­

11.25.2006

Um pernambucano da Paraíba!



Paraibano de Cajazeiras, Francisco Sales de Albuquerque (FOTO), agora será também pernambucano.
É que por aprovação maciça dos que compõem a Assembléia Legislativa daquele Estado lhe foi outorgado o Título de Cidadão de Pernambuco, honraria que vai receber no próximo dia 30, às 18 horas, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, no centro da capital pernambucana.
Filho de Francisco Arcanjo de Albuquerque (in memorian) e Leopoldina de Brito Albuquerque (D.Mãezinha), Sales, como é carinhosamente tratado por familiares e amigos, radicou-se em Recife (PE) ainda no final dos anos 70 para estudar seu curso médio e preparar-se para ingressar na Faculdade.
Algum tempo depois de sua chegada a Recife, é aprovado nos vestibulares de Agronomia (Universidade Federal de Pernambuco) e Direito (Universidade Católica de Pernambuco), iniciando ambos os cursos ao mesmo tempo.
Passados uns dois anos, aflorou-lhe de vez a paixão pelo Direito, decidindo então dedicar-se integralmente a seu estudo, encerrando seus apontamentos de agronomia.
Formado em bacharel em Direito, logo foi aprovado no Exame de Ordem, conseguindo a carteira da OAB, e então o título de Advogado. Militou durante algum tempo nessa condição, para depois ser ungido pelo então Governador Miguel Arraes como um de seus auxiliares.
Cumprida sua missão na administração estadual de Pernambuco, Francisco Sales é aprovado em exame de provas e títulos no Ministério Público daquele Estado, sendo designado para exercer a promotoria de justiça em diversos municípios do interior pernambucano.
Dedicado, estudioso e trabalhador operoso na defesa da lei, Dr. Sales, como lhe tratam no MPPE, finalmente chega a Recife para ser o Secretário Geral do Ministério Público de Pernambuco.
Alguns anos depois, por merecimento, é elevado de Promotor a Procurador de Justiça, fazendo parte de seleto grupo do MPPE.
Nessa condição, disputa e consegue o primeiro lugar, em votação direta, como membro de lista tríplice para indicação de Procurador Geral de Justiça de Pernambuco. Democraticamente, tem sua indicação homologada pelo então Governador Jarbas Vasconcelos, que nomeou-o obedecendo a ordem de votação.
Depois de cumprir seu primeiro mandato, foi novamente reeleito e nomeado para o cargo de chefe do Ministério Público.
Agora, num reconhecimento público de seus relevantes serviços prestados à Lei e à Justiça daquele Estado, a Assembléia Legislativa lhe outorga o Título de Cidadão Pernambucano, "essa que é uma das mais tocantes homenagens que recebo", disse o agora pernambucano da Paraíba, para regozijo de todos os cajazeirenses e paraibanos, seus conterrâneos.

Fernando Caldeira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial