FERNANDO CALDEIRA - IGUALZINHO A 2002.
Nesta eleição de 2006, ao que tudo indica, aquela parte da imprensa paraibana conhecida por não zelar nem um pouco pela correção dos índices que publica como se fossem verdadeiras as pesquisas que contrata, vai continuar aprontando das suas.
Agora mesmo, quando um jornal concorrente publica uma pesquisa contratada pela Federação das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte da Paraíba (Femip – PB) à empresa Consult (RN), até então empresa que estava fazendo o trabalho de pesquisa eleitoral para aquela parte da imprensa, ela mesma anuncia, despudoradamente, que em breve estará publicando novas e outras pesquisas. Explico: novas, porque também recentes, e outras porque realizadas por empresas diversas, e não mais só aquela. Afinal, aquela que até agora servia, está a mostrar números que não lhe servem! São números verdadeiros sim, mas que não lhe servem! Tanto não servem que há mais de dois meses, quando já era detectada uma inversão de preferências eleitorais na Paraíba, aquela parte da imprensa, de todos conhecida, não publica mais os índices auferidos. São índices que, se correspondem à verdade dos fatos, não correspondem às expectativas daquela imprensa apaixonada e ética(?).
Mas a rigor, não há nada de diferente no seu comportamento este ano de 2006 em relação ao de 2002. Quem não se lembra das tais pesquisas em que o candidato a governador por ela escolhido com seu venceria disparado a disputa eleitoral? No dia da eleição em 2º turno, lembro-me bem disso, chegaram a publicar em manchete de primeira página que “Roberto Paulino será eleito com maioria de 200 mil votos.” Não bastou que assim procedessem. Era preciso espalhar a notícia por toda a Paraíba e, assim, num arroubo de bondade empresarial saíram a distribuir gratuitamente, e de avião, o dito impresso por todo o Estado. Era preciso fazer o povo acreditar naquela pesquisa e, assim, levá-lo a intuir o sentimento do voto útil, ou seja, fazê-lo acreditar que aquele que ela escolheu como seu é quem vai verdadeiramente ganhar, então vamos todos votar nele!
Só que, diferentemente do que imaginaram, traçaram, planejaram, urdiram, engendraram cavilosamente, o povo não se deixou levar pela mentira e fez prevalecer a verdade.
E a verdade do voto sempre vence apesar das pesquisas fraudulentas!
Que a Paraíba se prepare porque, daqui por diante, deve surgir um festival de pesquisas de empresas desconhecidas do público, mas muito conhecidas daquela imprensa!
SoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltas...
Virada para o Governo.
Da última pesquisa Consult para esta publicada no dia de ontem em O NORTE, houve um crescimento do candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) de 11,7 pontos percentuais. Isso num espaço de tempo de 65 dias. Como ainda temos mais 39 dias de campanha, a continuar nesse ritmo de ascendência, o candidato tucano poderá crescer ainda mais 7,02%, o que lhe daria, em tese, uma maioria de 11,52% sobre o segundo colocado!
Virada para o Senado.
A exemplo do candidato Cássio, o ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB) também deu uma virada no placar eleitoral e passou seu mais próximo concorrente, o senador Ney Suassuna (PMDB). Segundo a Consulta, Cícero tem 7,5% na frente de Ney.
“Não acredito.”
O deputado Frei Anastácio, presidente estadual do PT, em declarações à imprensa, disse não acreditar nos resultados da pesquisa Consult publicados no jornal O Norte.
Ao que parece ele só acredita nos publicados pela mesma empresa mas no Correio da Paraíba.
Então tá!
“Se você está ouvindo muitos nãos na vida, é hora de reavaliar seus métodos.”
Tenho dito!
Agora mesmo, quando um jornal concorrente publica uma pesquisa contratada pela Federação das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte da Paraíba (Femip – PB) à empresa Consult (RN), até então empresa que estava fazendo o trabalho de pesquisa eleitoral para aquela parte da imprensa, ela mesma anuncia, despudoradamente, que em breve estará publicando novas e outras pesquisas. Explico: novas, porque também recentes, e outras porque realizadas por empresas diversas, e não mais só aquela. Afinal, aquela que até agora servia, está a mostrar números que não lhe servem! São números verdadeiros sim, mas que não lhe servem! Tanto não servem que há mais de dois meses, quando já era detectada uma inversão de preferências eleitorais na Paraíba, aquela parte da imprensa, de todos conhecida, não publica mais os índices auferidos. São índices que, se correspondem à verdade dos fatos, não correspondem às expectativas daquela imprensa apaixonada e ética(?).
Mas a rigor, não há nada de diferente no seu comportamento este ano de 2006 em relação ao de 2002. Quem não se lembra das tais pesquisas em que o candidato a governador por ela escolhido com seu venceria disparado a disputa eleitoral? No dia da eleição em 2º turno, lembro-me bem disso, chegaram a publicar em manchete de primeira página que “Roberto Paulino será eleito com maioria de 200 mil votos.” Não bastou que assim procedessem. Era preciso espalhar a notícia por toda a Paraíba e, assim, num arroubo de bondade empresarial saíram a distribuir gratuitamente, e de avião, o dito impresso por todo o Estado. Era preciso fazer o povo acreditar naquela pesquisa e, assim, levá-lo a intuir o sentimento do voto útil, ou seja, fazê-lo acreditar que aquele que ela escolheu como seu é quem vai verdadeiramente ganhar, então vamos todos votar nele!
Só que, diferentemente do que imaginaram, traçaram, planejaram, urdiram, engendraram cavilosamente, o povo não se deixou levar pela mentira e fez prevalecer a verdade.
E a verdade do voto sempre vence apesar das pesquisas fraudulentas!
Que a Paraíba se prepare porque, daqui por diante, deve surgir um festival de pesquisas de empresas desconhecidas do público, mas muito conhecidas daquela imprensa!
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Virada para o Governo.
Da última pesquisa Consult para esta publicada no dia de ontem em O NORTE, houve um crescimento do candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) de 11,7 pontos percentuais. Isso num espaço de tempo de 65 dias. Como ainda temos mais 39 dias de campanha, a continuar nesse ritmo de ascendência, o candidato tucano poderá crescer ainda mais 7,02%, o que lhe daria, em tese, uma maioria de 11,52% sobre o segundo colocado!
Virada para o Senado.
A exemplo do candidato Cássio, o ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB) também deu uma virada no placar eleitoral e passou seu mais próximo concorrente, o senador Ney Suassuna (PMDB). Segundo a Consulta, Cícero tem 7,5% na frente de Ney.
“Não acredito.”
O deputado Frei Anastácio, presidente estadual do PT, em declarações à imprensa, disse não acreditar nos resultados da pesquisa Consult publicados no jornal O Norte.
Ao que parece ele só acredita nos publicados pela mesma empresa mas no Correio da Paraíba.
Então tá!
“Se você está ouvindo muitos nãos na vida, é hora de reavaliar seus métodos.”
Tenho dito!
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