújo de Oliveira (PSDB), tem agora a grande oportunidade de promover, como demonstrou desejar há algum tempo, a reforma do seu secretariado. E é normal que o faça. Afinal, já estamos há dois anos da constituição deste governo e, portanto, tempo suficiente para se buscar uma arejada nos ares carregados da administração municipal. Tanto mais quando se sabe que neste secretariado tem muita gente que entrou em 2000, quando da primeira administração e, até agora, lá está como um carrapato agarrado ao couro.

Mas, afinal, por que teria agora o Prefeito esta grande oportunidade?

Pelo fato do seu primo e provável candidato à sua sucessão, Júnior Araújo, a seu pedido, ter entregue o cargo de Secretário Municipal de Planejamento.
Não há demonstração maior de que realmente deseja uma reforma no secretariado do que ‘sacrificar’ um aliado de primeiríssima hora como seu primo. A mim soa como uma senha tipo: “todos os demais façam o mesmo, entreguem seus cargos, por favor!”

É bem verdade que uma “NOTA DE AGRADECIMENTO” assinada por vários de seus auxiliares/correligionários e debitada ‘na conta’ de Jr. Araújo, pode ter precipitado o processo, mas a saída do primo do Prefeito da administração me sugere um chamamento para que os demais Secretários façam o mesmo, possibilitando uma reforma sem traumas. É como se alguém dissesse assim: “sr. Secretário, o Prefeito Carlos Antônio deseja fazer uma reforma no secretariado e, para que não haja traumas, facilite as coisas e renuncie ao cargo.”

Pode até ser que muitos dos demissionários voltem a ser convocados para as mesmas ou outras missões dentro da administração municipal. Mas está claro, pelo menos a mim, no desejo exteriorizado da renúncia de seu primo Jr., que o chefe do executivo quer operar mudanças. Nem que sejam remanejamentos, mas quer.

Daí porque é necessário se ressaltar a habilidade do Prefeito Carlos quando ‘sacrifica’ um ‘de casa’ para demonstrar publica e claramente o desejo de mudança aos demais, e o altruísmo de Jr. Araújo que, em sendo ‘de casa’ poderia até criar um certo frisson mas, ao invés disso, demonstrou despreendimento do cargo que exercia, facilitando para o chefe do município um processo de adequações aos novos tempos da administração pública.

Quanto aos que imaginam um rompimento político entre Jr. e Carlos, entre Carlos e Jr., é melhor colocar as barbas de molho.
Talvez isso seja a aliança definitiva para a sucessão de 2008.

Afinal, é como diz o ditado: “ o que os olhos não vêem, o coração não sente!”



SOLTAS



... pouquíssima gente sabe mas, durante a campanha eleitoral recém finda, o vice-governador eleito, José Lacerda Neto (PFL), foi operado em São Paulo de diverticulite. O mesmo mal que, tratado depois do tempo certo, vitimou o Presidente eleito Tancredo Neves.

... em tempo: Zé Lacerda está, como dizem, zerinho, zerinho!

... o deputado estadual reeleito José Aldemir (PFL) estava em Terezina (PI) na última quarta-feira, em conversa como empresário João Claudino. Só retorna à Paraíba neste final-de-semana.

... boa assessoria será de grande valia aos deputados cajazeirenses Jeová Campos (PT) e Zé Aldemir (PFL), já que ambos disputam espaços num mesmo ‘terreiro.’



“Fale pouco para ser senhor de seu silêncio, e não escravo de suas palavras.”



Tenho dito!

JR. ESTÁ DEMISSIONÁRIO, E CHICO ARAÚJO ENTREGA O PSDB!!!



Informações seguras dão conta de que o primo do Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PSDB), Júnior Araújo (foto), entregou sua carta de demissão do cargo de Secretário Municipal de Planejamento na última quarta-feira (01), atendendo uma solicitação do Chefe do Executivo cajazeirense, que teria ficado contrariado com uma "NOTA DE AGRADECIMENTO" assinada por vários de seus auxiliares, Júnior entre eles, onde os subscritos expõem que a vitória do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB), naquele município, deve-se ao trabalho conjunto de equipe e não a esta ou aquela pessoa, como chegou a ser dito em alguns órgãos de imprensa da cidade.
Segundo versões chegada a este BLOG, o Prefeito não teria gostado da iniciativa da tal 'Nota', e enxergado em Júnior Araújo o seu mentor, o que causou certo estremecimento entre os dois, chegendo ao ponto de Jr., a pedido do Prefeito, ter entregue o cargo de Secretário.

Outra informação que cai como uma bomba nos meios políticos de Cajazeiras é a renúncia do Secretário Executivo de Educação do Estado, Francisco Gomes de Araújo, da Presidência do PSDB de Cajazeiras.
Segundo apurou o BLOG, a carta renúncia já teria sido entregue ao secretário municipal do partido, Paulo Sabino de Santana.

Em ambos os casos, inexplicavelmente, quase nenhuma divulgação foi dada, apesar da importância dos ocorridos!

11.07.2006

LULA ADMITE ERRO EM 2002 E PREVÊ MAIS PODER AO PMDB.




OBS: EU DESCONFIO QUE JÁ VI ESSE FILME EM ALGUMA LUGAR!!!

11.06.2006

PMDB realiza convenções municipais em novembro para eleger presidentes de diretório.


A partir do próximo dia 12, os filiados do PMDB vão participar de convenções em todo o estado para a escolha dos presidentes dos diretórios municipais. As convenções vão acontecer até o dia 19. A presidência do Diretório Estadual acontecerá em convenção no dia 14 de dezembro, e a nacional só em março de 2007.

A informação foi prestada pelo presidente do Diretório Estadual do PMDB, Haroldo Lucena. Segundo ele, os funcionários do partido estão de plantão permanente, na sede de João Pessoa, para dar informações e orientar os dirigentes municipais a respeito dos procedimentos que deverão ser adotados durante as convenções.

“O futuro do PMDB é se fortalecer cada vez mais, fazer a sua depuração interna, ampliar os seus quadros e colaborar cada vez mais com a construção de maiorias no Congresso para garantir a governabilidade e ajudar no aperfeiçoamento das instituições”, afirmou Haroldo Lucena.


Fonte: WSCOM Online

Ricardo compra R$235 mil em passagens sem licitação à filha de Milanez.


Uma negociação entre a prefeitura de João Pessoa e uma empresa de passagens aéreas tem chamado atenção da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa e quase provocou a queda de uma dos auxiliares do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). De março a setembro de 2006, a prefeitura de João Pessoa comprou sem licitação mais de R$ 235 mil em passagens aéreas à Mundial Viagens e Turismo Ltda, de propriedade de Maria Cláudia Cavalcanti Milanez, filha do ex-vereador Fernando Milanez, atual chefe de gabinete do prefeito.

Em média, são R$ 33 mil de passagens por mês. Tudo sem licitação. Os dados estão disponíveis no Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão) do Tribunal de Contas do Estado e ainda nos balancetes mensais da prefeitura. De março a maio, de acordo com o Sagres, foram emitidos 34 empenhos em favor da empresa. O valor total chega a R$ 129 mil, sendo o maior deles no valor de R$ 34.796,25, conforme empenho 0011228/2006.

De junho a setembro, conforme informações dos balancetes mensais da prefeitura, as compras chegaram a R$ 106 mil. O empenho de número 020277, de 20 de setembro de 2006, aponta gastos de R$ 47,677,90 com a Mundial Viagens para passagens destinadas ao gabinete do prefeito.

De acordo informações de bastidores, os valores empenhados, a ausência de licitação e ainda a regularidade dos contratos chamou atenção do pessoal da Secretaria de Finanças da prefeitura. O fato vazou e circulou entre políticos da oposição, o que teria gerado até uma carta de demissão de Milanez.

O secretario continua na pasta, mas no dia 23 de outubro deste ano, o contrato de sociedade da Mundial Viagens e Turismo LTDA foi alterado, com a exclusão da filha de Milanez da empresa. De acordo com informações do Sistema Nacional de Cadastro, ele entrou com sócia da Mundial no dia 23 de outubro de 2003, quando a firma foi aberta, e saiu no dia 5 de outubro deste ano.

Atualmente, constam como sócios Carla Adriana CavalcantiTeixeira de Carvalho e Fernando Roberto Cruz Correia Lima.

Fonte: ClickPB

Gilvan Freire: “Oposição não respeita a vontade do povo.”


A iniciativa da oposição paraibana em questionar na Justiça a vitória eleitoral do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), reeleito com mais de um milhão de votos, foi interpretada pelo suplente de deputado estadual, Gilvan Freire, como uma demonstração clara de falta de respeito à vontade do eleitorado paraibano. A avaliação foi feita na tarde desta segunda-feira durante entrevista concedida à Rádio Campina Grande FM.

Segundo ele, não existe necessidade de um “terceiro turno” na Paraíba, como almejam os maranhistas, pois a maioria da população expressou democraticamente, mais uma vez, a sua aprovação à liderança de Cássio Cunha Lima.

- Cássio já venceu, na verdade, quatro turnos disputados contra os maranhistas, sendo dois em 2002, quando derrotou Roberto Paulino (PMDB) e agora mais dois contra o próprio líder da oposição, que é o senador José Maranhão (PMDB). Só este fato demonstra que não tem sentido o questionamento jurídico formulado pelas forças políticas derrotadas na Paraíba – destacou.


Fonte: Paraiba Online

ASSOCIAÇÃO DOS CAJAZEIRENSES E CAJAZEIRADOS DO CEARÁ.



Realizou-se com sucesso no Auditório da Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas do Ceará – FCDL, em Fortaleza, no último dia 26 de Outubro, o 2º Encontro Confraternização dos Aniversariantes da AC3, do trimestre próximo passado, em alusão ao Dia da Emancipação Política de Cajazeiras (23/Nov).

Antecedendo o evento, os participantes se deliciaram com o resgate das músicas do saudoso instrumentista Dilermando Reis, ao som do impecável Miranda do Violão.

Em grande estilo, antes da composição da mesa, foi executado o Hino Nacional, com a belíssima letra fluindo gradativamente em um telão no palco do Auditório, tendo como pano de fundo a Bandeira Nacional tremulando.

A mesa foi composta a seguir, por Josias Farias Neto (Presidente da AC3), Helder Moura (Vice-Presidente), Joaquim Alves (Representante do FCDL), Sinval Rolim (Representante do Consórcio CRASA), Raimundo Júnior (Núcleo da AC3 em Cajazeiras) e o Cajazeirado Cel. Kleber.

Em respeito a memória de dois cajazeirados da gema, amantes incondicionais da Terra de Pe. Rolim, foi prestado um minuto de silêncio, em pesar pelo falecimento no período, dos saudosos Major Chiquinho e Pedro Lins, simbolizando a gratidão dos cajazeirenses pelas amizades sólidas construídas por ambos ao longo de uma trajetória de vida exemplar.

Posteriormente, anunciado pelo Mestre de Cerimônias, Miranda do Violão executou mais dois hinos de autoria de Dilermano Reis, dentre os quais a Marcha dos Marinheiros.

Na abertura oficial, o Presidente Josias ressaltou os objetivos do evento sócio-cultural, que além de contribuir para intensificar a irmandade entre Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará, proporcionou um crescimento pessoal e profissional dos presentes, desta feita em função da apresentação da rica Experiência de Vida por parte do renomado Engenheiro cajazeirense Mário Cartaxo. Encerrou convocando os sócios da AC3, para os próximos passos previstos no Plano de Ação da Entidade: conclusão da campanha em prol da conclusão do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Medicina em Cajazeiras e para 2007, em fevereiro, a realização do 3º Encontro dos Aniversariantes, em agosto, o 5º Baile do Reencontro e estimular debates em torno de Políticas de Desenvolvimento para o município, notadamente na área de Educação e criação do site da AC3.

Posteriormente o Cajazeirense Mário Cartaxo, um dos cinco construtores do Açude de Orós e primeiro cajazeirense graduado em Engenharia Civil, expôs sua rica trajetória de vida. Enumerou sucessos na área acadêmica e profissional, sempre pautados pelo perfeccionismo e lisura no caráter, justificando a credibilidade e exclusividade de sua Empresa de Construção, na prestação de serviços nas Agências do Banco do Brasil do Ceará e Piauí. Suas lições de vida foram comentadas e reforçadas pelo também Engenheiro Cel. Kleber, denominando a personalidade do homenageado como um exemplo de correção, num momento em que desvios na ética são banalizados.

A seguir, alegrando o ambiente, os comunicadores cajazeirenses, Glériston Oliveira e Evandro Nogueira, comandaram o segmento dedicado aos aniversariantes do trimestre. Iniciaram homenageando um aniversariante especial (Cajazeiras), que no próximo dia 26 de novembro estará completando 143 anos de Emancipação Política. Neste sentido, foi apresentado um vídeo de 5min, com imagens de locais símbolos e personalidades de Cajazeiras. Posteriormente, os aniversariantes do trimestre foram citados e agraciados com um troféu com uma réplica da Bandeira da Terra do Pe. Rolim. Eis os nomes: Francisco Souto Paulino; Gleryston Oliveira; Sinval Rolim; Tereza Rolim; Abdias Rolim; Maria Nazaré de Lacerda Lopes; Liduina Maria Gomes de Oliveira; Deyse Coimbra Braga; Rubens Farias de Albuquerque Neto; Olívia Cabrera Alves; Wilma Maria Barbosa Cartaxo; Alexsandro Júnior; Airton de Almeida Oliveira; José Aécio Pires; Gervásio Pegado; Daniele Alves do Nascimento; Vítor Gomes de Oliveira; Eulina Leitão; Luis Carlos Rolim Moreira e Justino Alves Pamplona Neto.

No encerramento, pronunciou-se pelo FCDL, o Empresário Joaquim Alves e Josias pela AC3, agradecendo as parcerias que viabilizaram o evento, em especial o FCDL, na pessoa do seu Presidente conterrâneo Gervásio Pegado. O fechamento com chave de ouro, deu-se com a esposa do Mário Cartaxo (Vilma Maria Barbosa Cartaxo) em nome dos aniversariantes partindo o bolo, puxando os parabéns e Glériston Oliveira, conclamando todos a avançarem no coquetel que se estendeu por longos e preciosos momentos.

Laudos confirmam autenticidade de vídeo da compra de votos em CG


O presidente da CPI que apura a compra de votos no primeiro turno das eleições para o governo do Estado da Paraíba em Campina Grande, vereador João Dantas, afirmou nesta segunda-feira (06), em primeira mão ao portal ClickPB que já chegaram os primeiros laudos técnicos que apontam a autenticidade do vídeo onde aparecem a primeira-dama de Campina Grande e a esposa do deputado Vitalzinho (PMDB) supostamente oferecendo vantagens na administração municipal em troca de votos.

Segundo João Dantas: “Esta semana devemos receber todos os laudos e de acordo com os primeiros quer recebemos, não resta dúvida que o material é 100% autêntico”, disse.

De posse dos laudos, a CPI deve recomendar que sejam ouvidas todas as testemunhas envolvidas com o caso. “Vencida esta etapa passaremos as oitivas em que poderemos realizar até acareações para esclarecer este escândalo”, revelou Dantas.

Os vídeos foram encaminhados para seis instituições e dois laudos já atestam a autenticidade do material, que ainda deverá ser encaminhado para a Unicamp.


Fonte: ClickPB

11.05.2006

Dunga:Maranhão tem obrigação de cobrar de Lula promessas feitas à PB.

Suplente do senador eleito Cícero Lucena (PSDB), o deputado federal Carlos Dunga (PTB) disse ao Clikpb na noite deste domingo (5) que o senador José Maranhão (PMDB) tem a obrigação de cobrar do presidente Lula o cumprimento de promessas em favor da Paraíba feitas em seu palanque durante campanha eleitoral deste ano.

“Lula não prometeu obras para Maranhão, prometeu aos paraibanos”, declarou Dunga, lembrando as promessas de exploração do petróleo em Sousa e ainda a implantação da usina de Biodisel na Paraíba. Presidente do PTB paraibano, partido aliado ao governo federal, o deputado disse que irá até o final de seu mandato cobrar que o presidente petista dê andamento as obras e as promessas que fez em favor do Estado.

“E Maranhão, como senador, terá que fazer o mesmo”, declarou. Segundo Dunga, o momento é de união pela Paraíba. Ele disse acreditar que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) vai ter sucesso ao reunir toda a bancada federal paraibana para discutir prioridades para o Orçamento da União de 2007.

“O momento é de união pela Paraíba: o que o governador está pedindo é que todos se unam e ajudem para, no futuro, estarem todos juntos nas inaugurações das obras”, declarou Dunga, citando a conclusão da BR-230, as obras de ampliação do Porto de Cabedelo e ainda a construção do Centro de Convenções em João Pessoa.

Neste caso específico, Dunga disse que irá manter contatos junto ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, do PTB, para que a Paraíba seja contemplada com recursos para construção do Centro de Convenções da Capital. “Não temos representatividade do Ministério do Turismo na Paraíba, por isso vamos direto ao ministro procurar garantir verbas para o Centro de Convenções”, declarou.

Dunga disse ainda que o PTB está muito tranqüilo quanto a participação no segundo governo Cássio. O PTB tem hoje três cargos no primeiro escalão. “Cássio vai chamar todos os partidos aliados para essa composição. Não estamos preocupados com isso”, disse.

Fonte: clickpb

DEIXA O HOMEM TRABALHAR!!!


Em seu terceiro dia de descanso em área reservada da Marinha na praia de Inema, Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com a primeira-dama Marisa.

Executiva reconhece resultado de eleição e ataca ato isolado de Frei Anastácio.


Não houve deliberação oficial por falta de quórum, mas a maioria dos membros da Executiva estadual do PT defendeu, em reunião, que o partido reconheça o resultado das eleições expressado nas urnas no último domingo e desautorize o partido a assinar nota em que não admite a vitória do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), reeleito com mais de um milhão de votos.

Dirigentes como Júlio Rafael, Zoraida Arruda e Adalberto Fulgêncio, entre outros, manifestaram críticas em relação a postura do presidente do partido, deputado Frei Anastácio (FOTO), que na segunda-feira (30) assinou nota desconhecendo o resultado das eleições junto com o PMDB do senador José Maranhão sem consultar a Executiva. Os peemedebistas querem levar a disputa
para o ‘terceiro turno’ e conta com o apoio, além do Frei Anastácio, do vereador Luciano Cartaxo, candidato a vice-governador na chapa do PMDB.

“Foi um ato irresponsável”, disse o vice-presidente da legenda, ex-vereador Júlio Rafael. Ontem, a Executiva se reuniu para deliberar sobre o tema, mas não houve quorum. Estiveram presentes, além de Júlio, Anísio Maia, Aldaberto Fulgêncio, Jackoson Macedo, Linhares, Vaneide, José Ivonaldo e o deputado Frei Anastácio. O deputado Rodrigo Soares e o vereador Luciano Cartaxo foram os primeiros a chegarem. Eles sentiram o clima de hostilidade dos companheiros com a tese de não reconhecimento.

Até uma proposta de resolução foi discutida, embora não colocada em votação. Na proposta, os petistas reafirmam o reconhecimento do resultado e declaram-se satisfeito com ‘a consolidação da democracia’ na Paraíba e no país. “O PT reconhece o resultado expressado majoritariamente no fim do processo eleitoral. Eventuais demandas judiciais sobre atos referentes à campanha fazem parte das regras do jogo e em nada empanam a lisura do pleito e a vontade do eleitor”, dizia a proposta de resolução.

Os petistas devem voltar a deliberar sobre o assunto na próxima quarta-feira.

Fonte: clickpb

11.03.2006

ATENÇÃO, ATENÇÃO: Ciro Gomes cotado para Ministro da Saúde.



Fonte: Congresso em foco

Verso: MAIS DE UM MILHÃO.

Ricardo, Veneziano e Nabor
Fátima, Jairo e Salomão
Jota, Odilon e Galego
Regis, Lourdinha e Barão
Luiza, Clarice e Defino
Votaram contra o menino
Que ganhou a eleição

Teve um apelo de Lula
E o vale até Conceição
Prefeitos de cidades grandes
Todos com Maranhão
Mas no 45 do amor
Em Cássio o povo votou
Somando mais de um milhão


Benedito Alves Fernandes - BIU
Deputado Estadual

Flaviano Quinto diverge do Lider no PMDB e diz que Cheques da FAC precisam existir.


O deputado estadual eleito Flaviano Quinto, do PMDB, revelou nesta sexta-feira que diverge do seu lider partidário, Gervasio Filho, ao criticar a manutençao do programa de Cheques da FAC. "Sou favorável e defendo que o programa seja ampliado" - disse ele, que é "incoerência aceitar o Bolsa Familia e não fazer o mesmo com o da FAC".

Para o deputado eleito, "precisamos adotar o critério da coerência porque se um programa como o Bolsa Familia é acatado por todos por que o mesmo não se dará em relação ao programa da FAC?" - indagou.

Quinto afirmou ainda que defende a manutençao do pagamento de forma mensal, e nao apenas circunstancial. "Um municipio do IDH baixo como Santa Rita não pode se dar ao luxo de não querer o programa".

Quando indagado se essa sua posição nao afetava a liderança do seu partido, ele declarou: "O meu lider é Marcus Odilon e só obedece a ele e Santa Rita que me fizeram deputado distrital".


Fonte: WSCOM Online

FERNANDO CALDEIRA - Em casa de ferreiro, espeto de pau!

Em todo o Brasil acabou a eleição. Inclusive na Paraíba!
Mas aqui, diferente de todos os demais Estados, há políticos com visão retrógrada e sentimento mesquinho.
Numa eleição rigorosamente comandada pelo TRE e com o apoio da força pública (Polícias Militar, Civil e Federal, além do Exército), o derrotado no pleito ainda insiste em dizer que não reconhece a vitória do adversário, e busca guarida de sua insatifação na Justiça Eleitoral.
Não, não pensem vocês que estamos falando de uma eleição com diferença de 350 votos; nem mesmo numa eleição com diferença de 3.500 votos; nem tampouco numa eleição com diferença de 30.500 votos. Não, estamos falando da eleição que, na Paraíba, foi de 52.833 votos de maioria, ou seja, 51,35% do eleitorado votante. Estamos falando de uma eleição que, pela primeira vez neste Estado, um candidato rompe a barreira de 1 milhão de votos, quando o Cássio Cunha Lima (PSDB) obtém 1.003.102 votos!
Mas mais do que Zé Maranhão (PMDB), o candidato diretamente derrotado, insistir em desconhecer e desmerecer a vitória de seu adversário, espanta-me ver lideranças jovens como Ricardo Coutinho, Prefeito de João Pessoa, e Veneziano Vital, Prefeito de Campina Grande, seguindo o mesmo caminho.
Ora, que o próprio candidato derrotado use do que conhecemos por “jus esperniandi”, vá lá, é até compreensível. Mas Ricardo Coutinho (PSB) e Veneziano Vital (PMDB)...., aí tenha a santa paciência.
Zé Maranhão é um político ultrapassado, de práticas velhas, arcaicas, em desuso. Mas Ricardo Coutinho e Veneziano, eu não sabia! Não sabia e, sinceramente, lamento.
Tanto mais quando esses dois jovens prefeitos das duas mais importantes cidades da Paraíba têm contas no cartório a acertar com a Justiça Eleitoral.
Ricardo assinou uma nota onde o candidato Maranhão questiona a lisura do pleito, enquanto Veneziano deu declarações, uma semana após a eleição, dizendo que “nunca na história política da Paraíba ouviu-se falar em dinheiro jogado fora pela janela como forma de se safarem de crime eleitoral.”
Ora, ora, senhores Prefeitos, os srs. bem sabem que nos casos ocorridos, uns já foram esclarecidos e não se constituíram em crime eleitoral como queria fazer crer a oposição, e os demais estão sob avaliação do TRE!
Mas será que vossas excelências estão se esquecendo que estão com “o nome sujo na praça” e precisam dar explicações?
É, o Prefeito Ricardo Coutinho, por exemplo, foi denunciado à Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico. O TRE tem em seu poder uma fita de vídeo onde aparece o Prefeito de João Pessoa numa solenidade com os agentes comunitários de saúde pedindo votos abertamente para Lula e Zé Maranhão, seguido do anúncio do sorteio de vários brindes, como bicicletas, ventiladores, ferros de engomar, etc, pelo próprio alcaide.
Já o outro, Veneziano Vital, Prefeito de Campina Grande, está com um enorme abacaxi para tentar descascar. É que também num vídeo entregue à Justiça Eleitoral, aparecem a esposa do Prefeito, e portanto a Primeira Dama do Município, Ana Cláudia, ao lado da esposa do deputado federal eleito, Vital Filho, Vilauba Morais, oferecendo ‘vantagens’ do erário municipal em troca de votos a duas eleitoras.
Nesses casos, não há suspeita de compra de votos ou de uso indevido da máquina na campanha eleitoral; há, sim, comprovação dessas infrações!
Aliás, sobre esses casos, até agora, o TRE não se pronunciou. Mas deve fazê-lo muito em breve, acredito eu.
É preciso, portanto, que antes de sair acusando os outros, os srs. Ricardo Coutinho e Veneziano Vital dêem explicações convincentes sobre os tais vídeos.
Para que não pareçam como aquela história que diz: “em casa de ferreiro, espeto de pau!”

SOLTAS

# é bom não esquecer: as pesquisas daquele ‘sistema de comunicação’ estavam todas, absolutamente todas erradas.

# engraçado que os erros só favoreciam o candidato Maranhão e lascavam Cássio!

# o Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PFL), está em alta na cúpula do Governo pois, além de conseguir boa maioria pró-Cássio no primeiro turno, ampliou-a no segundo!

# quem também está bem na foto é o deputado reeleito José Aldemir (PFL). Ele foi, simplesmente, o mais votado do partido na Paraíba!

# em Sousa, dois personagens se destacam, um para baixo e outro para cima: Salomão Gadelha, o Prefeito, derrotado nos dois turnos da eleição governamental, pra baixo, em queda livre; Lindolfo Pires, reeleito e bem reeleito, vitorioso nos dois turnos da mesma eleição, pra cima, em vôo de brigadeiro!

“O TRABALHO AFASTA DE NÓS TRÊS GRANDES MALES: O TÉDIO, O VÍCIO E A POBREZA.” (Voltaire)

Tenho dito!

E-mail: caldeira.fernando@bol.com.br

CG promove reunião de bispos do Nordeste com ministro de Lula.


O bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha(foto), disse nesta sexta-feira, 3, que todos os bispos da região Nordeste estarão reunidos no dia 28, em Campina Grande, para apresentar ao Ministério da Integração Nacional e aos governos estaduais um documento contendo propostas de políticas públicas para a região.

“A reunião também vai marcar os 50 anos da primeira reunião de bispos nordestinos, realizada em Campina Grande, em 1956. Como fruto daquele encontro o Governo Federal baixou 19 decretos com políticas pontuais para atender toda a demanda que foi gerada pela discussão daquele encontro”, disse Dom Jaime.

Segundo o bispo de Campina Grande, a partir do primeiro encontro de bispos nordestinos e já na segunda reunião, em Natal, foi possível a criação da Sudene, como um órgão governamental responsável por políticas de desenvolvimento do Nordeste.

No encontro que começa no próximo dia 28, os bispos vão apresentar propostas para a elaboração de políticas públicas voltadas para a região do Semi-Árido. A proposta dos bispos é prestar um serviço aos governantes com sugestões para a solução dos problemas da região.

“Vamos convidar representantes do primeiro escalão do Governo. Já temos asseguradas as presenças do ministro da Integração Nacional e do presidente do BNDES, mas também vamos outros ministros para o encontro”, disse Dom Jaime. O encontro começa no dia 27 e vai até o dia 29 com a presença do Cardeal Geraldo Magela, presidente da CNBB e arcebispo de Salvador.

Fonte: paraiba.com

11.02.2006

Horário de verão começa neste domingo.


O horário de verão deste ano começa no próximo domingo (5) para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida vai durar até o dia 25 de fevereiro de 2007.

Durante o período, os relógios deverão ser adiantados em uma hora em dez Estados e no Distrito Federal.

O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda máxima no horário em que o sistema elétrico é mais utilizado. Segundo nota do Ministério das Minas e Energia, "o aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão".



O governo avalia que a medida dá maior segurança e confiabilidade ao sistema nos horários de pico. Na região Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é uma redução no consumo de 1560 MW, o que equivale a duas vezes ao consumo máximo de Brasília. Já na região Sul, a economia estimada é de 530 MW, o que equivale à 80% da carga no horário de pico de Porto Alegre.

Deflagrada campanha sucessória na OAB Paraíba.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, abriu oficialmente nesta quarta-feira, 1, a campanha sucessória com a disputa entre duas chapas. O atual presidente da OAB/P B, José Mário Porto, disputa a reeleição ao lado de Gilvânia Maciel pela chapa "OAB Para Todos", enquanto os advogados Marcos Caju e Leidson Farias, representam a oposição.

Segundo José Mário Porto, candidato à reeleição, só estão habilitados ao voto os advogados com a anuidade em dia. A OAB, segundo Porto, não está concedendo anistia para os membros em débito com a instituição.

"Não podemos fazer anistia de débitos. Mas o Conselho aprovou o parcelamento especial através do qual o associado poderá quitar a dívida em até 18 meses em valor originário sem juros ou qualquer encargo", destacou Mário Porto.

José Mário Porto disse que está postulando a reeleição em função das conquistas expostas em sua carta programa, que destaca o combate ao nepotismo, eleição direta para o Quinto Constitucional, diminuição das custas judiciais e recuperação de entidades-sede no interior do estado.

Já o candidato Marcos Caju disse por telefone que está no Conselho Federal acompanhando um recurso já aceito pelo relator, que contesta a eleição de Mário Porto para o primeiro mandato. "O cargo que ele ocupa está sub judice e em apreciação pelo Conselho Federal, porque a escolha dele para a presidência se deu de forma indireta. Há muita insatisfação contra a atual diretoria", destacou.

Marcos Caju afirmou que está disputando a direção da OAB-PB porque "existe uma grande insatisfação. Estou na disputa por mais democracia e para a defesa das prerrogativas dos advogados", declarou. A eleição para a OAB será realizada dia 18. Em João Pessoa os eleitores votam no Clube Cabo Branco.


Fonte: paraiba.com