FERNANDO CALDEIRA
Quem tem medo das pesquisas?
A pergunta do título deste artigo cabe como uma luva para o momento eleitoral vivido na Paraíba.
Aqui, onde tantos “institutos” de pesquisa nascem e morrem a cada quatro anos, filhos da política bastarda de alguns e do atraso cultural de muitos, estamos vendo, agora, é o tentar colocar todos num mesmo patamar pois, assim, todos, institutos pé-de-chinelo e institutos sérios e honrados, ficarão desacreditados.
Você que me lê pode e deve estar perguntando: por que isso? a quem serve essa vala comum?
Pois bem, isso está sendo tentado porque, primeiro, uma pesquisa picareta foi publicada mas, no mesmo instante de sua publicação, foi desmoralizada por um vídeo onde o dono da “empresa” que fez a pesquisa é filmado dizendo: “quem vocês querem que ganhe?” Quer dizer, fizeram o serviço, mas o mesmo não alcançou seu objetivo porque a trama foi descoberta e tornada pública.
Poucos dias antes, a Consult, empresa séria do ramo, com sede no Rio Grande do Norte, em Natal mais especificamente, havia realizado uma pesquisa que acabou sendo publicada em O Norte, e dava conta da virada do candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) com 4,5% a mais que o segundo colocado, o senador José Maranhão (PMDB). Então era precisa combatê-la e só na inverdade se conseguiria isto. Contrata-se um instituto fundo de quintal e ele dá o resultado que o cliente quer! Mas, para azar dos que jogam com a mentira para conseguir dividendos políticos, tudo foi descoberto e desmascarado.
Bem, mas a campanha não terminou. Ainda faltam 30 dias e novas pesquisas estão sendo realizadas. O que fazer?
Pelo que assisti em uma entrevista sua ontem, o candidato José Maranhão (PMDB) luta agora para tentar desqualificar institutos renomados e de fama internacional como Brasmarket (São Paulo) e Ibope (Rio de Janeiro), que devem publicar nos próximos dias seus resultados. E tentar desqualificar por que? Ora, porque ele deve saber que não está na frente, na dianteira!
Mas sinceramente meus amigos, essa tentativa dos advogados e dos candidatos majoritários do PMDB de tentar colocar todos na mesma vala, é profundamente lamentável, e só demonstra desespero. Ao invés disso, melhor seria absorver os números apresentados e, diante dos fatos, trabalhar para buscar mudá-los.
Jogar lama não dá votos!
Tentar desconhecer a verdade, também não!
Voto se conquista com trabalho, ação e verdade.
Talvez o que esteja faltando à campanha de quem só reclama dos números!
SoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltasSoltas
VENTRÍLOQUO
Soube que tem dono de emissoras de rádio e televisão em João Pessoa que age como verdadeiro censor. Ou seja: manda convidar candidato A, dia seguinte candidato B mas, antes das entrevistas, convoca os entrevistadores para combinar o que é e o que não é para perguntar. Ou seja, o dono/censor, na verdade, é quem faz as perguntas; os “entrevistadores” são apenas ventríloquos!
JOTA JÚNIOR
O prefeito de Bayeux gasta um bom dinheiro público com publicidade de sua administração em emissoras de rádio e TV.
Só não diz que arregimenta os funcionários da Prefeitura para votar no seu irmão para deputado estadual!
ADESÃO
O candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) continua recebendo adesões à sua reeleição. Ontem foi a vez do líder das oposições em São João do Rio do Peixe, Airton Pires, ex-candidato a prefeito daquele município, tendo obtido mais de 3 mil votos.
Interessante é que, com essa adesão, todos os 3 candidatos a prefeito de São João em 2004 estão apoiando a candidatura tucana: Lavoisier Dantas (atual prefeito), José Aldeir (ex-prefeito e ex-candidato a prefeito) e agora Airton Pires, que aliás é um bem sucedido empresário da região.
PSB COM CÁSSIO
Pelo menos um prefeito filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Paraíba, vota e apóia a candidatura do governador Cássio para a reeleição: Nil Barateiro, Prefeito de Santarém.
ANTI-NEY
Há um “grupo de elite” dentro e fora do PMDB que trabalha incessantemente para conseguir a renúncia de Ney Suassuna na sua campanha para a reeleição. Até veículos de comunicação ligados ao partido e ao candidato do partido ao Governo fazendo campanha!
NOS BASTIDORES
Estou pensando seriamente em escrever um livro sobre estes meus dois anos e meio nesta linda cidade de João Pessoa, vindo de Cajazeiras para trabalhar numa emissora de rádio.
Afinal, histórias as mais variadas não faltam. Principalmente na seara política, onde temos muitos registros feitos!
“BOM SENSO É INSTINTO. TER BASTANTE BOM SENSO É GENIALIDADE.” (H. W. Shaw)
Tenho dito!
A pergunta do título deste artigo cabe como uma luva para o momento eleitoral vivido na Paraíba.
Aqui, onde tantos “institutos” de pesquisa nascem e morrem a cada quatro anos, filhos da política bastarda de alguns e do atraso cultural de muitos, estamos vendo, agora, é o tentar colocar todos num mesmo patamar pois, assim, todos, institutos pé-de-chinelo e institutos sérios e honrados, ficarão desacreditados.
Você que me lê pode e deve estar perguntando: por que isso? a quem serve essa vala comum?
Pois bem, isso está sendo tentado porque, primeiro, uma pesquisa picareta foi publicada mas, no mesmo instante de sua publicação, foi desmoralizada por um vídeo onde o dono da “empresa” que fez a pesquisa é filmado dizendo: “quem vocês querem que ganhe?” Quer dizer, fizeram o serviço, mas o mesmo não alcançou seu objetivo porque a trama foi descoberta e tornada pública.
Poucos dias antes, a Consult, empresa séria do ramo, com sede no Rio Grande do Norte, em Natal mais especificamente, havia realizado uma pesquisa que acabou sendo publicada em O Norte, e dava conta da virada do candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) com 4,5% a mais que o segundo colocado, o senador José Maranhão (PMDB). Então era precisa combatê-la e só na inverdade se conseguiria isto. Contrata-se um instituto fundo de quintal e ele dá o resultado que o cliente quer! Mas, para azar dos que jogam com a mentira para conseguir dividendos políticos, tudo foi descoberto e desmascarado.
Bem, mas a campanha não terminou. Ainda faltam 30 dias e novas pesquisas estão sendo realizadas. O que fazer?
Pelo que assisti em uma entrevista sua ontem, o candidato José Maranhão (PMDB) luta agora para tentar desqualificar institutos renomados e de fama internacional como Brasmarket (São Paulo) e Ibope (Rio de Janeiro), que devem publicar nos próximos dias seus resultados. E tentar desqualificar por que? Ora, porque ele deve saber que não está na frente, na dianteira!
Mas sinceramente meus amigos, essa tentativa dos advogados e dos candidatos majoritários do PMDB de tentar colocar todos na mesma vala, é profundamente lamentável, e só demonstra desespero. Ao invés disso, melhor seria absorver os números apresentados e, diante dos fatos, trabalhar para buscar mudá-los.
Jogar lama não dá votos!
Tentar desconhecer a verdade, também não!
Voto se conquista com trabalho, ação e verdade.
Talvez o que esteja faltando à campanha de quem só reclama dos números!
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VENTRÍLOQUO
Soube que tem dono de emissoras de rádio e televisão em João Pessoa que age como verdadeiro censor. Ou seja: manda convidar candidato A, dia seguinte candidato B mas, antes das entrevistas, convoca os entrevistadores para combinar o que é e o que não é para perguntar. Ou seja, o dono/censor, na verdade, é quem faz as perguntas; os “entrevistadores” são apenas ventríloquos!
JOTA JÚNIOR
O prefeito de Bayeux gasta um bom dinheiro público com publicidade de sua administração em emissoras de rádio e TV.
Só não diz que arregimenta os funcionários da Prefeitura para votar no seu irmão para deputado estadual!
ADESÃO
O candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) continua recebendo adesões à sua reeleição. Ontem foi a vez do líder das oposições em São João do Rio do Peixe, Airton Pires, ex-candidato a prefeito daquele município, tendo obtido mais de 3 mil votos.
Interessante é que, com essa adesão, todos os 3 candidatos a prefeito de São João em 2004 estão apoiando a candidatura tucana: Lavoisier Dantas (atual prefeito), José Aldeir (ex-prefeito e ex-candidato a prefeito) e agora Airton Pires, que aliás é um bem sucedido empresário da região.
PSB COM CÁSSIO
Pelo menos um prefeito filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Paraíba, vota e apóia a candidatura do governador Cássio para a reeleição: Nil Barateiro, Prefeito de Santarém.
ANTI-NEY
Há um “grupo de elite” dentro e fora do PMDB que trabalha incessantemente para conseguir a renúncia de Ney Suassuna na sua campanha para a reeleição. Até veículos de comunicação ligados ao partido e ao candidato do partido ao Governo fazendo campanha!
NOS BASTIDORES
Estou pensando seriamente em escrever um livro sobre estes meus dois anos e meio nesta linda cidade de João Pessoa, vindo de Cajazeiras para trabalhar numa emissora de rádio.
Afinal, histórias as mais variadas não faltam. Principalmente na seara política, onde temos muitos registros feitos!
“BOM SENSO É INSTINTO. TER BASTANTE BOM SENSO É GENIALIDADE.” (H. W. Shaw)
Tenho dito!
1 Comentários:
Li atentamente notinha da coluna sobre o prefeito-apresentador de Bayeux, Jota Júnior. O nobre radialista criticou os investimentos do alcaide em publicidade. Ponto pra vc. Sinto falta, no entanto, de um comentário seu sobre as gordas quantias que o governo do estado gasta com publicidade. Afinal num estado pobre como a paraíba, gastar rios de dinheiro para auto-elogio é no mínimo uma indecência. Concordas?
Por
Anônimo, Às
5:37 PM
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