Ibope: Cássio mantém 47% dos votos e Maranhão cai 2 pontos.

A segunda rodada da pesquisa Ibope, divulgada ontem, revela que a disputa pelo governo do Estado continua acirrada entre o atual governador Cássio Cunha Lima, do PSDB, e o candidato do PMDB, José Maranhão, mesmo com a vantagem de sete pontos percentuais para o candidato tucano. Hoje, o candidato do PSDB mantém os 47 pontos percentuais registrados na pesquisa anterior, contra 40% de José Maranhão (oscila negativamente 2 pontos percentuais em relação à passada). A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o número 7825/2006. Realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, o Ibope ouviu 812 eleitores em 42 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Os outros candidatos David Lobão (PSOL) e Francisco Firmino (PCB) foram citados por apenas 1% dos eleitores. Hélio Chaves (PRP), Lourdes Sarmento (PCO) e Marinésio Ferreira (PSDC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e Não souberam e não opinaram somam 7%.
De acordo com a pesquisa, Cássio obteve um melhor desempenho entre os eleitores com grau de instrução entre 5ª a 8ª séries, onde chega a 56% das preferências. Seu voto também está mais concentrado no interior, lá ele vence Zé Maranhão por 49% a 40%. Da última pesquisa para esta, o candidato do PSDB eleva em 10 pontos percentuais seu índice de voto entre quem tem 5ª e 8ª série (de 46% para 56%), porém, cai 7 pontos percentuais entre os eleitores com até a 4ª série concluída (de 49% para 42%), e entre aqueles com idade superior a 49 anos (de 51% para 44%).
José Maranhão cai acima da média entre os eleitores com idade entre 30 a 39 anos (9 pontos percentuais, de 45% para 36%). Cássio tem 52% dos votos válidos, por isso, se a eleição fosse hoje, com base nesta segunda pesquisa, não seria possível afirmar se haveria ou não segundo turno, já que o percentual de votos válidos de Cássio está dentro da margem de erro amostral da pesquisa, não possibilitando afirmar se ele venceria ou não já no primeiro turno.
Num eventual segundo turno entre os dois principais candidatos da disputa, Cássio tem 51% (48% na passada) e José Maranhão tem 43% (manteve o mesmo índice da pesquisa anterior).
Cícero cresce quatro pontos percentuais.
Na disputa pelo Senado, Cícero Lucena (PSDB) obteve 40% das intenções de votos, com um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Ney Suassuna (PMDB) aumentou de 21% para 23%. Na primeira rodada, Brancos e Nulos somaram 21%. Nesta segunda rodada, destaca-se a diminuição de 7 pontos percentuais, ficando em 14%. Com relação a Não souberam e Não Opinaram, também houve redução: de 16% para 12%. Vital Farias (PSOL) manteve os mesmos 3% da pesquisa anterior. Walter Amorim (PRTB), Antônio Pereira (PCB) e Ronaldo Medeiros (PSL) obtiveram 2% das intenções de votos. Kléber Valadares (PRP) e Livieto Régis (PSDC) ficaram com 1%. Joseilson Freitas (PCO) não pontuou. Brancos e Nulos somaram 14% e Não souberam e Não Opinaram, 12%.
O candidato do PSDB, Cícero Lucena, amplia a vantagem entre os eleitores com grau de escolaridade entre 5ª a 8ª séries, obtendo hoje metade das preferências deste segmento (de 43% para 50%). Neste mesmo grupo, o desempenho de Ney Suassuna (PMDB), que concorre à reeleição, cai 7 pontos percentuais, de 28% para 21%. Também vale ressaltar que entre os eleitores com idade entre 30 a 39 anos, Cícero Lucena sobe 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, atingindo 43% contra 21% de Ney Suassuna.
Fonte: Jornal da Paraíba
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial