­

11.13.2006

FERNANDO CALDEIRA - De novo a velha seca!

Desde que conheci o mundo que ouço falar nessa cíclica seca que se desgraça sobre o semi-árido nordestino.
Antes de mim, muitos também já haviam ouvido falar nessa ingrata. Mas apesar de velha, ela continua digamos, atual.
E da mesma forma que nos tempos idos ela espalhava medo, temor, fome e miséria, ainda hoje em dia a seca traz enormes problemas para os viventes dessa região.
Em reportagem de fôlego, sob o título ‘Retorno da Agonia’, a Revista Nordeste (Ano I, número 5 – Novembro/2006), informa que a mais nova seca já atinge 340 municípios nordestinos.E diz mais: “O El Nino está de volta e com mais intensidade do que nos últimos oito anos, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com as previsões, por causa do fenômeno, as regiões Norte e Nordeste sofrerão ainda mais com a seca no próximo ano”, relata a revista.
Bem, notícia pior não poderia haver.
Mas, pior, muito pior que a seca, é a falta de atitude governamental para minimizar seus efeitos nocivos sobre o homem.
Dom Pedro, imperador, já havia prometido vender até a última jóia da coroa portuguesa para fazer a transposição de águas do Rio São Francisco. Pelo jeito, as jóias eram poucas e a obra não foi feita. Passaram-se governantes e mais governantes, e nada da obra ser implementada. Nem sei se um dia será?
Mas o fato é que é imprescindível para a vida do semi-árido nordestino essa transposição! Sem ela, essa região está condenada a virar deserto em alguns poucos séculos, se tanto. Afinal, sem água de beber, não há vida!
E tem mais: a água de que precisamos não é só para beber não; precisamos também de água para trabalhar. Afinal, somos um povo eminentemente agrícola, e não conheço agricultura que se desenvolva na seca!
Por falar nisso, os Bispos do Nordeste estão promovendo nos próximos dias 27, 28 e 29, em Campina Grande, o seminário “O Nordeste e seus desafios”, que terá a presença, anuncia-se, de autoridades governamentais. Quem sabe com os ministros de Deus por perto, não se acorde para a necessidade urgentíssima de tornar viável uma região onde habitam aproximadamente 45 milhões de brasileiros, 15 dos quais no chamado Polígono das Secas!

SOLTAS

... o professor Thompson Fernandes Mariz, reitor da UFCG, voltou de Brasília, recentemente, animado com a possibilidade de instalação de um curso de medicina no sertão paraibano. A dúvida é se o curso será instalado em Sousa ou em Cajazeiras?

... se depender de força política, não se tenha dúvidas, Cajazeiras sai na frente. Além de ter um prefeito aliado do Governador, e isso vai sim pesar muito, tem quatro deputados federais a defendê-la: Wilson Santiago, Efraim Filho, Wellington Roberto e ainda Wilson Braga.

... o prefeito Carlos Antônio (PFL – Cajazeiras), tem muitos bons projetos para seu município, e está dando andamento a eles, embora silenciosamente. Nos próximos dias, um deles estará se instalando definitivamente na cidade: uma montadora de motocicletas chinesa. E tem mais coisa, principalmente no campo do biodiesel!

... quando da reunião do secretariado marcada para os próximos dias pelo Prefeito Carlos Antônio, o secretário de saúde, Adjamilton Pereira, vai sustentar que é candidato a Prefeito em 2008? Perguntar não ofende!

... por falar em água, a prefeitura de Sousa deve mais de 1 milhão de reais à Cagepa e não quer pagar!

... e deve mais alguns milhões ao Hospital Regional daquela cidade, e também não paga!

... e deve alguns meses de salários a funcionários, e também não paga!

... afinal, para onde vai o dinheiro daquela edilidade?

“O hábito de culpar o presente e admirar o passado está profundamente arraigado na natureza humana.” (David Hume)

Tenho dito!

1 Comentários:

  • É VERDADE MEU VELHO, DE NOVO A VELHA SECA.

    Por Anonymous Anônimo, Às 11:34 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial