Jota Júnior será investigado por abuso de poder público.

O Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) na Corregedoria Regional Eleitoral contra o prefeito de Bayeux, Jota Júnior (PMDB), e o seu irmão Carlos Sousa, candidato a deputado estadual no último pleito. Segundo o procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz da Costa, a ação pede uma investigação por abuso de poder político.
De acordo com o texto da ação, o prefeito de Bayeux teria feito com que servidores da administração municipal, em especial os comissionados, temporários e terceirizados, preenchessem uma lista com o nome de pelo menos dez eleitores que pudessem votar em Carlos Sousa, candidato a deputado estadual e irmão do prefeito. Além disso, esse mesmo grupo de colaboradores teria que se comprometer em adesivar seus veículos e autorizar a pintura de seus muros residenciais com propaganda eleitoral de Carlos Sousa. Para eles, o prefeito teria pedido o voto para Carlos Sousa.
O MPE-PB está iniciando a apuração dos fatos onde serão ouvidas as pessoas que estariam envolvidas na denúncia e os servidores coagidos. Existe a possibilidade de apresentar as listas contendo os nomes dos eleitores que teriam se comprometido a prestar apoio e votar no candidato Carlos Sousa. Caso seja comprovado o abuso de poder político cometido pelo prefeito Jota Júnior em favor do seu irmão Carlos Sousa, a penalidade aplicável é de inelegibilidade de três anos ao prefeito e a cassação do registro do seu irmão.
Paralelamente, foi requisitada pelo procurador regional eleitoral a instauração do inquérito policial para a apuração dos crimes de coação e corrupção eleitoral, que podem ensejar condenação de até quatro anos de reclusão, além da suspensão de direitos políticos, durante a execução da pena, bem como a inelegibilidade por três anos após o seu cumprimento. O JORNAL DA PARAÍBA foi um dos primeiros a denunciar a pressão que os funcionários detentores de cargos comissionados da prefeitura de Bayeux estariam recebendo para votar no irmão de Jota Júnior. Em reportagem publicada em agosto passado, adiantou o que estaria acontecendo na prefeitura da cidade.
Fonte: Jornal da Paraíba
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial