­

12.06.2006

FERNANDO CALDEIRA - Educação e Progresso!

Precisamos mudar os dizeres inscritos em nossa bandeira. Onde está “Ordem e Progresso”, coloque-se “Educação e Progresso.”
E com essa mudança, mudemos também!
Não se trata aqui de desdenhar ou simplesmente ignorar o trabalho que tiveram figuras como o pintor francês Jean Debret, o militar, professor e estadista brasileiro Benjamin Constant, ou os projetistas Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Vilares, artífices de nossa bandeira.
Nem se pleiteia aqui por fim à expressão positivista, extraída da máxima “o amor por príncípio, a ordem por base, o progresso por fim”, por dela discordar-se, simplesmente.
O que se quer, é apenas mostrar que educação antecede a ordem. Aliás, educação vem antes de tudo nesta vida.
Os países desenvolvidos do nosso mundo chegaram a esse estágio pela educação. Dela decorrem ordem, paz, progresso, etc, etc, etc.
Pois bem, com o respeito e o reconhecimento devidos aos tempos passados, mudemos!
Afinal, como disse certa vez o educador por formação e senador por contingência Cristovam Buarque (PDT), “a educação vem antes da riqueza”, não o contrário.
De tal modo, meus amigos, que é preciso estampar no nosso maior símbolo nacional, a bandeira, nossa moderna visão de Brasil: “Educação e Progresso.”
Vejam os exemplos de países como os Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Japão, entre outros, que são a vanguarda progressista do mundo porque priorizaram a educação como meio. Meio de se alcançar a ordem, meio de se alcançar a paz, meio de se alcançar mais justiça social, meio de se alcançar saúde, meio de se alcançar lazer, meio de se alcançar bem estar, meio de se alcançar, enfim, progresso nacional!
Progresso nacional que interessa aos gaúchos dos Pampas, aos nortistas da selva amazônica, aos baianos do Recôncavo, aos matogrossenses do Centro-Oeste, aos caipiras do interior de São Paulo, aos candangos do Distrito Federal, aos cariocas da Guanabara, aos nordestinos do Semi-Árido, enfim, aos brasileiros de todas as matizes étnicas e geográficas.
“Educação e Progresso” é inverter a ordem posta até agora para que os objetivos maiores de uma nação inteira, sem distinção, realmente sejam alcançados.
Para o bem dos de hoje, e principalmente os de amanhã!


S O L T A S


... O prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (PFL), revelou na última segunda-feira (04) a um radialista, que a reforma que ele vai fazer no seu secretariado vai mudar cinco secretarias; só não disse quais!

... O governo Cássio II, já se sente, será bem diferente do primeiro, que está terminando. É esperar para ver.

... O assunto que mais incomoda atualmente os prefeitos paraibanos, exceção a Marcus Odilon (Santa Rita), é o nepotismo. Por que será?

... De parabéns o Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa: as obras de duplicação da BR – 101 vão de vento em popa, como se diz. Um orgulho para nós brasileiros!

... Só quem não aceita um ‘pacto pela Paraíba’, como está chamando o Governador Cássio Cunha Lima, é quem não tem espírito público em favor do nosso Estado!

... Dizem que só três auxiliares do prefeito de Cajazeiras não assinaram um documento colocando os cargos à disposição, para facilitar rearrumações no secretariado: Nilvan Ferreira (Sup. de Comunicação), Adjamilton Pereira (Sec. de Saúde) e Raelza Pereira (Policlínica).


“QUEM FOR CANDIDATO EM 2008 NÃO FICA NO GOVERNO.” (Pref. Carlos Antônio / dezembro 2006)

Tenho dito!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial